Na segunda fase da quimioterapia tenho a opçao de usar o Paclitaxel de 7 em 7 dias(12 aplicacoes) ou

4 respostas
Na segunda fase da quimioterapia tenho a opçao de usar o Paclitaxel de 7 em 7 dias(12 aplicacoes) ou o Decetaxel de 21 em 21 dias(4 aplicacoes). Qual seria o mais adequado, com menos efeitos colaterais etc?
Ola. Seu medico oncologista talvez seja a melhor pessoa para avaliar e discutir com você a melhor alternativa. mas a eficácia das duas medicações é a mesma. O perfil de efeitos adversos também é bem semelhante, sendo que o docetaxel pode dar mais efeitos colaterais como edema (inchaço) e parestesias (dormências nas mãos e nos pés). A vantagem de de fazer o tratamento semanal é a possibilidade do seu médico e a equipe de Enfermagem vê-la semanalmente, o que é um grande auxílio na orientações e no manejo dos efeitos colaterais da quimioterapia, mas tem a desvantagem de ter a necessidade de realização punções venosas semanalmente, o que pode ser um problema para quem não tem cateter para fazer quimioterapia. A vantagem do docetaxel a cada 3 semanas é a menor quantidade de punções, mas a desvantagem de poder cursar com um pouco mais de eventos adversos se você já estiver apresentado ou tiver apresentado durante a primeira fase do tratamento. Converse sempre com seu médico!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. O paclitaxel semanal tem similar risco ao docetaxel quanto à neuropatia (formigamentos e dores nas mãos e pés) de grau elevado (mais forte), mas um pouco mais neuropatia se considerarmos todos os graus. O paclitaxel semanal é muito bem tolerado e com menor risco de neutropenia febril (baixa nas defesas /imunidade, com febre, que pode ser fatal) em relação ao docetaxel a cada 21 dias. Se escolher o docetaxel, em geral temos que fazer injeções nos dias seguintes para evitar a neutropenia febril. Em resumo: ambos são excelentes. Discuta com o seu oncologista o que é melhor para o seu perfil.
Os dois possuem ação de controle tumoral.
Os dois esquemas são possíveis.
Apesar de todos os tratamentos possuírem seus efeitos colaterais, em geral o paclitaxel semanal é melhor tolerado.
Os dois são equivalentes, porém possuem efeitos colaterais diferentes. Pergunte ao seu oncologista, de acordo com o seu perfil clínico, qual seria o melhor para você de acordo com os efeitos colaterais.

Especialistas

Anne Calbusch Schmitz

Anne Calbusch Schmitz

Oncologista

Florianópolis

Agendar uma visita
Emerson Prisco

Emerson Prisco

Oncologista, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Salvador

Agendar uma visita
Marcos Vinicius Franca

Marcos Vinicius Franca

Oncologista, Médico clínico geral

Brasília

Agendar uma visita
Livia Mariano

Livia Mariano

Hematologista

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 44 perguntas sobre Quimioterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.