Minha primeira gestação 38 semanas bebê com 4160kg ,meus exames normais , pressão arterial

3 respostas
Minha primeira gestação 38 semanas bebê com 4160kg ,meus exames normais , pressão arterial boa , mas minha médica insiste que eu faça cesariana por que o bebê está grande. Queria mesmo o parto normal mas tenho que pensar no que é melhor pro meu filho.Devo fazer a cesariana?
Em pacientes de baixo risco, ou seja, sem doenças associadas, a literatura recomenda cesariana eletiva quando o peso fetal estimado for igual ou maior a 4500g. Entretanto, apenas o peso fetal não pode definir a via de parto. É fundamental ter uma boa avaliação da bacia e conversar abertamente com a paciente para saber a disposição da mesma em enfrentar este trabalho de parto, que certamente é mais prolongado, desgastante, tanto física como emocionalmente, e tem maior chance de fracasso. Um bebê grande aumenta a chance de cesariana, de hemorragia no pós-parto, de necessidade de realização de manobras para extração do bebê, de parto operatório e de lacerações vaginais. Não havendo contraindicações ao parto vaginal, esta decisão deverá ser tomada em conjunto com seu obstetra, levando-se em conta todas as variáveis mencionadas.

Sim um bebê grande é chamado de macrossomico quando tem peso fetal acima de 4kg porém também sabemos que a ultra-sonografia pode errar muito com relação a estimativa de peso fetal!
Devemos afastar o Diabetes gestacional que é uma causa frequente de Bebês grandes macrossomicos e neste caso confirmaria o ultra-som com possibilidade de parto normal difícil ou de insucesso!
Temos que avaliar a altura, bacia e tipo físico da mãe que pode ser grande proporcional ao bebê.
No caso de esperar o trabalho de parto além de 40 semanas seria ruim porque isso aumentaria ainda mais progressivamente o ganho peso fetal com bebé cada vez maior.
Uma opção a ser avaliada em conjunto com a mãe seria a indução do parto a partir de 39 semanas se as condições do colo uterino estiverem favoráveis para evitar assim um bebê ainda maior no momento do Parto.
Na primeira gravidez é desejável a tentativa de parto normal sempre que possível, chama-se isso de prova de trabalho de parto!
Realmente o peso estimado é de um bebê relativamente grande, mas não quer dizer que não possa nascer de parto via baixa.
É muito difícil opinar sem examinar, pois não sei como é sua pelve, seu colo do útero, se já tem alguma modificação, se o feto já tá encaixado, ...
O que eu costumo dizer pras minhas pacientes é que induzir um parto do zero pode ser muito frustrante nessas circunstâncias, pois pode demorar e não dar "certo".
Não existe regra, mas um boa pratica seria aguardar até 40-41 semanas, fazendo avaliação do bem estar fetal 1-2x/ semana e caso nada acontecesse até lá e o colo fosse desfavorável, se marcaria a cesariana.
É uma combinação que costumo seguir com minhas pacientes e geralmente funciona e da tempo da natureza agir.
Converse com sua obstetra,que lhe conhece melhor que todos, e decidam a melhor opção pra você e seu bebê!