Na minha família somos 5 irmãos. O mais novo foi diagnosticado com TDAH (severo)depois de adulto. Fa

3 respostas
Na minha família somos 5 irmãos. O mais novo foi diagnosticado com TDAH (severo)depois de adulto. Faz tratamento com remédios,terapia.. Existe a possibilidade de outro irmão ou dos pais terem TDAH também?
Sim , existe sim devido aos antecedentes familiares.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Ainda que a etiologia do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) seja multifatorial (com fatores ambientais também contribuindo no seu desenvolvimento), existe um importante componente genético associado.
Existe um risco aumentado de que irmãos de indivíduos com TDAH também tenham a mesma condição, assim como existe um risco de pais também possam ter mesma condição. Porém, como dito acima, fatores ambientais podem contribuir para o surgimento ou não do TDAH e apenas a genética não é suficiente. Caso haja dúvidas e necessidade de investigação, busquem um médico de confiança.
Sim, há uma possibilidade de outros membros da família também terem TDAH, pois o transtorno pode ter um componente genético. Se um dos irmãos foi diagnosticado com TDAH, outros irmãos e até os pais podem ter maior probabilidade de ter o transtorno, mesmo que não tenham sido diagnosticados. O TDAH pode se manifestar de diferentes formas e em diferentes graus, por isso é útil observar sinais de TDAH em outros membros da família e, se houver preocupações, considerar uma avaliação com um profissional de saúde mental.

Especialistas

Adalton Lopes

Adalton Lopes

Psicanalista, Psicólogo

Londrina

Monica Gouveia Aquino Neto

Monica Gouveia Aquino Neto

Psicólogo

Armação dos Búzios

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 428 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.