Mucocele pode ser desencadeada por fatores emocionais? como ansiedade, nervosismo etc... Nunca tive mucocele,

3 respostas
Mucocele pode ser desencadeada por fatores emocionais? como ansiedade, nervosismo etc... Nunca tive mucocele, mas apareceu uma no ventre da minha língua, fui ao dentista e otorrino, e os mesmos diagnosticaram mucocele. Notei que a bolha surge, sempre no mesmo lugar, qdo estou muito nervosa/ansiosa.
Caro paciente-internauta,

Parafraseando um antigo e respeitável mestre que nos dizia... "a cabeça manda em tudo", podemos dizer que, tudo pode sim ser DESENCADEADO por um stress seja ele físico ou emocional.

Mas ocorre que, para que seja, algo, desencadeado, há de haver uma certa pré-disposição, de modo que poderíamos afirmar que a sua mucocele existe como lesão, tem um fundamento orgânico, mas será precipitada quando seu corpo sair de sua condição de equilíbrio, da mesma forma que, para outras pessoas, isto poderá vir a ocorrer com outros órgãos e lesões, como crises de asma ou labirínticas, síndrome do cólon irritável e uma série de outras condições ou fragilidades do corpo de cada um, mas que são suscetíveis a se manifestar mediante um fator gatilho como o stress.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Mucocele não tem relação alguma com condição psicologica.Trata se de acúmulo de substância mucoide produzida por pequenas glândulas salivares que tem a sua via de drenagem obstruída por algum trauma.em geral e cirúrgico e de fácil resolucao
Esse tipo de mucocele, localizada no ventre lingual, geralmente acomete as glandulas de Nuhn-Blandin, e são acúmulos localizados de substancia mucoide contida na saliva, que pode extravasar das glandulas salivares, e formar uma espécie de bolha em regiões específicas da cavidade oral. A sua origem, é quase sempre atribuída a pequenos traumatismos locais, as vezes elas rompem expontaneamente, outras precisam ser removidas através de uma excisão ( corte) cirurgica, outras ainda, quando resistem a esse tratamento, precisam ser removidas através de um procedimento cirurgico, chamado enucleação da glandula salivar.

Especialistas

Mauricio M Simoes

Mauricio M Simoes

Dentista

Santo André, SP

Luiz Roberto Medina dos Santos

Luiz Roberto Medina dos Santos

Cirurgião de cabeça e pescoço

Florianópolis

Jorge Tavares

Jorge Tavares

Cirurgião de cabeça e pescoço

Vitória da Conquista

Mayra Lera

Mayra Lera

Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião geral

São José dos Campos

Renato Capuzzo

Renato Capuzzo

Cirurgião de cabeça e pescoço

Barretos

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 233 perguntas sobre Doenças Da Língua
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.