Minha psicóloga é da gestalt. Eu a adoro mas sinto que já entendi minha gestalt e agora quero algo

5 respostas
Minha psicóloga é da gestalt. Eu a adoro mas sinto que já entendi minha gestalt e agora quero algo mais prático para tratar minha falta de amor próprio e insegurança.Que outra linha terapêutica poderia me trazer exercícios práticos no dia a dia?E a hipnose poderia ajudar nesses pontos específicos?
Existem várias abordagens que podem te ajudar. Porém, eu gosto muito de trabalhar com o EMDR, que é onde tenho encontrado o resultado mais rápido e eficaz.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Falta de amor próprio e insegurança? Será mesmo que algo que, como você diz, está no âmbito dos afetos pode ser alterado simplesmente pelo meio de "exercícios"?
Será que não é mais interessante descobrir de onde tais afetos e ao que estão associados?
Em relação a sugerir outra abordagem, é uma questão ética complicada, uma vez que você está em acompanhamento e por isso não recomendo diretamente uma, todavia, você pode buscar outro/a profissional caso tenha percebido que chegou em algum limite - que normalmente é onde esbarra a resistência do profissional - para que você venha a dizer que "entendeu sua gestalt".
O processo terapêutico depende da confiança e da perseverança no tratamento. Contudo pode ocorrer que o paciente não se adapte ao tratamento proposto. Por isso, sugere-se que o paciente busque por um profissional na qual possa estabelecer um maior grau de confiança. Importante reforçar o que já se disse que o processo terapêutico, particularmente de autoconhecimento, não se dá de forma breve. Contudo é possível aliar no processo uma investigação histórica bem como atividades práticas que possam produzir efeitos de curto prazo. Essa parece ser sua expectativa no momento. Por outro lado, é importante reconhecer que sua pergunta anuncia um sofrimento. A insegurança pode contribuir para a baixa autoestima. O amor próprio baseia-se na compreensão de si e na aceitação de si. Essa compreensão e aceitação passa por reconhecer as forças e experiências desde a infância que afetaram e influenciaram a cada um. Esse processo passa por ouvir o inconsciente.
Olá! Aqui está uma sugestão: Terapia EMDR. Se você busca uma relação direta com as circunstâncias que interferem diretamente na sua experiência, certamente a Terapia EMDR tem algo a oferecer. Abraço!
Realmente, nem sempre compreender o que acontece com a gente é suficiente para trazer as mudanças que gostaríamos que acontecessem na nossa vida. Nesses casos, a terapia cognitivo-comportamental tem estratégias práticas para serem utilizadas no dia-a-dia e que ajudam a modificar os pensamentos e comportamentos que nos trazem sofrimento. Essa abordagem também é indicada pela Associação de Psicologia Americana (APA) para tratar transtornos de ansiedade. De qualquer forma, é interessante que você converse com sua psicóloga sobre essas dúvidas. Como vocês tem uma boa relação terapêutica, podem encontrar alternativas juntas.

Especialistas

Thalia Gabriela Cichaczewski

Thalia Gabriela Cichaczewski

Psicólogo

Novo Progresso

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.