Mulher, 21 anos. Tomo escitalopram e pela falta de libido, vou começar a tomar Donaren Retard 50mg.

2 respostas
Mulher, 21 anos. Tomo escitalopram e pela falta de libido, vou começar a tomar Donaren Retard 50mg. Algum risco? Posso substituir o escitalopram pelo Donaren no futuro?
Não há medicações com risco zero, porém tanto o escitalopram quanto o Donaren* (trazodona) possuem uma grande margem de segurança. Cabe ao psiquiatra decidir, junto com a paciente, se esta tem condições de usar qualquer medicação, pesando riscos e benefícios. O escitalopram e a trazodona não possuem exatamente o mesmo perfil de ação e nem o mesmo perfil de efeitos colaterais, pois os mecanismos de ação não são os mesmos. E as concentrações de escitalopram comercializadas na forma de comprimidos têm maior eficácia antidepressiva e ansiolítica, via de regra, que 50 mg de trazodona, que não é considerada uma dose terapêutica, possivelmente só ajudando em casos de insônia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A trazodona tem efeito antidepressivo em doses mais altas, a partir de 225 mg/dia. Provavelmente a dose prescrita foi Donaren Retard 150 mg (acredito que or 50 mg tenha sido erro de digitação de sua parte, pois nessa dose não existe apresentação Retard). Provavelmente o plano de seu médico deve ser aumentar a dosagem após a retirada do Escitalopram. A vantagem da trazodona sobre o Escitalopram é que não causa redução da libido. OS efeitos colaterais variam muito de um paciente para outro e não há como prever. Atualmente existe também a apresentação de trazodona de liberação controlada: o INSERIS XR, na dose de 150 e 300 mg, facilitando a tomada em dose única. Siga a orientação de seu médico que ele provavelmente está no caminho certo.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2127 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.