Minha rotina diária faz com que eu durma 02 (duas) horas, acordo por 30 (trinta) min. volto a dormir

4 respostas
Minha rotina diária faz com que eu durma 02 (duas) horas, acordo por 30 (trinta) min. volto a dormir por mais 05 (cinco) horas. Totalizando 07 horas de sono diárias, mas minha dúvida é quanto a interrupção, tendo em vista que as duas primeiras horas são dentro de um ônibus, isso é prejudicial?
Sim, a interrupção é prejudicial, faz você ter um sono mais superficial e menos restaurador. O ideal para a maioria das pessoas adultas é dormir 8h por noite, de preferência contínuas. Abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A primeira pergunta é: qual a sua satisfação com seu padrão atual de sono e VC OBSERVA SINAIS de SONOLENCIA EXCESSIVA DIURNA?
cansaço/sonolência/dificuldade de concentração e memória/cefaléias matinal /diminuição de energia, dentre outros...).
O mínimo de horas de sono contínuo recomendado para a população (qdo avaliamos desfechos sobre doenças cardiovasculares) é de 6 h sono/24h. Porém somente 10% da população consegue dormir 6h/noite e nao apresentam alterações de performance em testes neurocognitivos: ou seja somente 10% da população PODE dormir 6h/noite sem prejuízos. A média (80%) precisa de 7 a 8 h de sono/noite. Existe a possibilidade do Sono continuar bifásico(como nas crianças , por ex), onde a pessoa apresente dois picos de sono: o pp à noite e a "soneca" diurna, após o almoço normalmente. Mas somente UM ESPECIALISTA EM MEDICINA DO SONO poderá com vc avaliar toda sua rotina, a qualidade do seu sono e propor mudanças p aumentar a sua qualidade de vida.
É uma pergunta complexa. Primeiro, porque vc não dorme essas duas horas dentro de um ônibus por capricho. Segundo, porque vc é a única pessoa que poderá dizer se acorda repousado e preparado para a jornada de trabalho.
Aumente ao maximo possível as 5 horas. Simplifique a rotina do acordar e se dê mais tempo.
Infiro, também, que essa é uma situação passageira, e logo poderá dormir sem essa interrupção.
Concordo com os colegas, mas aparentemente você dorme dessa maneira porque está de acordo com sua possibilidade, devido à sua rotina. O ideal é dormir continuamente, mas se a sua rotina não permite devido ao deslocamento não há grande problema. O mais importante é avaliar se você acorda bem disposto, isto é, se seu sono é REPARADOR. Se for assim pode ficar tranquilo, não se preocupe, não existe nenhum risco. Muita gente fica bem com menos horas ou até dividindo o sono.

Especialistas

Andrew Miguel

Andrew Miguel

Psiquiatra

São Paulo

Schana Cristina C . S. Machado

Schana Cristina C . S. Machado

Fisioterapeuta

Balsa Nova

Cristiane Fumo dos Santos

Cristiane Fumo dos Santos

Médico do sono

São Paulo

Saint'Clair Augusto Magalhães Borges

Saint'Clair Augusto Magalhães Borges

Médico do sono, Otorrino

São Paulo

Fernando Augusto Alves Barbosa

Fernando Augusto Alves Barbosa

Neurologista

Arapongas

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Transtornos Do Sono
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.