Minha psicologa me diagnosticou com uma depressão psicótica. Depressão psicótica pode evoluir para

5 respostas
Minha psicologa me diagnosticou com uma depressão psicótica. Depressão psicótica pode evoluir para transtorno bipolar?
Prezado(a),
Não é possível entrar no mérito de seu diagnóstico específico, uma vez que é necessário tempo e empatia para sugerir uma hipótese plausível.
Por outro lado, generalizando, a “depressão psicótica” pode estar inserida em um transtorno de humor bipolar.
Havendo história familiar de qualquer transtorno, é necessário ter cautela extra e evitar o uso de antidepressivos sem estabilizadores. O que poderia deflagrar um episódio maníaco.
Fique bem.
Abs

Não se apegue aos rótulos!
Procure observar seus pensamentos. Tenha consciência do que você pensa. Isso ajudará você a discernir os pensamentos construtivos e funcionais dos destrutivos e disfuncionais. Descarte aqueles que geram sentimentos hostis e mantenha os que geram sentimentos alegres!
Esse é o caminho para uma vida saudável!
Requer esforço, mas vale a pena!
Um grande abraço,
Lea
A depressão unipolar se diferencia do transtorno bipolar e seus tratamentos são distintos. O diagnóstico de depressão com características psicóticas é feito a partir da história de sintomas relatados por quem é acompanhado e também pelas pessoas próximas. É de fundamental importância que seja feita uma avaliação da necessidade e tipo(s) de medicamento(s) prescritos no tratamento, pois, na depressão psicótica além de um humor deprimido, há a manifestação de delírios que podem prejudicar de forma mais intensa não só as atividades do cotidiano e vínculos como também a continuidade do tratamento.
Olá! Assim como falado pelo colega acima, não se trata de uma evolução no diagnóstico. Na verdade para se dar um diagnóstico é necessário um tempo maior de acompanhamento com o paciente. O importante nesse momento é realizar um tratamento em conjunto com o psiquiatra para dar conta dos sintomas psicóticos. Ele saberá avaliar uma possível troca de diagnóstico, muitas vezes em função da própria doença. Espero ter ajudado! Boa sorte!!!
Não. Uma depressão psicótica é uma síndrome depressiva onde ocorrem também sintomas psicóticos ( ouvir vozes, acreditar em ideias irreais). Em uma depressão grave, tanto na depressão puramente quanto na depressão do transtorno bipolar podem ocorrer tais sintomas.