Minha psicologa me diagnosticou com uma depressão psicótica. Depressão psicótica pode evoluir para

5 respostas
Minha psicologa me diagnosticou com uma depressão psicótica. Depressão psicótica pode evoluir para transtorno bipolar?
Prezado(a),
Não é possível entrar no mérito de seu diagnóstico específico, uma vez que é necessário tempo e empatia para sugerir uma hipótese plausível.
Por outro lado, generalizando, a “depressão psicótica” pode estar inserida em um transtorno de humor bipolar.
Havendo história familiar de qualquer transtorno, é necessário ter cautela extra e evitar o uso de antidepressivos sem estabilizadores. O que poderia deflagrar um episódio maníaco.
Fique bem.
Abs

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não se apegue aos rótulos!
Procure observar seus pensamentos. Tenha consciência do que você pensa. Isso ajudará você a discernir os pensamentos construtivos e funcionais dos destrutivos e disfuncionais. Descarte aqueles que geram sentimentos hostis e mantenha os que geram sentimentos alegres!
Esse é o caminho para uma vida saudável!
Requer esforço, mas vale a pena!
Um grande abraço,
Lea
A depressão unipolar se diferencia do transtorno bipolar e seus tratamentos são distintos. O diagnóstico de depressão com características psicóticas é feito a partir da história de sintomas relatados por quem é acompanhado e também pelas pessoas próximas. É de fundamental importância que seja feita uma avaliação da necessidade e tipo(s) de medicamento(s) prescritos no tratamento, pois, na depressão psicótica além de um humor deprimido, há a manifestação de delírios que podem prejudicar de forma mais intensa não só as atividades do cotidiano e vínculos como também a continuidade do tratamento.
Olá! Assim como falado pelo colega acima, não se trata de uma evolução no diagnóstico. Na verdade para se dar um diagnóstico é necessário um tempo maior de acompanhamento com o paciente. O importante nesse momento é realizar um tratamento em conjunto com o psiquiatra para dar conta dos sintomas psicóticos. Ele saberá avaliar uma possível troca de diagnóstico, muitas vezes em função da própria doença. Espero ter ajudado! Boa sorte!!!
Não. Uma depressão psicótica é uma síndrome depressiva onde ocorrem também sintomas psicóticos ( ouvir vozes, acreditar em ideias irreais). Em uma depressão grave, tanto na depressão puramente quanto na depressão do transtorno bipolar podem ocorrer tais sintomas.

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Rafaela Câmara

Rafaela Câmara

Psicólogo

Fortaleza

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 904 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.