Minha primeira gestação 38 semanas bebê com 4160kg ,meus exames normais , pressão arterial

3 respostas
Minha primeira gestação 38 semanas bebê com 4160kg ,meus exames normais , pressão arterial boa , mas minha médica insiste que eu faça cesariana por que o bebê está grande. Queria mesmo o parto normal mas tenho que pensar no que é melhor pro meu filho.Devo fazer a cesariana?
Em pacientes de baixo risco, ou seja, sem doenças associadas, a literatura recomenda cesariana eletiva quando o peso fetal estimado for igual ou maior a 4500g. Entretanto, apenas o peso fetal não pode definir a via de parto. É fundamental ter uma boa avaliação da bacia e conversar abertamente com a paciente para saber a disposição da mesma em enfrentar este trabalho de parto, que certamente é mais prolongado, desgastante, tanto física como emocionalmente, e tem maior chance de fracasso. Um bebê grande aumenta a chance de cesariana, de hemorragia no pós-parto, de necessidade de realização de manobras para extração do bebê, de parto operatório e de lacerações vaginais. Não havendo contraindicações ao parto vaginal, esta decisão deverá ser tomada em conjunto com seu obstetra, levando-se em conta todas as variáveis mencionadas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim um bebê grande é chamado de macrossomico quando tem peso fetal acima de 4kg porém também sabemos que a ultra-sonografia pode errar muito com relação a estimativa de peso fetal!
Devemos afastar o Diabetes gestacional que é uma causa frequente de Bebês grandes macrossomicos e neste caso confirmaria o ultra-som com possibilidade de parto normal difícil ou de insucesso!
Temos que avaliar a altura, bacia e tipo físico da mãe que pode ser grande proporcional ao bebê.
No caso de esperar o trabalho de parto além de 40 semanas seria ruim porque isso aumentaria ainda mais progressivamente o ganho peso fetal com bebé cada vez maior.
Uma opção a ser avaliada em conjunto com a mãe seria a indução do parto a partir de 39 semanas se as condições do colo uterino estiverem favoráveis para evitar assim um bebê ainda maior no momento do Parto.
Na primeira gravidez é desejável a tentativa de parto normal sempre que possível, chama-se isso de prova de trabalho de parto!
Realmente o peso estimado é de um bebê relativamente grande, mas não quer dizer que não possa nascer de parto via baixa.
É muito difícil opinar sem examinar, pois não sei como é sua pelve, seu colo do útero, se já tem alguma modificação, se o feto já tá encaixado, ...
O que eu costumo dizer pras minhas pacientes é que induzir um parto do zero pode ser muito frustrante nessas circunstâncias, pois pode demorar e não dar "certo".
Não existe regra, mas um boa pratica seria aguardar até 40-41 semanas, fazendo avaliação do bem estar fetal 1-2x/ semana e caso nada acontecesse até lá e o colo fosse desfavorável, se marcaria a cesariana.
É uma combinação que costumo seguir com minhas pacientes e geralmente funciona e da tempo da natureza agir.
Converse com sua obstetra,que lhe conhece melhor que todos, e decidam a melhor opção pra você e seu bebê!

Especialistas

Gisele Tolaini Gomes Pereira

Gisele Tolaini Gomes Pereira

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

Agendar uma visita
Paulo Rodrigo Faria Rodrigues

Paulo Rodrigo Faria Rodrigues

Ginecologista, Especialista em diagnóstico por imagem

Campinas

Agendar uma visita
Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita
Nayara Santos

Nayara Santos

Ginecologista

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Parto normal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.