Minhas filha de 1 ano e 7 meses as vezes fecha o olho como se fosse piscar, mas parece involuntário

2 respostas
Minhas filha de 1 ano e 7 meses as vezes fecha o olho como se fosse piscar, mas parece involuntário e é só de um lado.Pode ser um espasmo? É preocupante?
Compreendo sua preocupação, e é justamente esse cuidado atento que faz toda a diferença na saúde dos nossos pequenos. Vamos conversar sobre isso.

O comportamento que você descreve, onde sua filha parece piscar involuntariamente apenas de um lado, pode ter diferentes causas. Às vezes, pode ser apenas uma peculiaridade do desenvolvimento dela, uma simples mania que as crianças adquirem e depois deixam para trás. No entanto, em outras ocasiões, pode ser um sinal de algo que necessita de uma avaliação mais aprofundada, como um espasmo ou outra condição neurológica.

Nesta idade, as crianças estão aprendendo e explorando o mundo de forma tão rápida que pequenos comportamentos estranhos podem surgir e desaparecer rapidamente. Porém, se algo como isso persiste ou se está associado a outros sintomas, é prudente investigar. Um espasmo pode ser, na verdade, um tique, que são movimentos ou sons repentinos e repetitivos que as crianças podem desenvolver. A maioria dos tiques é inofensiva e desaparece com o tempo.

Mas como sempre digo: a tranquilidade dos pais é tão importante quanto a atenção que dedicam aos filhos. Por isso, se esse comportamento está causando preocupação, um acompanhamento com um especialista pode esclarecer a situação. A boa notícia é que hoje temos facilidades como a teleconsulta. Um neuropediatra bem avaliado, acessível através desta plataforma, pode oferecer uma avaliação inicial, conduzir um acompanhamento cuidadoso e recomendar os próximos passos.

Portanto, se essa piscada involuntária for frequente ou se estiver acompanhada de outros sintomas, não hesite em buscar essa ajuda. Mantenha esse olhar cuidadoso que você tem pela sua filha, isso faz toda a diferença. E lembre-se, estamos aqui para apoiá-la nesse caminho.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Os espasmos oculares em crianças podem ser causados por várias condições, algumas das quais são benignas e outras que podem exigir atenção médica. Por exemplo, o piscar excessivo pode ser um sinal de olho seco ou uma reação a irritações oculares, mas também pode estar associado a condições neurológicas mais sérias1.

Os espasmos que você descreve, ocorrendo involuntariamente e em apenas um olho, podem ser um tipo de espasmo hemifacial ou mioquimia, que são contrações musculares involuntárias. No entanto, é importante notar que, em bebês e crianças pequenas, pode ser difícil diferenciar entre movimentos oculares normais e aqueles que podem indicar um problema.

Os espasmos infantis, um tipo de convulsão, geralmente envolvem movimentos mais amplos e súbitos do corpo e são causados por distúrbios cerebrais sérios2. Eles normalmente começam quando as crianças têm menos de um ano de idade e podem parar aos cinco anos de idade, mas frequentemente ocorre o desenvolvimento de outro tipo de convulsão3.

Dado que sua filha está apresentando esses espasmos em apenas um olho e de forma recorrente, é recomendável consultar um pediatra ou um oftalmologista pediátrico. Eles poderão avaliar melhor a situação e determinar se é necessário algum tratamento ou investigação adicional. A saúde ocular é muito importante e qualquer sinal atípico merece atenção para garantir o bem-estar da sua filha.