Namoro ha 1 ano e 4 meses, ele é um amor comigo, mas devido a esquizofrenia quando temos problemas graves

10 respostas
Namoro ha 1 ano e 4 meses, ele é um amor comigo, mas devido a esquizofrenia quando temos problemas graves me sinto só para resolver. o que faço? me sinto sobrecarregada sobre as responsabilidades. Como falar sobre isso, sem feri-lo, quero que estejamos juntos nos problemas.
Nas suas falas fica bem claro que ele é esquizofrênico. A melhor forma de lidar com essa situação é aceitar que tem uma pessoa "limitada" ao seu lado. Se ele estiver sendo medicando e tem uma vida "normal", você pode fazer terapia de casal. Caso ele não aceite, faça você. Assim terá menos complexidade para lidar com os conflitos.

Olá! Realmente é dificil não ter ajuda para resolver coisas difíceis. Não ficou claro pra mim quem dos dois tem diagnóstico de esquizofrenia. Caso seja ele, talvez isso ajude a entender a falta de habilidade em te auxiliar nos momentos difíceis. Certamente problemas individuais atrapalham a vida do casal. Esquizofrenia exige tratamento medicamentoso e com terapia. No mais, uma boa conversa com ele pode ajudar a entender melhor às coisas.
Olá! Penso que a terapia de casal seria interessante para poder compreender essa relação, a doença, os problemas e responsabilidades. Dessa forma as coisas poderiam ficar mais leves. Além disso, a esquizofrenia necessita de um tratamento medicamentoso com acompanhamento. Fico a disposição. Att, Sandra Romão
Olá,
Não ficou claro para mim quem tem esquizofrenia, acho que ele. Quando entramos em um relacionamento temos que lidar com nossas limitações e com a do outro.
Acredito que uma boa psicoterapia de casal pode ajudar vocês a se ajustarem.

Att
Sara Guedes
Primeiramente seria interessante você procurar ajuda psicológica para você mesma afim de organizar seus próprios pensamentos. Quando não estamos bem, não conseguimos ajudar as pessoas ao nosso redor. Procure terapeutas que tenham afinidade com o trabalho em família e casal, para assim existir a possibilidade de (em momento oportuno) iniciar uma terapia de casal.
Olá. É difícil mesmo não poder contar com o parceiro em certas situações mas, infelizmente, a patologia do seu namorado restringe a ele participar mais ativamente na sua vida. É imprescindível o acompanhamento psiquiátrico e medicamentoso. Sugiro que converse com o médico dele e se informe sobre as capacidades e limitações para que você saiba melhor como lidar com as situações e, até que ponto, você pode contar com ele. Se estiver muito pesado para você, procure uma psicoterapia. Tentar "ser forte" com certeza não é o caminho. Abraço.
Se ele estiver em tratamento psiquiátrico, medicado e recebendo acompanhamento psicológico, podem tentar a terapia de casal que ajudará na compreensão de ambos de como poder lidar melhor com esta dificuldade. Receberão orientações sobre o funcionamento da doença e também sobre as características positivas do relacionamento que podem ajudar. E importante que esteja ciente que poderão haver alguns momentos onde talvez nao puderá contar com a ajuda dele assim com espera, mas em outros talvez sim.Abraços
Sua fala parece contraditória. Ao mesmo tempo que quer estar sempre ao lado dele pelos problemas, também quer diminuir o peso da responsabilidade. Pode ser que você esteja passando a mensagem de entrega total a ele, mesmo que isso te sobrecarregue e ultrapasse algum limite seu. Posso estar errada, afinal, não te conheço, mas indico que você busque terapia para compreender melhor como você tem se comportado e o que você pode mudar, além de poder pensar junto a um profissional como falar com ele, se for necessário (muitas vezes quando você muda, o outro muda junto, como consequência natural).
Olá
Concordo com alguns dos colegas, seria muito bom para você, se fizesse psicoterapia. Ter um relacionamento com alguém com esquizofrenia é um grande desafio. Ele nem sempre terá facilidade para se expressar e tomar atitudes.
Ele está atravessado por uma doença, na maioria das vezes crônica, que acarreta muitos sofrimentos nele mesmo e nas pessoas que convivem com ele.
Boa sorte
Bom dia
Nesse caso, é necessário entender que existem limitações na esquizofrenia, mas limitações todos temos, não as mesmas e nem na mesma intensidade.Tendo esse diagnostico,o mesmo precisa ser considerado, e a partir disso, focar mais nas possibilidades desse parceiro(a). Talvez buscar a Terapia individual num primeiro momento para ambos, assim cada um poderá conhecer melhor as próprias potencialidades, entender as expectativas sobre o outro, construir possibilidades diferentes e possíveis dentro da relação a dois para assim propor ao outro.
Num segundo momento, já melhor preparados, a Terapia de Casal pode unificar a caminhada de ambos, seguindo numa relação mais saudável e equilibrada para ambos, sem exigências maiores para um ou outro. Espero ter contribuído para tua decisão!