Na ressonância magnética da minha mãe de 67 anos apresentou Atrofia Global do Cerebelo, Redução Volu

1 respostas
Na ressonância magnética da minha mãe de 67 anos apresentou Atrofia Global do Cerebelo, Redução Volumétrica do Parênquima Encefálico, Focos de alteração de sinal na substância branca cerebral, tem cura ou tratamento?
Olá! Na verdade, para a interpretação correta desse exame, é importantíssimo saber quais os sinais e sintomas motivaram a realização da ressonância, se a paciente já trata alguma doença, se há história familiar de alguma doença neurológica (especialmente que comprometam o equilíbrio e coordenação motora), por exemplo. Não ficou explícito se são alterações notadas são leves, moderadas ou acentuadas, e se a redução do cerebelo destaca-se em relação ao cérebro. Ressalto também que é sempre importante que as imagens, e não apenas o laudo do exame, sejam avaliados.
Nosso sistema nervoso sofre efeitos do envelhecimento; se a paciente não tem sintomas neurológicos nem doenças sistêmicas relevantes, esse resultado descrito pode ser apenas um reflexo do envelhecimento normal do cérebro, considerando a idade dela.
Para as alterações descritas, medidas de prevenção às doenças cardiovasculares podem evitar o aumento das lesões de substância branca que são mais comuns (microangiopatia). Não há como reverter a redução do volume do encéfalo, seja ela provocada pelo avançar da idade, ou por alguma doença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.