minha psicóloga meu deu alta mesmo sabendo que ainda tenho muitas pendências comigo mesma, disse que

16 respostas
minha psicóloga meu deu alta mesmo sabendo que ainda tenho muitas pendências comigo mesma, disse que precisava me dar alta pra mim poder me virar sozinha. a questão é, a psicóloga pode fazer isso mesmo vendo que o paciente ainda apresenta crises ansiosas e depressivas recorrentes?
Olá! Talvez fosse importante você esclarecer com a profissional que lhe atendia qual é o objetivo dessa alta! O processo de alta precisa ser trabalhado a partir da avaliação do profissional em conjunto com o paciente e em comum acordo,ou encaminhamento para outro profissional se for o caso! Fico à disposição!

Olá, a princípio a alta deve ser feita em comum acordo entre profissional e cliente. Ela pode ser discutida ao longo do processo terapêutico ou pode ter sido feito algum combinado anterior. Alguns planos de saúde limitam o número de consultas psicológicas, por exemplo. Além disso, objetivos previamente combinados podem ter sido alcançados. Caso ainda se sinta com necessidade volte a conversar com a profissional buscando esclarecer melhor os objetivos e razões da alta feita por ela. Você pode pedir por escrito isso. Além disso, você pode buscar outras fontes de apoio psicológico na rede de atenção a saúde do seu município ou buscar outro profissional para um novo processo terapêutico. Ate mais.
Olá! Seria interessante você conversar com ela como se sente sobre a alta, caso já tenha feito isso e ela ainda insistir, se você se sentir à vontade, procure outro profissional, ele/ela pode inclusive ter outra visão sobre seu problema, isso pode te ajudar ainda mais. Espero ter te ajudado!
Cada psicologo trabalha de um jeito e deveria pensar no melhor para cada paciente. Vc não está sozinha. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível ansiedade que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Oi querida, tudo bem?
Tudo depende do que vocês acordaram entre vocês sobre os objetivos do tratamento. É provável que se ela te deu alta que vocês tenham atingido os objetivos contratados lá no início. Assim sendo, abre-se a possibilidade de iniciares um novo tratamento com novos objetivos.
Fico a disposição coso queiras iniciar esse novo tratamento comigo. Grande abraço
Olá! Parece-me que você está se sentindo abandonada pela sua psicóloga... Mas penso aqui que talvez não seja abandono, mas exatamente o contrário: talvez ela acredite na sua potência, que você pode dar conta sozinha, que você não depende dela! Talvez seja exatamente um sinal do quanto ela crê na sua força e na sua capacidade de continuar! De qualquer forma, acho que valeria tentar mais uma conversa com ela para você falar do seu sentimento diante da alta, quais são suas expectativas e quais são os seus medos... Acima de tudo, acredite na sua capacidade!
Olá!
Antes de tudo, procure se lembrar se ela mencionou lá no início como se daria o tratamento.. algumas abordagens tratam suas questões de forma "prática", com foco no objetivo (queixa principal) e a resolução daquela questão. São chamadas "Terapia Breve".

Depois, pode te ajudar a se sentir melhor quanto a situação, procure avaliar se ela REALMENTE disse que você precisa "se virar sozinha", ou se foi apenas o modo como você se sentiu.. trazer o nosso discurso pra realidade e avaliar se ele bate com o que realmente aconteceu, pode ajudar a gente a sofrer menos, pois cada vez que a gente conta, a gente se sente mais entristecido e, muitas vezes, nem foi assim que aconteceu de fato.. pense nisso!

Caso ainda esteja sentindo necessidade de continuar seu processo terapêutico, eu sugiro que você busque conhecer outras abordagens, outros profissionais e assim que se identificar com um/uma, recomeçar

Espero que fique bem!

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Olá! Tudo vai depender da forma como vocês estabeleceram o contrato terapêutico, mas sugiro que você leve pra ela suas angústias frente a essa alta, como se sente, quais sintomas tem, e que não concorda com esse posicionamento dela. Espero ter ajudado, abraços!
A questão da alta em processo psicoterápico é muito relativa. Difícil avaliar sem saber maiores detalhes do processo. Fato é que você sente que ainda precisa de apoio. Talvez possa procurar sua ex psicologa e conversar com ela, ou ainda, procurar outro profissional para te acompanhar nesse processo. Boa sorte. abraço!
Olá! Todo o processo terapêutico e até mesmo a alta deve ser combinado e avaliada com a participação ativa do paciente. Converse com a profissional para esclarecer sua dúvida e se não se sentir confortável, procure outra profissional.
O processo terapêutico deve ser desenvolvido em parceria psicólogo -paciente para alinhar expectativas e determinar objetivos porque no processo, cada um tem seu papel, o profissional entra com o conhecimento técnico e o paciente com o comprometimento para cumprir com o combinado, inclusive fazendo entre uma sessão e outra as atividades propostas, como acontece na TCC- Terapia Cognitivo Comportamental.
Antes da alta é realizada uma avaliação onde são analisados conjuntamente entre o psicólogo e o paciente os abjetivos conquistados de forma objetiva e clara e os pontos que ficaram em aberto e a necessidade de prorrogar ou encerrar o processo.
Devido a tudo isso, seria importante você conversar com a profissional que lhe atendeu para falar como se sente e entender o motivo da alta.
Para te ajudar gostaría de sugerir uma atividade prática: observe seus possíveis sucessos como a redução na frequência, duração de tempo ou intensidade das suas crises ansiosas ou depressivas. Tente lembrar das suas crises, quando aconteceram, onde você estava, o que estava fazendo, se estava sozinha ou com alguém, o que você pensava. Esse histórico vai te ajudar a conhecer os seus gatilhos (o que desencadeia suas crises) e a controlá-los melhor. Bom trabalho!
Olá boa tarde!

Até pode, no entanto isso costuma ser alinhado em conjunto com o paciente para que o combinado seja bem esclarecido e não aconteça de ficar sem entender os motivos da alta.
Isso vai depender muito também do tipo de abordagem e forma de trabalho de cada profissional.
Sinto muito que não esteja se sentindo apta a seguir sozinha, deve estar sendo angustiante pra ti.
Sei que nesse momento talvez seja desafiador confiar em outra profissional, mas caso se sinta confortável busque uma nova psicóloga que lhe permita se sentir acolhida e juntas possam seguir um melhor caminho para o seu processo.

Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia para mulheres - R$ 180
Olá!
Geralmente a alta é avaliada em conjunto com o paciente. No início do processo terapêutico, vocês conversaram sobre isso? Houve algum "combinado"?
Você pode entrar em contato com a profissional para esclarecer melhor a alta e dizer como se sente em relação a ela. Ou também pode buscar outra psicóloga.
Há uma hipótese de que sua psicóloga tenha visto necessidade de trabalhar sua autonomia. Porém, sua pergunta denota que esta visão não contempla toda a sua realidade. Caso você ainda confie e haja um bom vínculo terapêutico entre vocês, pode ser oportuno deixar mais claro o seu ponto de vista. Do contrário, é interessante, sim, buscar outro(a) profissional para tratar do que ainda lhe dói, emocionalmente.
Olá! A alta terapêutica é estabelecida entre o paciente e a profissional em uma conversa que cada um possa colocar o seu ponto de vista sobre os aspectos trabalhados e evolução. Parece que a sua psicóloga entende que você está apta a ter autonomia mas você não se sente assim. Desta forma é importante conversar com ela ou se não houver essa oportunidade procure por outra/o profissional. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Olá! Entendo que você tenha ficado aflita por achar que não poderia receber alta ainda e tenha entendido que ela pediu para você "se virar". Talvez a intenção dela tenha sido te dar autonomia e fazer buscar autorresponsabilidade. Analise com muita sinceridade dentro de você e avalie se precisa ainda de terapia. Se achar que precisa, converse com ela e se ela continuar achando que você já pode ter alta (talvez pelo combinado entre vocês), você pode buscar outra profissional.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!