Minha prima teve crises convulsivas subsequentes (+ou- 7 crises) e já no hospital uma parada cardíac

2 respostas
Minha prima teve crises convulsivas subsequentes (+ou- 7 crises) e já no hospital uma parada cardíaca, foi entubada, mas após a desentubação ela não acordou, porém ela abre parcialmente o olho, meche, meche a boca, consegue deglutir, meche o corpo ao tocar (como se assustasse). Ele é diabética e já havia tido outras crises convulsivas, mas nenhuma que a levasse a esse quadro. Será que ela tem chances de cura ? É possível as crises convulsivas terem gerado uma lesão muito grave no cérebro?
Dr. João Welberthon Matos Queiroz
Neurocirurgião, Especialista em dor
Fortaleza
Olá, para melhor avaliação seria recomendado investigação complementar com realização de exame de imagem do encéfalo e realização de exame físico neurológico completo, após esta avaliação é possível avaliarmos o grau de comprometimento, sequelas e prognóstico, avaliando ainda a possibilidade de instituição de alguma estratégia de tratamento que possa buscar uma melhor qualidade de vida e melhora do quadro atual.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Egmond Alves
Neurocirurgião
Sorocaba
Olá! Sinto muito pelo que sua prima está passando — é uma situação muito delicada, e totalmente compreensível sua angústia.

Crises convulsivas múltiplas, seguidas de parada cardíaca, podem sim causar sofrimento ao cérebro, principalmente se o oxigênio ficou comprometido por um tempo. Mesmo assim, o fato de ela estar abrindo os olhos, reagindo ao toque e deglutindo são sinais importantes e positivos de função neurológica preservada.

O cérebro tem uma capacidade incrível de recuperação, especialmente com um bom suporte clínico e neurológico. Mas é fundamental entender a extensão da possível lesão através de exames como tomografia, ressonância e avaliação neurológica detalhada.

Sim, existe chance de recuperação — mas tudo depende da causa das crises, do tempo de parada cardíaca, dos danos envolvidos e da resposta dela ao tratamento nas próximas semanas.

Se a família desejar, posso acompanhar o caso em consulta ou ajudar a interpretar exames e orientar sobre os próximos passos. Em situações assim, cada detalhe conta.

Especialistas

Fernanda Schuh Martins

Fernanda Schuh Martins

Neurologista, Neurofisiologista

Porto Alegre

Gabriella Braga da Cunha Silva

Gabriella Braga da Cunha Silva

Neurologista

Belo Horizonte

Paula Baleeiro Rodrigues Silva

Paula Baleeiro Rodrigues Silva

Neurologista

Salvador

João Gabriel Teixeira Mota

João Gabriel Teixeira Mota

Neurologista

Salvador

Flavio Bernardes

Flavio Bernardes

Neurologista, Médico do trabalho

Tijuca

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 140 perguntas sobre Convulsões
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.