Na impossibilidade da escovação do dente (viagem de avião ou outro motivo por exemplo) pode-se utilizar

4 respostas
Na impossibilidade da escovação do dente (viagem de avião ou outro motivo por exemplo) pode-se utilizar o chiclete sem açúcar para uma higienização provisória ?
Na impossibilidade, procure goma de mascar com xilitol

Em situações em que existir essa impossibilidade de higienização bucal previsível, uma possibilidade que favorece a situação é optar por uma dieta de legumes crus (ex. Cenoura) e frutas mais "durinhas" como a maçã, pera d'Água, que são alimentos menos cariogenicos. Alem disso existe a possibilidade de mascar as gomas de xilitol como mencionada pelos colegas, que você pode encontrar a "Valda" em farmácias, e de outras marcas, que são mais difíceis de encontrar mas que você encontra na liberdade, de marcas importadas. É importante que sejam sem adição de açúcar (cariogenico) e tenha o xilitol que tem uma ação anticariogenica. Além disso ainda pode comprar fio dental do modelo 3D, que facilita o uso e facilita o uso.
Sim, desde que seja sem açúcar. Dá preferência às gomas de mascar com xilitol, pois é sabido que o xilitol ajuda na prevenção da cárie.
A higienização dos dentes é uma maneira de desorganizar a placa bacteriana que se forma sobre eles. Quando nos alimentamos com alimentos que contenham carboidratos fermentáveis estes servem como substrato para as bactérias (algumas espécies) que temos na boca utilizarem para crescer e formar colônias que se grudam em nossos dentes através de uma “colinha” que formamos entre ela e o dente. Essas colônias são bem organizadas e excretam ácidos no nosso dente através do metabolismo bacteriano. Esse processo gera uma desmineralização da região que está em contato com a placa. Quando removemos ela (desorganizando com a escova de dentes) damos espaço para a nossa saliva remineralizar essa região. Isso acontece todos os dias varias vezes. O problema está em quando se existe um desequilíbrio entre esse processo de des-re mineralizacao, nisso que começam as famosas cáries. Mas voltando o foco ao chiclete o que queria dizer é que o chiclete irá estimular a salivação e de uma maneira pouco eficaz uma desorganização da placa bacteriana, nesse caso o benefício é baixo (chicletes sem açúcar é óbvio). A presença de componentes funcionais no chiclete como o xilitol são alternativas para ajudar a diminuir a ação desmineralizadora da placa bacteriana. Própolis também tem estudos que relatam ação anti-cariogenica dele. O problema do chiclete no meu ponto de vista é a estímulo da produção de ácido gástrico pelo estômago podendo colaborar para agravamento de casos de refluxo gastrointestinais. Porém isso é biologia teórica, ou seja; informações fora de contexto que precisam ser conexas à sua situação. Eu sugeriria escova de dentes sem pasta de dente em casos extremos de “não tenho aonde escovar” associada à esses chicletes “funcionais sem açúcar” e própolis. Porém acredito que não seja uma regra e sim exceções esses episódios de impossibilidade de higienização eficaz. E acredite, pequenos episódios desses em casos de pacientes que são assíduos e eficazes na higienização e controle químico da saúde bucal são irrisórios!