Minha ultrassom deu como resultado Bi rads 4A, o mastologista passou a biopsia de 2 nodulos. Mas estou

4 respostas
Minha ultrassom deu como resultado Bi rads 4A, o mastologista passou a biopsia de 2 nodulos. Mas estou em duvida, se é a punção ou a core biopsy, ou é a mesma coisa?
Normalmente para biópsia de uma lesão que suspeitamos que seja de câncer de mama da-se preferência para a core biópsia pois assim obtemos mais material e podemos analisar a presença de receptores hormonais ou hiperexpressão do HER-2, características essenciais para definir seu tratamento.

A disposição

Dr. Tiago Biachi
Oncologista Clínico

Core biopsy (ou biópsia percutânea) e Punção aspirativa com agulha fina (PAAF) são diferente métodos para se adquirir material para avaliar o risco de malignidade de achados nos exames de mama. A core biopsy geralmente é utilizada para nódulos sólidos por conseguir maior quantidade de material e definir com maiores detalhes a natureza do nódulo (benigno x maligno, tipo de tumor e seus detalhes pertinentes para o tratamento em caso de lesões malignas). A PAAF é geralmente utilizada para cistos tanto para alivio de sintomas como para definir a natureza do achado (benigno x maligno), mas fornece menos informações que a core biopsy e possui mais chance de amostragem inconclusiva em nódulos (aprox. 50%). Para nódulos sólidos geralmente é indicado core biopsy e nos casos de BIRADS 4A geralmente é realizada para confirmar benignidade (chance de ser tumor maligno entre 3% a 10%). Em caso de dúvidas, sempre procure seu mastologista para orientações detalhadas.
Deve fazer uma biopsia com agulha grossa (core) ou com agulha fina (PAF) . Depende do caso e da imagem do ultrassom.
O BI-RADS 4 tem o risco de cancer em até 10%.
Sua médica específica se quer com agulha grossa que obtém fragmentos para exame histopatogico ou agulha fina que obtém células para exame citologico.
Quanto mais tecido, mais facilidade para o patologista chegar a um diagnostico