musculação pode ajudar na ansiedade?

19 respostas
musculação pode ajudar na ansiedade?
Sim! Desde que feita de maneira adequada e orientada por profissionais competentes. Vale ressaltar que a musculação, bem como outras atividades físicas, promovem uma descarga energética, então, se estamos "investindo muita energia" num determinado problema, com o exercício físico, esta energia é momentaneamente descarregada. Porém, o campo das representações que estão relacionadas com o problema continua na mesma configuração, ocasionando a volta daquela ansiedade em determinado momento. Logo, o mais aconselhável seria uma conjugação entre exercício físico e uma análise ou psicoterapia, deste modo, seriam trabalhados tanto o pólo energético quanto o das representações. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A musculação, como qualquer outra atividade física, pode sim atuar positivamente com relação à ansiedade, eis que esta representa um grande acúmulo de energia mental e física, que precisa ser liberada. Porém, nunca é demais lembrar que a psicoterapia é recomendada para que se possa processar de maneira saudável o momento vivencial da ansiedade, no sentido de compreender causas, efeitos, e consequências deste estado na sua vida.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Concordo que toda atividade física vai lhe ajudar neste sintoma, mas lembre-se sempre aliada a um acompanhamento psicológico para trabalhar a causa da ansiedade. Um grande abraço.
A musculação, assim como qualquer outra atividade física ajudam a baixar a ansiedade, mas o mais importante é que concomitante faça acompanhamento psicoterápico para obter resultados mais eficazes.
Todo exercício físico pode ajudar, mas se você tem um alto grau de ansiedade, é necessário um tratamento específico. Procure um psicólogo ou psiquiatra para avaliar seu nível de ansiedade e indicar um tratamento adequado para seu caso.
Olá, qualquer exercício físico ajuda na ansiedade....sendo assim a musculação com certeza ajudará bastante na minimização dos sintomas ansiogênicos.
Bom dia!

É possível que ajude sim, uma vez que atividades físicas em geral ajudam. Contudo, não esqueça de analisar com mais calma - de preferência com a ajuda de um profissional da psicologia - o contexto dessa ansiedade, situações em que ocorrem, receios e anseios que estão envolvidos no processo, sentimentos, etc.

Vale lembrar que os efeitos biológicos da endorfina vem a médio e longo prazo.

Bons exercícios!
Atualmente diversos profissionais que recomendam a prática de exercícios físicos para a diminuição dos sintomas da ansiedade. Um abraço
A atividade física com acompanhamento profissional sempre faz bem à saúde. No caso de ansiedade, pode muito ajudá-lo a desfocar de algum tipo de problemática enfrentada.

Como conclusão, pode-se citar que é algo bom para o físico e para a mente. Fisicamente por ser um esporte e mentalmente por servir como algo ocupacional.
Olá!
A atividade física em si contribui para o seu bem estar, seja por ansiedade ou depressão.
A melhor opção é fazer uma atividade aeróbica complementar, como caminhada, corrida, dança e afins.. pois neste momento produzimos substância que promovem o bem estar.
Outra opção muito útil é o exercício de respiração.
Inspire profundamente até encher sua barriga de ar,conte até 4 e solte lentamente, esse simples exercício também contribui para desacelerar o pensamento e lidar melhor com as situações do dia a dia. Espero ter te ajudado.Abraço.
Não somente a musculação, mas qualquer prática de atividade física! É claro, de forma equilibrada e com orientações específicas dos profissionais voltados à área esportiva. O exercício físico faz com que o cérebro libere substâncias, chamadas de neurotransmissores, que auxiliam no equilíbrio emocional. Logo, a ansiedade pode sim ser controlada pela prática de atividade física. Entretanto, é importante avaliar as raízes da sua ansiedade, pois consideramos que não se trata a consequência sem se tratar as causas.
Depende do grau de ansiedade que você tem, se for for TAG, por exemplo, você pode praticar primeiro exercícios que não fique parado. Com o tempo você pode iniciar musculação. Para quem é muito ansioso, um exercício físico que fica parado é um tédio.
Na realidade, os exercícios aeróbicos (caminhada, esteira, natação, bicicleta) são os mais indicados para transtornos de humor como ansiedade e depressão.
A respiração diafragmática ajuda a provocar a coerência cardíaca (pulmão-coração), desativando o sistema de luta-fuga (reações fisiológicas causadas pela descarga de adrenalina na corrente sanguínea). Desta forma, a sintomatologia típica da ansiedade é controlada de forma mais eficiente.
Boa sorte e grande abraço
Não só a musculação mas outros exercícios em geral é bom para o corpo e para a mente pois proporcionam ao ser humano liberação de substancias que nos trazem o bem estar, eliminando tensões mentais aumentando o efeito das neurotransmissões cerebrais.

Contudo tem que ser moderado com a ajuda de um instrutor referenciado, acompanhamento médico também, lembrando que tudo em excesso é prejudicial.
Um grande abraço Virginia Fernandes
Atividade física tende a fazer muito bem para a saúde!
Faça com supervisão profissional e bom proveito.
Apenas complementando a respostas dos colegas acima, lembro q, da ansiedade mal controlada, podem surgir as demais patologias: transtornos do pânico, a fobia social, a agorafobia etc. todos tratados com medicação psiquiátrica, em alguns casos, pelo resto da vida. Nesse sentido, digo que, só exercícios físicos, de qualquer espécie, não são suficientes para proporcionara uma melhora da ansiedade. Acredito que isso, sem o apoio adequado de um bom profissional de psicologia, seja o que a maioria das pessoas fazem; o que considero como uma imprudente, ou postergação da situação problema, o que passa a deixar acúmulo de situações pendentes no indivíduo, fazendo-os chegar ao Consultório em situação mais complicadas. Nesse sentido, associe a musculação a um acompanhamento psicológico de um bom profissional, o qual, poderá, caso sinta a necessidade de vc fazer uso de medicação o encaminhará também a um psiquiatra.
Ajuda sim! Porém é preciso falar sobre seus sentimentos, olhar para a causa da ansiedade.
Qualquer atividade física que seja feita com prazer e satisfação, ela ajuda no controle da ansiedade.
Uma orientação médica faz-se necessário antes de qualquer início de atividade.
Cláudia
Atividade física é sempre bem vinda no nosso dia-a-dia.
Sabemos que ao praticar exercícios físicos liberamos hormônios importantes para nosso bem estar.
Um deles é a endorfina, responsável pelo prazer.
Todos eles vão propiciar um aumento de bem estar, melhorias no sono, no humor, na memória e também na ansiedade.
Lembrando que exercício físico deve ser regular para que obtenhamos tais benefícios.

um abraço,
Nivea Loza

Especialistas

Dâmaris Lima

Dâmaris Lima

Psicólogo

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Rosimeri Dantas

Rosimeri Dantas

Psicólogo

Recife

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 398 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.