Minha sobrinha tem 8 anos e tá com medo tudo: de sair rua (assalto), quando para moto lado carro onde

16 respostas
Minha sobrinha tem 8 anos e tá com medo tudo: de sair rua (assalto), quando para moto lado carro onde está pensa vai assaltar. Quando pai demora chegar serviço se desespera pensando aconteceu algo,etc... Não dorme direito à noite. Medo ficar sozinha seu quarto. Requer tratamento psicológico?
Acredito que sempre antes de procurar um profissional deva se fazer uma tentativa de que uma pessoa da familia, no geral, pai ou mãe escute essa pessoa, sobretudo quando se tratar de jovens. Pedir para ela falar sobre, perguntar desde quando, pensar junto dela tentando verificar as possiveis causas e a partir disso ver se é possivel fazer algo ou se será necessário um profissional.
Fico a disposição

Danilo Alves da Cruz

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Levando em consideração o medo e este pensamento de que coisas ruins possam acontecer, é preciso dar atenção ao motivo para todo este medo. É preciso ver o que esta criança já viveu e até mesmo do que já presenciou, para que então seja possível compreender o como ela vê este mundo. Como foi dito acima esta conversa precisa começar com as pessoas que são responsáveis por ela. Um acompanhamento psicológico ajudaria a compreender melhor estas razões e auxiliar não só a sua sobrinha mas também aos pais nas melhores formas de enfrentar esta situação.
Você está com uma preocupação em relação à sua sobrinha, que tem manifestado medo de muita coisa, não é? Concordo em parte com a sugestão do colega acima, mas é importante que haja qualidade na escuta, seja de quem for. Certamente sua sobrinha pode se beneficiar de uma escuta profissional, onde encontre um ambiente de acolhimento, empatia e respeito à sua experiência.
O primeiro passo é escutá-la e um psicólogo especialista em criança poderá conduzir este atendimento da melhor maneira possível.
Um quadro como este precisa de uma avaliação mais acurada! Em geral pode começar em função do ambiente, portanto as pessoas envolvidas neste ambiente contribuem com o desenvolvimento do comportamento.
Necessitam senão de tratamento, pelo menos de informações tais como: Como lidar com as criancas - Propiciar um bom meio ambiente à criança, sem falas que a amedrontem, utilizando-se de comportamentos que a façam sentir-se segura, não exagerar o sintoma, sempre tranquiliza-la.
Como disse anteriormente, estas são situações em gerais. Se a criança já vivenciou traumas terá que trabalhar de forma mais profunda seus medos.
Em ambos os casos busque ajuda profissional.
Abraços,

Dra Adriana
Psicologia & Coaching de Vida
Somente um profissional qualificado e através de um estudo ou testes psicológicos pode garantir um resultado criterioso e dignostico dessa situacao. Também a avaliação de um médico psiquiatra ou neuro é importante. Não deixe a criança sofrer. Para evitar esse sofrimento existem profissionais qualificados.
Sem dúvida... a intervenção psicológica pode ser extrema importância e necessidade.
Um bom profissional, independente da abordagem, será capaz de auxiliar.
Porém a Terapia Cognitivo Comportamental tem técnicas eficazes e de breve resultado que podem trazer uma resposta a curto prazo.
A TCC trabalha com o Modelo Cognitivo que parte do pressuposto de que um determinado evento causa um pensamento, que gera um sentimento e determina a reação.
Provavelmente os pensamentos dela em relação aos fatos tem sido distorcidos da realidade e precisam ser trabalhados.
Procure um disgnóstico diferencial. Isto está parecendo FOBIA e não pânico. Procure o caso Hans, de Freud, se quiser estudar. É importante não rotular a criança com as "doenças da moda" ok.
Olá. Concordo com os colegas e sugiro que você procure um psicólogo para ajudar sua sobrinha e orientar sua família de que melhor forma agir com ela. Boa sorte
Sugiro procurar atendimento Psicológico para avaliação e acompanhamento. Abraços.
É de suma importância entender o que se passa com a criança, as vezes essa criança pode estar tendo pesadelos e tem dificuldade de separar o real do imaginário, criando assim uma angustia e temor.
Aconselho a orientar os pais sobre essa questão e você mesmo tentar captar essa informação de sua sobrinha...
sendo assim, se houver necessidade encaminhe para um especialista " Psicologo voltado para área infantil"!
parabéns pela sua percepção em relação ao comportamento da sua sobrinha! prevenir e estar atenta é o melhor caminho.
abraços,
É aconselhavél buscar ajuda de um profissional,o psicólogo poderá avaliar o caso da criança no sentido de investigar a origem dos seus medos e assim definir qual será o tratamento adequado.Geralmente para esses casos se faz necessário o tratamento através da psicoterapia.


Um abraço
Dra.Alana Priscilla Guimarães.
requer tratamento psicologico e psiquiatrico. Procure o quanto antes, parece um quadro de ansiedade fobia e precisa de medicamentos para diminuir os sintomas e voltar a ter uma vida normal.
Sim. E quanto mais jovem melhor, pois os jovens respondem muito ao tratamento e podem não precisar ficar tanto tempo. Vale a pena tu tentar.
Olá!
Não tenho duvida que ela precisa de um tratamento psicológico, porém, não fique angustiada. Aos 8 anos a criança vive a fase final em que é formado a estrutura cognitivo básica do ser humano. É como o alicerce de uma casa, se não estiver 100% de acordo com o projeto, provavelmente a casa vai trincar, porém, no caso da criança a diferença é que o projeto da vida vai sendo construído de acordo com as necessidades. No caso da sua sobrinha de 8 anos, provavelmente na fase de estruturação cognitivo, algumas experiências traumáticas foram armazenadas de forma disfuncional, criando assim crenças disfuncionais e naturalmente pensamento disfuncionais que causam sentimentos desagradáveis relacionados ao pânico de assaltos, principalmente relacionados a moto.
Pode ser por exemplo uma experiência traumática adquirida ao assistir "cidade alerta", em que uma criança não está preparada para assimilar cenas de assalto.
Em todo caso, procure um psicólogo TCC.
É necessário fazer uma avaliacao psicológica para saber o que causa o pânico

Especialistas

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Milena Cristina Da Silva

Milena Cristina Da Silva

Psicólogo

Assis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.