Namoro há tempo e sofro de muita angústia e extrema ansiedade (as vezes crises) por conta do passado

22 respostas
Namoro há tempo e sofro de muita angústia e extrema ansiedade (as vezes crises) por conta do passado e ex amigos do meu parceiro, que vai contra muitos dos meus valores. Meu cérebro racionaliza e precisa entender tudo, não consigo relaxar nunca. Por favor alguém pode ajudar, sinto que estou colapsando. Isso me atrapalha extremamente e diariamente na relação, existem soluções?
Obrigada
Olá, é compreensível sua angústia e ansiedade em relação ao passado de seu parceiro, especialmente quando há conflito com seus valores pessoais. Esses sentimentos são comuns em relacionamentos. Para lidar com isso, é importante manter uma comunicação aberta e honesta com seu parceiro, focando no presente e nas ações atuais dele. Procure entender por que o passado dele te afeta tanto, pois isso pode revelar questões pessoais a serem trabalhadas. Estabelecer limites saudáveis no relacionamento também é fundamental. Se a situação continuar afetando significativamente sua qualidade de vida, considere buscar apoio de um profissional para uma avaliação mais aprofundada e orientação. Lembre-se, a mudança leva tempo, então seja paciente consigo mesma e com o processo. Fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200

É compreensível que lidar com o passado do seu parceiro e com valores que podem conflitar com os seus próprios cause angústia e ansiedade. Essas emoções intensas podem ser desgastantes e impactar negativamente o relacionamento. No entanto, há maneiras de abordar e trabalhar esses sentimentos.

Autoconhecimento e Reflexão: Entender a origem dos seus sentimentos é um primeiro passo importante. Pergunte a si mesma o que exatamente no passado do seu parceiro e nas amizades dele causa essa angústia. Isso pode ajudar a identificar padrões ou inseguranças que precisam ser abordados.

Comunicação Aberta: Ter conversas honestas e abertas com seu parceiro sobre como você se sente é essencial. Compartilhar suas preocupações de maneira respeitosa pode ajudar a criar um espaço de compreensão mútua e suporte.

Desenvolvimento de Confiança: A confiança é fundamental em qualquer relacionamento. Trabalhar para construir e reforçar essa confiança pode aliviar algumas das ansiedades relacionadas ao passado do seu parceiro.

Gerenciamento da Ansiedade: Técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou exercícios de mindfulness, podem ajudar a aliviar a ansiedade. Identificar e desafiar pensamentos negativos também pode ser eficaz.

Estabelecimento de Limites Pessoais: É importante identificar o que é essencial para você em um relacionamento e comunicar isso ao seu parceiro. Estabelecer limites pode ajudar a proteger seu bem-estar emocional.

*Apoio Profissional: Considerar a terapia pode ser uma forma de obter apoio adicional. Um psicólogo pode ajudar você a explorar essas emoções, desenvolver estratégias para gerenciar a ansiedade e melhorar sua relação com seu parceiro.

Se você está sentindo que a ansiedade e a angústia estão impactando significativamente sua vida e relacionamento, a terapia pode oferecer um espaço seguro para trabalhar essas questões. Juntos, podemos explorar as causas desses sentimentos e encontrar soluções para que você possa se sentir mais tranquila e segura em seu relacionamento. Estou aqui para ajudar você nesse processo, e seria um prazer oferecer o suporte necessário através de sessões de psicoterapia online.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Ola! Espero que esteja bem. Muitas vezes estamos em relacionajentos não agradáveis, é muito importante você compreender as suas "vontades". Duas perguntas que gosto para que reflitam... o PORQUE estou nesta situação? E PARA QUE? Coloque na ponta do lápis, faz estas reflexões assim você conseguirá manejar estes problemas. É aconselhavel o acompanhamento psicológico na abordagem Terapia Cognitivo Comportamental, para tais direcionamentos.
Olá, eu entendo seu sentimento de angústia relacionado aos seus valores e suas questões. Quando nos relacionamentos com outra pessoa, é comum que essas inseguranças e questionamentos apareçam em meio a diálogos e posições que diferem do que estamos acostumados e construímos em nossa vida. Acredito que suas questões podem ser complexas e seria antiético da minha parte opinar sobre algo que não estou familiarizado e pode estar encoberto de nuances e outros fatores desconhecidos que não puderam ser explicados no seu comentário. No entanto, saiba que qualquer coisa fico a disposição como psicólogo, questões como essa em psicoterapia costumam aparecer e serem discutidas de uma melhor forma, entendendo as contradições, limites e construções de hábitos e relações mais saudáveis. Não é algo saudável viver ao lado de pessoas que gostamos com ansiedades e preocupações, tá bom? Abraços, cuide-se! :)
Olá! Sim, existem. Mas considero importante buscar um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para esse sofrimento, possibilitando assim, investigar algumas questões, como por exemplo: como está o diálogo no seu relacionamento? Como se percebe nessa relação? Qual espaço os amigos do seu parceiro ocupam na vida dele e na relação de vocês? Espero ter ajudado, estou á disposição!
Entendo como essa situação pode ser desafiadora e dolorosa. Quando o passado do parceiro e os valores que ele ou seus antigos amigos representam nos afetam de maneira tão profunda, isso pode ativar em nós questões que precisam ser trabalhadas internamente. Seu desejo de entender e racionalizar tudo é uma forma de tentar controlar o que parece incontrolável, mas a solução pode estar em explorar essas emoções de forma mais profunda e compassiva consigo mesma. Recomendo fortemente que busque a ajuda de um psicólogo para trabalhar essas questões em um ambiente seguro e acolhedor. Isso pode ajudá-la a transformar essa angústia e a desenvolver a confiança necessária, tanto em si mesma quanto na relação, aliviando a ansiedade que está interferindo no seu bem-estar.
Olá,

Ao ler seu relato, percebo que você reconhece a importância de lidar com suas emoções, o que é fundamental para enfrentar suas dificuldades. Como profissional da saúde mental, observo que as questões que você mencionou estão impactando significativamente sua qualidade de vida e suas relações interpessoais. Diante disso, é essencial buscar a ajuda de um psicólogo, que poderá oferecer suporte especializado e ferramentas para lidar com essas questões de forma saudável e construtiva. Priorizando sua individualidade e bem-estar integral, recomendo que considere a busca por acompanhamento profissional, proporcionando um espaço seguro para explorar e desenvolver estratégias eficazes para enfrentar os desafios que você está enfrentando.
Olá! Sinto muito que esteja passando por isso, mas fico feliz que tenha buscado ajuda por esse meio. Realmente muitas vezes é desafiador não permitir que o passado influencie no presente, mas é possível sim. Primeira questão que vejo é a necessidade de refletir quais são os prós e contras da relação com ele, ou seja, a relação com ele tem mais coisas boas do que ruins? Você tem interesse em seguir na relação com ele? É algo que atende as sua expectativas? A partir desse questionamento entendo que seja importante você compreender o porque de ter tanta dificuldade de aceitar as questões do passado, ou seja, o que tudo significou e de que forma influencia no momento presente.
Muitas vezes é difícil fazermos essas reflexões sem o auxílio de um profissional, justamente por isso a psicoterapia é extremamente indicada para você.
Tenho certeza que o auxílio de um Psicólogo te ajudará muito a compreender quais emoções estão vindo a tona nessa relação e a partir disso desenvolver boas estratégias para vencer os desafios.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Oie, primeiramente, acredito que seja importante você buscar ajuda profissional pela demanda de crises de ansiedade, visto que isso pode prejudicar até mesmo outras áreas do seu dia a dia, tá bem?
Sobre a questão de sentir-se angustiada, é extremamente válido sentir-se assim, uma vez que você não está se sentindo confortável com a situação... Porém, recomendo que você avalie até que ponto vale a pena investir em uma relação onde você nitidamente, expressa incômodo.
Estou aqui para ajuda-la nesse processo, fique a vontade para me chamar por mensagem, espero que tenha ajudado.
É comum que aquilo que nos afeta vindo do outro fale mais de nós do que da outra pessoa. É possível que sua angústia venha daí e consequentemente a ansiedade. Para se conhecer melhor e trabalhar todos esses atravessamentos da sua relação o mais recomendável é o processo de psicoterapia. Por meio dele será possível perceber as suas emoções e sensações e lidar melhor com elas. Espero ter ajudado!
Olá. Com certeza é possível trabalhar tudo isso, mas não existe fórmula mágica, questões graves ou profundas podem demandar tempo. Talvez vc poderia investir em um processo terapêutico para te ajudar :)
Olá! A angústia e a ansiedade que você relata sentir podem ser trabalhadas em psicoterapia de forma que você consiga lidar de outra maneira com as situações que te incomodam. Você fala sobre uma relação que pode estar te afetando dessa forma, visto isso, como está a comunicação entre vocês? A comunicação é um ato de grande importância no processo de mudança e esclarecimento de situações. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Boa noite! Deu para sentir a angústia no seu relato. Espero que esteja bem, dentro do possível! Me parece que você está tentando encontrar respostas que se encaixem nas sua idealizações, quando na verdade a pessoa que está ao seu lado é de carne e osso, feita de passado, presente e talvez futuro junto com você. Vale a pena, para essa relação ou qualquer outra que você venha a ter, investigar porque esse tipo de situação te afeta tanto e porque tanta necessidade de racionalizar tudo; nem sempre há um sentido, as vezes há só o sentir. Procure um(a) psicanalista! Pode ser uma experiência transformadora!
Participando de um processo psicoterápico é possível você se aproximar de tudo o que você descreve em sua pergunta - muita angústia e extrema ansiedade por conta do passado do seu parceiro. Neste espaço, você expõe em mais detalhes o que pensa e sente e, a partir deste movimento, com o auxilio da(o) psicoterapeuta, você vai ampliando sua compreensão em relação ao que está se passando com você. Com mais consciência, é possível você ir construindo caminhos que te tragam mais paz. Você diz que não consegue “relaxar nunca” e essa postura também deve ser analisada para que você compreenda o que te leva a viver desta maneira e, assim, para que você se fortaleça e tenha condições de escolher uma postura mais confortável pra você.
Olá, a angústia e ansiedade podem indicar um conflito entre o desejo de controle e sentimentos não resolvidos do passado. A necessidade de entender tudo pode ser uma defesa contra a vulnerabilidade. Trabalhar esses sentimentos em terapia pode ajudar a explorar e processar suas inseguranças, além de entender como seu passado também influencia suas reações. O apoio terapêutico pode auxiliar na construção de estratégias para lidar com essas emoções e melhorar sua relação.
Olá! Eu sugiro você buscar uma terapia para acolher essa ansiedade de forma saudável, entender a angustia e ter estratégias para lidar com essa situação. Estar em sintonia com seus valores é uma questão muito importante para sua paz e mostra que o relacionamento vive uma crise nesse sentido. O autoconhecimento pode te auxiliar nas respostas e caminhos assertivos. Fico a disposição.
Olá, como você está? Entendo o quanto essa situação deve estar sendo difícil para você, e é importante reconhecer o impacto que ela está tendo na sua saúde mental. Primeiramente, quero que saiba que é natural sentir essa angústia e ansiedade quando algo vai contra os seus valores e princípios.

O cérebro muitas vezes busca explicações e racionalizações para tentar lidar com essas emoções, mas isso pode nos levar a um ciclo de pensamentos que só aumenta a ansiedade. É um sinal de que seu corpo e mente estão pedindo por ajuda e cuidado.

Existem, sim, caminhos para aliviar essa dor. Em primeiro lugar, falar sobre isso, como você está fazendo agora, já é um passo importante. Além disso, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ser uma grande aliada para te ajudar a entender e trabalhar esses pensamentos e sentimentos de maneira mais saudável. Sugiro iniciar um processo terapêutico, fico à disposição!
Claro que há soluções!
Primeiro é preciso entender o que aconteceu no passado, associado a esses ex amigos do seu parceiro e, a partir daí trabalhar essas questões, diminuindo a perturbação delas e você ressignificando tudo isso de uma forma mais adaptativa que não traga mais sofrimento e nem ansiedade. Trabalhamos isso com técnicas específicas para diminuir a ansiedade através da Terapia Cognitivo- Comportamental e do EMDR (situações traumáticas e difíceis que você passou e que está interferindo negativamente no presente).
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Com certeza, é totalmente possível trabalharmos esses sintomas E essa situação da relação com a Psicoterapia. Mas será importante avaliar e fazer esse tratamento em vários aspectos:
1. Quanto disso realmente precisaria ser racionalizado (trabalhar na sua mente, nos seus pensamentos). 2. Quanto dessa situação
precisaria ser tratado de forma mais direta individualmente (dessenssibilizar as consequências dessa situação no seu emocional). Mas também... 3. Avaliar o que é possível trabalharmos na relação de casal de vocês, no sentido das estratégias que podemos encontrar para amenizar esse seu sofrimento na sua relação com o seu namorado, já que essa situação também o envolve de alguma forma. Encontrando um bom profissional, com certeza, você logo se verá muito mais aliviada!! Boa sorte!!

Imagino o quanto é dificil pra você lidar com tudo isso. Quando coisas do passado ficam vindo a tona constantemente isso significa que essas memórias não foram processadas emocionalmente. As lembranças vêm a todo momento, porém de forma desfragmentada. A terapia pode te ajudar a processar emocionalmente todos esses sentimentos e memórias emocionais.
Olá! Para algumas questões a racionalização não tende a ser eficaz. Ponto a considerarmos, há de ser a história particular de cada um sobre como se sente ao entrar em contato com alguns elementos considerando como se relaciona com a presença destes. Em uma relação, por intermédio do outro é possível entrarmos em contato com questões que nos são próprias. É necessário olhar para alem do momento presente. O espaço de psicoterapia/psicanálise é o mais indicado para análise da construção e desconstrução de sentidos. De contraponto, trocar angústias com o parceiro há de ser uma possibilidade também a se considerar para a construção do que é negociável, inegociável e o que por vezes pode se drenar em diálogo.
Olá! No seu relato não fica claro o que exatamente seu namorado possa ter feito ou que tipos de pessoas ele possa ter se relacionado que vá contra seus valores,porém acredito que o que te gera ansiedade não seja o que ele fez (passado) e sim a dúvida constante de que ele possa voltar a fazer agora (presente) além disso,seria importante considerar pontos importantes de ele ter confiança o suficiente para compartilhar isso com você e a comunicação constante pode ajuda-la a lidar com isso melhor no decorrer do relacionamento se for satisfatório a maior parte do tempo no momento presente. Se ainda assim estiver dificil lidar procure orientação psicológica. Fico à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!