Minha vó tem alzheimer,mas recentemente minha mãe me disse algo que me deixou confuso,minha bisavó m

20 respostas
Minha vó tem alzheimer,mas recentemente minha mãe me disse algo que me deixou confuso,minha bisavó mãe de minha vó,veio a falecer ainda na minha infância mas completamente lúcida e saudável,sem nenhum problema,a minha vó veio a desenvolver então alzheimer pelo estilo de vida dela?já que ela bebia,fumava e vivia em estresse por conta de maridos abusivos e as crianças que no caso são seus filhos. Me tire essa dúvida,por gentileza.
Prezado, estudos publicados na revista The Lancet Public Health por pesquisadores da Rede Interdisciplinar de Economia da Saúde da França, mostrou que o consumo excessivo de bebidas alcóolicas eleva em até três vezes o risco de uma pessoa desenvolver algum tipo de demência, inclusive o mal de Alzheimer. É fundamental a pessoa manter a mente ativa, ter bons vínculos sociais e atividades físicas regularmente. Além de aprender um instrumento musical ou outro idioma podem retardar e principalmente inibir a manifestação da doença de Alzheimer. Manter a higiene do sono e boa alimentação também contribuem com o retardamento da doença, espero ter contribuído. Te estimo ótima vida, forte abraço!

O Alzheimer possui sim um fator genético. Por vezes, portamos o gene da doença mas ela não necessariamente surge ao longo da vida por termos fatores de proteção (bons hábitos de vida). Há pesquisas que evidenciam que maus hábitos podem aumentar a probabilidade do surgimento do mal de Alzheimer. Ou seja, o fator ambiental também é importante para o surgimento da doença.
Olá querido. A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa cada vez mais comum em pessoas de idade avançada. A causa ainda é desconhecida, embora vários estudos mostrem que ela seja geneticamente determinada. O fato de ser geneticamente determinada, não significa que, necessariamente, todos os indivíduos da mesma família desenvolverão a doença. Isso pode explicar a razão de sua bisavó ter morrido lúcida e sua vó ter desenvolvido Alzheimer.
O uso de álcool, cigarro e até mesmo o estresse crônico agravam o desgaste mental (para qualquer pessoa) elevando o risco de uma pessoa desenvolver algum tipo de demência, inclusive o mal de Alzheimer. Estudos recentes levantam ainda outras hipóteses que podem estar associadas ao desenvolvimento da doença, ou seja, não é possível estabelecer uma relação causal direta entre o uso de álcool, cigarro e estresse com o desenvolvimento da doença. Não da para afirmar que sua avó tem Alzheimer pelo "estilo de vida" dela, apenas, mas isso pode ter, de alguma forma, influenciado.
O mais importante nesse momento é que ela possa continuara ativa, fazendo atividades físicas, sociais, e atividades que promovam estímulos cerebrais (leitura, palavras cruzas, jogos de tabuleiro, conversas e encontros sociais, pintura, artesanato, entre outros). Isso poderá dar mais qualidade de vida à ela. Também é importante que você sua família e os cuidadores se cuidem, pois esse processo tende a ser bastante desgastante. Espero ter ajudado. Fique a vontade para tirar mais dúvidas pois esse é um tema bem complexo mesmo.
Olá! Muitas doenças e transtornos possuem fatores genéticos que aumentam ou diminuem a predisposição ao desenvolvimento das mesmas. No entanto, os fatores genéticos não são os únicos determinantes, também existem fatores ambientais (seria o estilo de vida - fumar, consumir álcool…)
Também existem os fatores protetivos, que estão associados a um bom estilo de vida (buscar realizar atividades sejam cognitivamente estimulantes - jogos, leitura… e a prática de exercícios físicos.
Espero que tu encontre o que busca!
Fica bem!
Olá. Alzheimer é uma doença muito complexa. Não é possível determinar com certeza se o estilo de vida da sua avó foi o único causador da doença. A presença de fatores de risco como o tabagismo, estresse, podem aumentar o risco de doenças neurovegetativas como o Alzheimer. Outros fatores como história familiar, saúde geral e idade também são importantes no desenvolvimento da doença. Porém, a causa exata da doença ainda não é completamente compreendida e pode envolver combinação com fatores genéticos e ambientais. Sempre à disposição.
Olá!
Atualmente temos vários estudos que explicam as causas do Alzheimer. O Alzheimer tem a causa genética, mas também está muito ligado aos hábitos adotados pelas pessoas durante suas vidas.
O tabagismo, assim como o consumo de outras drogas como o álcool são influenciadores da doença. Por isso, se a sua avó já tinha uma predisposição ao Alzheimer o fato de ter tido o vício do cigarro juntamente com relações abusivas podem sim ter influenciado no aparecimento do Alzheimer.
Uma sugestão que lhe dou é ter muita paciência. Famílias que já atendi por terem um membro na família com Alzheimer trabalhei muito a questão do vínculo afetivo que é muito importante no tratamento de Alzheimer. Rotina, atividade física e atividades que permitem que a mente de sua avó fique ativa devem fazer parte da vida dela e de vocês. Entenda também que viver um dia de cada vez é importante para que ela e vocês (familiares) tenham saúde mental. Pessoas com Alzheimer tem variação de humor, sendo assim podem responder bem à uma rotina durante um tempo, mas em determinado período podem não responder tão bem assim. E nessa fase, os familiares podem ficar cansados e até terem o sentimento de frustração. Mas entenda, vocês estão fazendo o melhor e contar com a ajuda de uma Psicoterapeuta auxilia na rotina, mas também com os sentimentos que a família e o paciente vive com o Alzheimer.
Um abraço e fico à disposição para auxiliá-los.
O tratamento de alzameir só funciona de for acompanhado por um neurologista e uma psicanalista. Estou a disposição, não cobro as primeiras entrevistas e o valor das seguintes que define é o paciente pu alguem da família. Ok?
Olá! Compreendo perfeitamente sua angústia em saber sobre o quadro demencial de sua avó. Muitas vezes, os familiares sofrem mais do que os próprios pacientes. Acompanhar o "apagar" daquele que amamos e o vermos dependentes e inseguros é angustiante, cansativo e estressante. Trabalho com muitos pacientes e acompanho a família dando apoio, informações e orientações. Esteja ao lado de sua mãe e de sua avó da forma que for possível para vc.
Se precisar, poderei te ajudar nesse período.
Olá! Como vários colegas acima descrevem perfeitamente sobre o Alzheimer, que existem vários estudos sobre essa doença, porém com causas abrangentes, que englobam estilo de vida, crenças, culturas, e a hereditariedade.
O que você filho ou filha poderiam estar realizando, sim é, o auto conhecimento, para se prevenir. Pois psicoterapia faz bem a todo e qualquer indivíduo. E existem vários métodos para exercitar o cérebro, como uma ginástica cerebral, que é possível aprender com algumas técnicas durante o processo psicoterapêutico. Por ser uma doença hereditária, não significa que obrigatoriamente todos os filhos irão desenvolvê-la, mas somente aqueles que cuidarem de sua saúde mental, física e espiritual.
Me coloco a disposição para maiores esclarecimentos.
Olá! A causa do Alzheimer ainda é um mistério, mas pode ser causado pelo estilo de vida do indivíduo e por uma combinação de fatores genéticos. Procure manter sua mente sempre ativa, tenha contato com as pessoas que vc ama, alimente-se bem e pratique atividade física. Isso pode ajudar na prevenção da doença. Alimente seu corpo e sua alma de coisas boas. Se houver necessidade, busque a psicoterapia. Um abraço!
Olá!
Conforme outras profissionais pontuaram, existe uma carga genética, porém há outros fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento da doença ou não. Neste momento, procurar a causa pode ajudar a entender, mas pode criar vilões, sem levar em consideração outros fatores. Recomendo que vocês, principalmente aqueles que lidam diretamente com ela, procurem cuidar de si, afinal é uma doença que vai "apagando" a pessoa e isso pode tornar o processo ainda mais difícil. Um abraço!
A causa exata do Alzheimer e seus sintomas ainda é um mistério entre os pesquisadores, mas acredita-se que seja causado pelo estilo de vida da pessoa, e por uma combinação de fatores genéticos.
Há uma prevalência maior da possibilidade de ocorrência de Alzheimer em quem tem um história familiar, mas, o principal fator de adoecimento, estatísticamente comprovado, é o envelhecimento orgânico, físico. Evidentemente que a qualidade de vida, como a prática de exercícios físicos, uma alimentação saudável, práticas espirituais/religiosas e ativação intelectual constante, como estudar, ler um livro, realizar cursos de aprimoramento, estudar/aprender música, um instrumento musical, lazer com amigos, são fatores de prevenção importantes. O consumo de álcool e o tabagismo constituem-se em aceleradores de processos de Alzheimer, também.
Boa noite!!
A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada.

A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado.

Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles.

Se a ciência ainda não sabe explicar exatamente o que causa os depósitos de placas de proteínas no cérebro, estudos já indicam que há fatores ambientais implicados em aumento do risco dessa demência, incluindo aqueles mesmos que elevam as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e câncer, como sedentarismo, obesidade, diabetes, tabagismo e excesso de consumo de bebidas alcoólicas.

Portanto, o esforço feito ainda na meia-idade para envelhecer bem, embora não previna diretamente a doença, vale também para a manutenção da saúde cerebral.
As útlimas pesquisas indicam que bons hábitos podem evitar em até 40% a incidencia da doença. O colega já citou a revista Lancet que lançou uma pesquisa falando sobre os principais fatores que podem ser modificados para que se possa adiar ou não desenvolver a doença. O Alzheimer é consequência de uma combinação de fatores. A doença ocorre por um acumulo de proteinas (beta amiloide ou proteina Tau) que conforme vai se depositando destroi a celula. Não se sabe ao certo porque essas proteinas começam a se acumular; tem uma parte que é genetica, mas não só.
Inumeros fatores são toxicos para o cerebro; processos que levam a inflamaçào cerebral; pressão alta, diabetes, etc. E tabagismo, alcool, estresse, sedentarismo, obesidade podem levar a alterações cerebrais inflamatorias que podem desencadear o deposito de proteinas toxicas para o cerebro. abraço
Não é possível afirmar que o estilo de vida da sua avó tenha contribuído para o desenvolvimento do Alzheimer. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que não tem uma causa única, mas sim uma combinação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais. Embora o estresse, o tabagismo e o consumo de álcool possam aumentar o risco de desenvolver a doença, não há evidências de que esses fatores sejam a causa direta do Alzheimer.
O desenvolvimento do Alzheimer é influenciado por uma interação complexa de fatores genéticos e ambientais. Embora exista uma predisposição genética para a doença, o estilo de vida, como o estresse crônico, tabagismo e consumo de álcool, pode aumentar o risco. No caso de sua avó, o ambiente estressante e os hábitos prejudiciais podem ter contribuído para o desenvolvimento da doença. No entanto, é essencial reconhecer que o Alzheimer é uma condição multifatorial, e cada caso é único. Recomendo discutir essas preocupações com um profissional de saúde para obter orientações específicas sobre a situação de sua família e compreender melhor os fatores envolvidos no contexto individual de sua avó.
Não podemos afirmar que esses fatores são predisposição para o desenvolvimento da demência na doença de Alzheimer de sua avó. Porém, pesquisas mostram que uma má qualidade de vida e falta de hábitos alimentares saudáveis podem sim contribuir para a neurodegeneração dos neurônios ocasionando a demência. São vários fatores e não somente. Em caso de dúvidas ou acompanhamento sugiro procurar um profissional médico Geriatra.
Sou Liliane Rapozo, Psicóloga, Neuropsicóloga e Gerontóloga
A relação entre o estilo de vida e o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer não é tão direta quanto pode parecer. O Alzheimer é uma doença complexa que envolve múltiplos fatores de risco, incluindo predisposição genética, idade avançada e outros fatores ambientais e de estilo de vida. Não podemos atribuir o desenvolvimento do Alzheimer exclusivamente ao estilo de vida da sua avó, como o consumo de álcool, tabagismo ou estresse emocional.

Embora existam evidências de que certos fatores de estilo de vida possam contribuir para um risco aumentado de desenvolver demência, como manter uma dieta saudável, exercícios físicos regulares e gerenciamento adequado do estresse, não há uma causa única e direta conhecida para o Alzheimer. A idade avançada é o principal fator de risco para o desenvolvimento dessa doença.

Portanto, é provável que a história familiar de Alzheimer na sua família tenha mais a ver com fatores genéticos do que com o estilo de vida da sua avó. A predisposição genética desempenha um papel significativo na susceptibilidade ao Alzheimer. Recomenda-se que, se houver preocupações com o desenvolvimento da doença em outras gerações, seja feita uma avaliação médica para um entendimento mais claro dos riscos individuais e para orientações apropriadas de cuidados preventivos.

É importante lembrar que cada caso é único e complexo, e a influência de diferentes fatores pode variar significativamente entre indivíduos e famílias.
Provavelmente não achará uma resposta clara sobre o porquê de sua avó estar com Alzheimer, talvez essa busca só lhe cause mais ansiedade e incertezas. Buscar um estilo de vida o mais saudável possível é de grande valia para evitar ou retardar o aparecimento de doenças neurodegenerativas. Faça isso por você e a melhor pessoa para tirar suas dúvidas sobre isso seria com o neurologista que acompanha a sua avó. Espero que esteja bem.