Minha psicóloga é da gestalt. Eu a adoro mas sinto que já entendi minha gestalt e agora quero algo

5 respostas
Minha psicóloga é da gestalt. Eu a adoro mas sinto que já entendi minha gestalt e agora quero algo mais prático para tratar minha falta de amor próprio e insegurança.Que outra linha terapêutica poderia me trazer exercícios práticos no dia a dia?E a hipnose poderia ajudar nesses pontos específicos?
Existem várias abordagens que podem te ajudar. Porém, eu gosto muito de trabalhar com o EMDR, que é onde tenho encontrado o resultado mais rápido e eficaz.

Falta de amor próprio e insegurança? Será mesmo que algo que, como você diz, está no âmbito dos afetos pode ser alterado simplesmente pelo meio de "exercícios"?
Será que não é mais interessante descobrir de onde tais afetos e ao que estão associados?
Em relação a sugerir outra abordagem, é uma questão ética complicada, uma vez que você está em acompanhamento e por isso não recomendo diretamente uma, todavia, você pode buscar outro/a profissional caso tenha percebido que chegou em algum limite - que normalmente é onde esbarra a resistência do profissional - para que você venha a dizer que "entendeu sua gestalt".
O processo terapêutico depende da confiança e da perseverança no tratamento. Contudo pode ocorrer que o paciente não se adapte ao tratamento proposto. Por isso, sugere-se que o paciente busque por um profissional na qual possa estabelecer um maior grau de confiança. Importante reforçar o que já se disse que o processo terapêutico, particularmente de autoconhecimento, não se dá de forma breve. Contudo é possível aliar no processo uma investigação histórica bem como atividades práticas que possam produzir efeitos de curto prazo. Essa parece ser sua expectativa no momento. Por outro lado, é importante reconhecer que sua pergunta anuncia um sofrimento. A insegurança pode contribuir para a baixa autoestima. O amor próprio baseia-se na compreensão de si e na aceitação de si. Essa compreensão e aceitação passa por reconhecer as forças e experiências desde a infância que afetaram e influenciaram a cada um. Esse processo passa por ouvir o inconsciente.
Olá! Aqui está uma sugestão: Terapia EMDR. Se você busca uma relação direta com as circunstâncias que interferem diretamente na sua experiência, certamente a Terapia EMDR tem algo a oferecer. Abraço!
Realmente, nem sempre compreender o que acontece com a gente é suficiente para trazer as mudanças que gostaríamos que acontecessem na nossa vida. Nesses casos, a terapia cognitivo-comportamental tem estratégias práticas para serem utilizadas no dia-a-dia e que ajudam a modificar os pensamentos e comportamentos que nos trazem sofrimento. Essa abordagem também é indicada pela Associação de Psicologia Americana (APA) para tratar transtornos de ansiedade. De qualquer forma, é interessante que você converse com sua psicóloga sobre essas dúvidas. Como vocês tem uma boa relação terapêutica, podem encontrar alternativas juntas.