Na infância meus professores recomendaram que fosse encaminhado ao medico com sintomas de deficit de

9 respostas
Na infância meus professores recomendaram que fosse encaminhado ao medico com sintomas de deficit de atenção. Hoje após muita literatura e sendo uma prova viva dos sintomas e prejuízos que esse transtorno pode causar acredito ter a patologia, mas na época foi receitado Tegretol 200. Foi para o TDAH?
Olá!
Sugiro que você faça uma avaliação neuropsicológica, para ver se você realmente apresenta características específicas de quem tem TDAH. Há quem seja só do tipo desatento não apresentado a hiperatividade, e pessoas que apresenta tanto a desatenção quanto o comportamento hiperativo. A medicação específica para o TDAH é a Ritalina, Concerta ou Venvanse. Etretanto existem algumas pessoas que não responde bem com nenhum desses medicamentos, e podem recorrer a um treinamento cognitivo com um psicólogo, ou neuropsicólogo para trabalhar estratégias que irão ajudá-lo a ter comportamentos mais assertivos.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/ Neuropsicóloga/ Psicoterapeuta individual, de Casal e Família.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tegretol não trata TDAH. As medicações de primeira linha incluem metilfenidato (ritalina, concerta) e lisdexanfetamina (venvanse). Medicações de segunda e terceira linha incluem atomoxetina, bupropiona e antidepressivos tricíclicos.
Risperidona e outros antipsicóticos são frequentemente utilizados para controle de agressividade comórbida.
Em adultos a terapia cognitivo comportamental traz bons resultados, podendo substituir a medicação quando há boa resposta.
O TDAH pode cursar com sintomas de impulsividade e agitação. Também é possível que o TDAH venha acompanhado de outros problemas comorbidos como o transtorno opositor, transtorno bipolar entre outros. Pensando nesta maneira, poderia ter sido prescrito o tegretol. Por aqui fica muito difícil avaliar o motivo, mas conforme o colega falou acima, o tegretol não é prescrito para os sintomas de desatenção do tdah, embora possa ser usado na síndrome como um todo
Sou psiquiatra e psicoterapeuta como pode ver e tenho anos de experiência, já fiz análise pessoal por um bom tempo para me conhecer realmente e posso te garantir que se auto diagnosticar é uma das coisas mais difíceis, mesmo para profissionais, quem dirá para leigos. Não importa quantos livros você tenha lido, esqueça isso. Todos nós podemos ter vários sintomas de vários diagnósticos, mas isso não significa que você tenha o diagnóstico realmente. O ideal é que você procure um bom profissional e converse bastante sobre tudo isso, só assim ficará claro pra você. E só assim fará o tratamento correto. Att Eduardo
Seria interessante uma avaliação neuropsicóloga para confirmar o diagnóstico. Entretanto, independente do resultado, me parece necessário realizar psicoterapia para lidar com as questões que esse diagnóstico desencadeou em sua vida, uma vez que parece lhe afetar ainda hoje.
importante, primeiramente, realizar uma avaliação neuropsicológica, para identificar a presença ou/não da patologia e, a partir, dos resultados estabelecer as intervenções especificas. Dessa forma, um tratamento com mais eficácia.
Primeiramente acredito ser importante rever a medicação, como os colegas Psiquiatras comentaram. Após, seria interessante confirmar se realmente há o diagnóstico de TDAH e qual tipo, através de avaliação psicológica. Com base nesses resultados, procure associar a medicação à terapia cognitivo comportamental para aprender lidar com seus sintomas e treinar habilidades específicas para o caso. Boa sorte!
Sugiro uma avaliação psicológica ( psicodiagnóstico) para confirmar se há realmente o diagnóstico de déficit de atenção.
Dependendo dos resultados, trabalhar na psicoterapia as questões apresentadas no diagnóstico, estabelecendo intervenções especificas pra o seu caso.
Olá, sugiro passar por avaliação neuropsicológica. Abraços

Especialistas

Andressa Lehmann

Andressa Lehmann

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.