Na minha adolescencia tive complexo de inferioridade, não gostava da minha letra e hoje minha mão fi

31 respostas
Na minha adolescencia tive complexo de inferioridade, não gostava da minha letra e hoje minha mão fica tremula ao escrever em publico. Mão direita. Tem algum remedio para aliviar esse constrangimento?
Bom dia, acredito que uma boa psicoterapia te ajudaria muito sem precisar tomar remédio!
Precisa trabalhar muito sua autoestima para se sentir mais segura e firme nos seus compromissos de trabalho e/ou profissão. Voltar a compreender tua adolescência e quanto é necessário para superar o complexo de inferioridade. procure um psicologo/a na tua cidade, se quiser pode entrar em contato também.

Bom dia, entendo o seu sofrimento, mas preciso te esclarecer que o uso da medicação vai apenas aliviar os sintomas, o que reconheço já é grande coisa, contudo, não vai resolver a origem desse trauma. O que resolveria seria o tratamento através de psicoterapia. A psicoterapia vai te ajudar a lidar com os seus conteúdos internos e te fortalecerá. Abraços e cuide-se para viver melhor!!!
Gostaria de ouvir essas coisas que brotam do mais íntimo do seu ser e te causam tanta angústia, como também pavor de sua autocrítica severa. Assim eu poderia te ajudar a superar isso. Esse é o melhor remédio que conheço, embora existam outros. Receio que o medicamento apenas te deixará mais calmo, mas não trará o progresso pessoal necessário que a Psicanálise proporciona. Forte abraço.
Ola boa tarde!
Neste caso, buscar apoio para trabalhar a autoconfiança é fundamental.
Com a ajuda da psicoterapia você poderá aliviar os pensamentos mais negativos, que o ajudarão a acreditar mais em si mesmo e consequentemente diminuir a insegurança. Procure ajuda!
Não precisa de remédio para “ curar” isto minha querida. Uma psicoterapia poderá desfazer traumas e complexos que originaram essa insegurança. Procure um psicólogo. Comece já! Nada de. Remédios!
E reforçando o que disseram já disseram a Psicoterapia você poderá chegar ao trauma ou onde iniciou este sintoma e como se deu, e ainda poder compreender e trabalhar a auto estima e aumentar sua auto confiança. Procure um profissional, vai valer a pena.
Você precisa revisitar sua adolescência frente ao psicólogo e ressignificar para se autoafirmar.
A psicoterapia é essencial para que com autoconhecimento você possa desenvolver autoestima .
Procure um profissional de sua cidade, com a psicoterapia você aprenderá como lidar com os sintomas de ansiedade social, que estão ligados à sua autoestima. Melhorar a auto estima também ajudara em outros setores da vida , você poderá se sentir mais segura e feliz nas atividades que realizar. Abraços
Olá, antes de buscar medicação é necessário obter um diagnóstico, o que pode ser obtido com uma boa anamnese em psicologia. Possivelmente esse sintoma seja causado por processos ansiosos caracterizado dentro do quadro de fobia social, uma vez que o sintoma se apresenta em público. Com a psicoterapia você poderá aprender maneiras de manejo desta ansiedade de modo a adquirir um novo repertório para responder adequadamente às situações aversivas. Busque ajuda!
Olá,
A falta de firmeza na mão pode estar refletindo uma dificuldade em ser firme na vida, como consequência de uma insegurança já trazida por você.
O uso de medicamento poderia te ajudar caso sua tremedeira fosse de origem fisica, mas seu próprio relato aponta o contrário. Portanto, minha indicação é que você procure um psicólogo que possa te ajudar a trabalhar suas angústias. Certamente você se fortalecerá e conseguirá ter mais firmeza para além da caneta que esta escrevendo, ok?
Olá! A medicação não diminuirá o constrangimento que sente e nem o complexo de inferioridade. O psicofármaco pode aliviar a ansiedade ou estabilizar seu humor. Somente a psicoterapia poderá te ajudar a entender as causas dessa disfunção e oferecer ferramentas adequadas para superar possíveis traumas, construir uma autoestima consistente, dissolver crenças desadaptativas e construir pensamentos mais realistas. Além disso, com a psicoterapia você aprenderá a lidar com a ansiedade em situações aversivas e, através da dessensibilização sistemática, da descatastrofização e da exposição in vivo trabalhar o medo de escrever em público.
Uma terapia que trabalhe com bloqueios de forma psicofisiologica pode ajudar sim
Perguntas em relação a medicamentos só um médico, de preferência um psiquiatra ou neurologista, podem responder. Quanto ao tema citado, que você nominou enquanto sendo um "complexo de inferioridade", uma psicoterapia (com um psicólogo), certamente poderá ajudar muito.
Tendo em vista o contexto que vc citou sobre sua adolescência, acredito que os tremores nas mãos possam ser relacionados ao medo/ansiedade em relação a sua letra. Portanto, antes de pensarmos em alguma medicação, sugiro a busca por psicoterapia para melhor avaliação.
Olá! O ideal é que a busca por medicação quando outras hipóteses não apresentar resultados. O ideal é iniciar uma terapia, que muitas vezes, auxilia nestas questões sem precisar a recorrer aos medicamentos.
É importante avaliar primeiro se o "complexo de inferioridade" e a "mão trêmula" estão associados a algum transtorno psiquiátrico, como, por exemplo, a Fobia Social. Após a definição do diagnóstico, você poderá buscar por tratamentos farmacológicos ou psicoterapêuticos, com o auxílio de médico psiquiatra e psicólogo respectivamente.
Olá. Nem tudo é tratado com remédio, não podemos medicalizar tudo. No seu caso com certeza a psicoterapia te ajudará. Atenciosamente.
Olá. Seria muito importante fazer uma terapia para trabalhar essas questões e avaliar se existe mesmo a necessidade de medicação. A terapia de EMDR pode ser muito eficaz nessas queixas.
Olá, bom dia. Lendo o seu pequeno relato, pude perceber que seu sintoma, de ficar com a mão tremula, veio de situações emocionais fortes vividas no passado. Dado isso, a parte emocional, quem cuida é o psicólogo, trabalhando a sua autoconfiança/ autoestima. Procure essa ajuda e tudo vai ficar bem!
Olá! Com o acompanhamento psicoterápico você poderá aliviar os pensamentos mais negativos, que auxiliarão a acreditar mais em si mesmo e consequentemente diminuir a insegurança. Cuide-se! Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá; acredito que uma medicação isso não vá se resolver. Talvez a psicoterapia seja mais indicado. O que você vivenciou na infância está fazendo com que fique ansioso quando acredita estar sendo observado quando escreve. A ansiedade é medo. O medo do desempenho dispara regiões cerebrais que produzem os hormonios de fuga e luta e são responsáveis pelo sintoma que você se queixa, tremor na mão; aceleração da respiração e coração, etc. Esses sintomas que vc relata são comuns nas pessoas que quando criança apresentavam alguma dificuldade na escrita ou leitura. Medo de ser observado, da crítica, problemas na autoestima. Hoje você poderia se beneficiar muito de psicoterapia, preferencialmente terapia cognitivo comportamental.
Olá,
como os colegas comentaram 'a cima, o uso da a medicação ira apenas aliviar um pouco os sintomas referidos, podendo eles depois serem transformados em outros. Para um maior cuidado e entendimento sobre esse complexo e sofrimento, a psicoterapia pode ser a chave para o núcleo da questão.
Fico 'a disposição caso queira agendar uma entrevista.
Att,
Hermann
Olá, bom dia. Imagino o tanto que esse complexo tenha sido difícil para você na adolescencia, mas podemos notar juntas a partir do que você relatou que de alguma forma ficaram resquicios desse sentimento e desse momento em sua vida. Para trabalhar esse "constrangimento", podemos chamá-lo de "ecos do passado" o que acha? Procure a ajuda de um psicólogo que juntamente com você irá percorrer caminhos para resignificar esse sentimento e momento em sua vida.
Olá o ideal seria procurar ajuda com um psicólogo, certamente ele vai te ajudar a entender este sintoma, e conduzir da melhor maneira, se cuida!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta de psicologia online - R$ 100
O tremor nas mãos ao escrever em público pode ser um sintoma de ansiedade e nervosismo, relacionado ao complexo de inferioridade pela experiencia passada. Em relação ao tratamento, recomendo o EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) é uma abordagem terapêutica que pode ajudar a processar experiências passadas que possam estar relacionadas ao complexo de inferioridade e à ansiedade. Além disso, outras técnicas de gerenciamento do estresse, como a respiração profunda e a prática de mindfulness, podem ser úteis para reduzir a ansiedade e promover um maior controle sobre o tremor. Recomendo buscar a orientação de um psicólogo especializado em EMDR para avaliar suas necessidades específicas e desenvolver um plano de tratamento adequado.
A psicoterapia é muito eficiente nesses casos, até mesmo utilizando diferentes abordagens como a terapia cognitiva comportamental, terapia regressiva e EMDR, de modo a desprogramar esses bloqueios e seguir a vida com mais leveza!
Nossa autoestima, segurança, visão que temos sobre nós e forma que fomos olhados e "escritos" são desde a infância. Que você possa buscar a psicoterapia ou psicanálise para autoconhecimento. As vezes aquilo que a gente quer mais curar (e retirar), diz tanto sobre a gente, e a cura pode ser por meio da fala elaborando e ressignificando o que nos foi inscrito/marcado.
Olá! O mais indicado seria consultar um psicólogo para ajudar a explorar as origens dos sentimentos de inferioridade e ansiedade social, bem como para lidar com esses sentimentos e melhorar sua confiança. A terapia pode oferecer um espaço seguro para discutir seus pensamentos e emoções, e trabalhar em conjunto com um psicólogo pode ajudar a desenvolver estratégias eficazes para enfrentar e superar esses desafios. Espero ter contribuído.
É comum que experiências da adolescência possam ter um impacto duradouro na vida adulta, e o complexo de inferioridade relacionado à escrita é um exemplo disso. O fato de a sua mão tremer ao escrever em público pode ser resultado da ansiedade gerada por essas experiências passadas. Algumas técnicas na psicoterapia podem te ajudar a aliviar este constrangimento. Caso tenha interesse, estou à disposição!