Minha tia está com transtorno bipolar de humor, faz duas semana que ela Toma:5mg Rivotril, alenthus

6 respostas
Minha tia está com transtorno bipolar de humor, faz duas semana que ela
Toma:5mg Rivotril, alenthus 75mg, meio-dia: depakote 500mg, tarde: 0,5mg Rivotril e noite: 2mg Rivotril e depakote 500mg. Últimos dias ela está sem coordenação, não consegue se vestir, comer e fazer nada sozinha, é normal?
Não, não é normal. Dizer o que pode estar acontecendo com sua tia apenas com essas informações fica complicado. Sugiro que a leve numa unidade de pronto atendimento tão cedo puder.

Bom dia.

Os efeitos provocados pelas medicações podem ser bem diferentes dependendo do organismo individual de cada um. A mesma dosagem que não provoca qualquer efeito colateral em um paciente pode ser muito forte para outro. Não temos como prever quem vai ser mais sensível e quem vai ser mais tolerante a esses efeitos.

Nós psiquiatras costumamos ajustar as doses dos medicamentos conforme a reação de cada paciente.

Oriente sua tia que avise imediatamente seu psiquiatra para que ele possa fazer os ajustes necessários.

Atenciosamente.
Tal quadro descrito por você não é normal, logo não faz parte da sintomatologia esperada do transtorno bipolar, cujos portadores apresentam exame neurológico sem alterações se não houver comorbidades.
Possivelmente, a falta de coordenação motora é causada pelo rivotril, cuja dose parece excessiva (3mg por dia no total pelo que você descreveu), embora eu não saiba como estava o quadro psicopatológico de sua tia. Há uma conduta quase enraizada em nosso meio de prescrever-se benzodiazepínicos, como o clonazepam/rivotril, seja qual for a sintomatologia psiquiátrica de alguém. E, a partir dessa iatrogenia, é que surgem os portadores de dependência química a essas medicações, cujo uso além de três meses, na grande maioria das situações, leva bem a mais riscos, além da dependência, que benefícios. Há-de lembrar que os benzodiazepínicos não modificam a história natural de qualquer doença médica, e mesmo psiquiátrica, sendo apenas sintomáticos com uso temporário como já descrito.
Olá! Esses sintomas que sua tia apresenta não são compatíveis com o Transtorno Bipolar nem com a medicação. O mais adequado é ir ao Pronto Atendimento ou a um médico de confiança para avaliar o que está acontecendo. Também lembro a necessidade de procurar um profissional da área da psicologia para acompanhar o caso, pois a medicação psiquiátrica atua nos sintomas e a psicoterapia pode auxiliar a diagnosticar as causa. Abçs!
Sou psicóloga, mas concordo com a opinião do Dr. Que mencionou quanto ao Rivotril. É necessário refazer a avaliação da medicação, pois pode ser efeito de sobrecarga medicamentosa. Atendemos integradamente com a área médica, sendo muito importante o entendimento dessas ocorrências, para não se levar tudo para sintomas psicológicos.
Olá! o tratamento de primeira linha para o Transtorno de Humor Bipolar (com maior eficácia) é tanto o tratamento medicamentoso com psiquiatra quanto o tratamento psicoterápico com algum profissional (psicólogo ou psiquiatra) que trabalhe com a abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental. Com os dois tratamentos concomitantes o paciente pode levar uma vida autônoma e saudável. Essas reações que sua tia está tendo não estão de acordo com o esperado, sugiro voltar ao psiquiatra dela para ajustar a medicação ou ir em um pronto atendimento.