Minha sobrinha faz tratamento para fobia social, depressão e TOC, sendo diagnosticada por Cid10 de F29.

7 respostas
Minha sobrinha faz tratamento para fobia social, depressão e TOC, sendo diagnosticada por Cid10 de F29. Contudo, recentemente seu organismo não está processando a medicação, o que a levou a ter surtos durante o dia, que vão e voltam.
O que devemos fazer?
Olá!
É fundamental que sua sobrinha passe novamente por uma avaliação psiquiátrica, para revisão dos diagnósticos e adequação do tratamento. Pode ser necessário adição ou troca de medicamento ou ajuste de dose, por exemplo

Atenciosamente,
Dr. Daniel A. Cavalcante

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Diversos fatores biológicos, psicológicos e sociais podem afetar negativamente condições como a depressão, fobia social e TOC, levando a uma piora dos sintomas a despeito da medicação. No caso da presença de sintomas psicóticos e de outros transtornos mentais concomitantes, o tratamento adequado destes levaria a melhora da funcionalidade e alívio do sofrimento.
Podem ser usados medicamentos e técnicas psicoterapêuticas.
O mais aconselhável seria uma reavaliação no âmbito psiquiátrico e, ao mesmo tempo, que sua sobrinha tivesse a oportunidade de ser acompanhada por algum profissional de psicologia. Deste modo, haveria um diagnóstico por uma perspectiva mais ampla, além de ela poder usufruir de um espaço em que possa expor suas questões em que apresenta dificuldade. Espero ter ajudado.
Olá, tudo bem?
Pensando na sua pergunta, me vem uma dúvida?
Ela tem feito alguma terapia ou análise além do tratamento medicamentoso? Se a resposta é não. Eu indicaria que vocês deveriam procurar. Se sim, acredito que seja interessante levar essa questão para o analista.
O tratamento medicamentoso é útil, diminui os sintomas, entretanto a articulação dele com um forma que tente analisar as causas pode ser um forma mais potente de tratamento.
abc

Danilo Alves da Cruz
Sem dúvida alguma, retornar ao psiquiatra para uma reavaliação, e acompanhamento psicológico..


Atenciosamente : Roberta Araújo
Psicóloga / Psicanalista
Boa tarde!
É importante que sua sobrinha faça uma reavaliação com o psiquiatra, para que seja analisada a medicação e dosagem atual.
É importante informar também que nestes casos é muito importante um acompanhamento com multi- profissionais, para que haja controle da doença e qualidade de vida.
Indico que busque uma reavaliação do quadro com o psiquiatra para uma eventual ajuste da medicação e , acompanhamento com psicólogo. Considere ambos de extrema importância, já que o tratamento deve englobar o fator biopsicossocial. Levando em consideração os três fatores;_biológico, psicológico e *SOCIAL.

Especialistas

Patricia Barradas Batista

Patricia Barradas Batista

Médico clínico geral

Nova Iguaçu

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Manuele Eloy

Manuele Eloy

Psiquiatra

Anapu

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 90 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.