Minha sogra tem 66 anos. A 10 anos as pernas começaram a ficar arqueadas e está, agora, sentindo dor

3 respostas
Minha sogra tem 66 anos. A 10 anos as pernas começaram a ficar arqueadas e está, agora, sentindo dores nos joelhos. Por ser diabética estamos evitando fazer cirurgia. Existe alguma prótese mecânica para minimizar estas dores?
Há alguns anos existia uma ortese que forçava o joelho na direção desejada(contra o arqueamento)mas nunca vi alguem usar aqui no país e mesmo nunca vi alguém defendendo o uso desta.É possível outros tipos de tratamento de dor que não a artroplastia.Dependendo do grau de comprometimento de doenças como diabetes e outras,é possível a artroplastia.Mas é inegável que a probabilidade de complicações é maior.

O arqueamento das pernas são comuns em casos de artrose nos joelhos. Geralmente existe um comprometimento maior em um dos lados (interno ou externo) do joelho e ele pode entortar para dentro ou para fora. O problema disso é que, com o passar do tempo o desgaste costuma ir piorando em uma velocidade cada vez maior e isso leva à deformidade e dor.
Paciente com diabetes podem apresentar um aumento dos índices de complicações porém se a diabetes estiver controlado as chances de complicações são bem menores.
Com um tratamento clinico adequando antes da cirurgia o paciente pode realizar a artroplastia total de joelho, alinhar a perna, melhorar a dor e voltar a ter uma vida normal, inclusive voltar a fazer atividades físicas que possam ajudar a controlar de forma mais adequada o diabetes.
Procure um especialista em joelho de sua confiança para maiores esclarecimentos.
O arqueamento progressivo das pernas denota gravidade do problema artrose. Nos casos de artrose com arqueamento dificilmente será possível o controle da doença sem uma cirurgia de prótese. Qualquer outra tentativa apenas irá prolongar o sofrimento, portanto recomendo fortemente que procure um ortopedista especialista em cirurgia do joelho para realizar uma cirurgia de prótese total.