Minha nora foi diagnosticada com epilepsia, ela está vivendo com meu filho na Bélgica, a cerca de 7

16 respostas
Minha nora foi diagnosticada com epilepsia, ela está vivendo com meu filho na Bélgica, a cerca de 7 meses que não havia manifestação, mas nas últimas semanas tem tido com uma certa frequência, meu filho entende e sabe como ajudá-la, mas acredito que ele está começando a ter ansiedade, eu gostaria de saber como lidar com a situação é como posso ajudar ?
Olá! Realmente é importante que seu filho cuide da saúde mental dele, é comum em casos semelhantes que do aquele que cuida sofrer em silêncio e se sentir sobrecarregado e ansioso. O ideal seria que ele buscasse apoio psicológico através da terapia para que ele se perceba mais e possa estar mais estruturado para os desafios.
Desejo sorte e um Bom Caminho para você, seu filho e sua nora!

Seria interessante ele ter um apoio psicológico para saber como lidar com as situações e saber lidar com a ansiedade.
O Sistema de Saúde na Bélgica é bem diferente do nosso. Quando o indivíduo necessita ir a um médico, ele o fará, realizará os exames e será reembolsado do tratamneto. Caso o profissional perceba a necessidade de um tratamento de apoio àquele que presta tratamento o processo será o mesmo.
Por tratar-se de um país com sede em resolução de conflitos e no momento que vivemos chega a ser quase palpável sentimentos como o medo, ansiedade, desconforto geral, a terapia mesmo on line daria uma boa base para o casal. Além da própria condição climática que favorece uma certa melancolia, pois os dias nublados, de garoa e frio, são bastante representativos. Espero ter contribuído e entendo muito bem sua preocupação como mãe. Meu filho morou lá por 7 anos.
Olá, poderia sugerir ao seu filho uma psicoterapia online com algum brasileiro. Dessa forma ele ampliaria as ferramentas para lidar com e esposa e também para compreender bem essa ansiedade. Se achar necessário, estou à disposição.
Olá! Com esta distância talvez você sinta-se de mãos atadas. A situação do seu filho poderá ser amenizada se tiver boa orientação médica para entender o quadro e os riscos que a companheira corre. Por outro lado, parece que ele teme pela vida dela, principalmente se as crises acontecerem longe dele. Será que possuem uma rede de apoio por lá? Isto certamente traria alguma segurança. São vários pontos que eles podem pensar em como criar estratégias para lidar com a situação e sentirem-se com maior gerência. Mas um grau de alerta sempre haverá, pois as manifestações de epilepsia são imprevisíveis. Talvez ter com quem se abrir sem temer incomodar também seja importante e para isto seria bom ter acompanhamento psicológico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá! Você trouxe a informação que sua nora está tendo crise com mais frequência, e isso é importante ser observado , ver o tratamento adequado para este quadro, pois não é comum ter crises epiléticas. Com relação ao seu filho , que é o cuidador nos momentos de crise de sua nora , é importante também, ter a sua saúde mental em equilíbrio, pois em diversos casos sempre olhamos para quem é cuidado e esquecemos do cuidador. Com certeza , ele pode estar desenvolvendo um quadro de ansiedade , que é o receio , o medo de que algo futuro ( crises epiléticas) aconteça. Quando estamos longe do nosso local de acolhida, no caso o casal que está na Bélgica, esta crise de ansiedade pode ser intensificada, pelo receio de não saber ao certo quem procurar , para dar apoio nestas horas. Você como pai , está com preocupação genuína, e não quer ver este casal , passando por está situação. O melhor , a meu ver , é indicar terapia a seu filho , onde ele conseguirá ter um apoio emocional neste momento , e também compreender a melhor dinâmica para o momento em que está passando. Hoje temos o recurso da terapia on line , onde ele pode ter suas sessões com tranquilidade, diretamente de sua casa, na Bélgica! Forte abraço!
Bom dia!!!
Acredito que o trabalho da Constelação Familiar aliada a um estudo da Árvore Genealógica poderá auxiliar no tratamento e na cura dos sintomas da sua nora. Em 2 atendimentos já verificamos uma melhora muito significativa.
Eu posso ajudá-la em atendimento online.
Me coloco à disposição.
Um abraço.
Olá. Tudo bem?
O melhor que você como mãe pode fazer por ele é oferecer uma escuta acolhedora, onde ele possa falar e dividir suas angustias.
Anda assim seria importante que o mesmo procure acompanhamento psicológico onde vive, ou mesmo de maneira online. E também a esposa deve buscar atendimento médico e adequar medicação para prevenir as crises de epilepsia.
Olá! Ideal seu filho procurar atendimento psicológico, vai ajudar muito. Melhor seria, com um profissional da terra natal dele, dá mais conforto e entendimento.
Abraço!
Olá , tudo bem?
Não sei se já ouviu falar dos benefícios da cannabis medicinal no tratamento da epilepsia. Existem inúmeros trabalhos científicos à respeito. ( Review of the neurological benefits of phytocannabinoids.) por exemplo, Dado seu efeito neuroprotetor, a cannabis medicinal ou CDB ajuda a evitar as convulsões associadas á ela.
Aqui no Brasil existe uma plataforma gratuita chamada Dr.Cannabis que propicia e facilita o acesso de forma legal ao CDB , eles fornecem uma relação de diversos médicos que prescrevem e orientam quanto à obtenção da mesma.
Lá seu filho pode obter mais informações inclusive a respeito de como obter a cannabis fora do Brasil. Acredito que na Bélgica seja mais fácil ainda, a depender da legislação lá...
No caso do seu filho, é natural que esteja muito ansioso e angustiado pelo quadro apresentado pela esposa.
Sugiro que ele procure uma ajuda psicológica para que possa atravessar esse período com mais equilíbrio e resiliência , até que a cura/remissão ocorra.
Espero ter ajudado! Boa sorte!
Olá!! Entendo a sua angustia e desejo de ajudar o seu filho a lidar melhor com tudo o que está acontecendo. A ansiedade é um mecanismo natural do organismo, porém se vier a gerar prejuízos e desconfortos requer uma atenção especial. É importante que crie-se uma rede de apoio, é uma ferramenta vital para manter a saúde mental e bem-estar e consiga lidar com as dificuldades que vem surgindo. Outra coisa a se pensar é procurar ajuda de um psicólogo e na terapia entender as reais causas do sofrimento e encontrar ferramentas que auxiliem no cuidado.
Primeiramente, é importante reconhecer que a epilepsia pode ser uma condição desafiadora tanto para quem a possui quanto para os familiares. É compreensível que seu filho possa estar preocupado com a saúde da esposa, especialmente se ela está tendo mais manifestações recentemente.

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é oferecer apoio emocional ao seu filho e à nora, mostrando que está disponível para ouvir e ajudar no que for necessário. Você pode incentivá-los a conversar com profissionais de saúde especializados em epilepsia para obter orientações sobre tratamentos e manejo da condição.

Além disso, você pode ajudar o casal a encontrar recursos disponíveis na Bélgica, como grupos de apoio, que podem ajudá-los a lidar com a epilepsia de forma mais eficaz. Também é importante lembrar que o estresse e a ansiedade podem piorar a condição de epilepsia, então você pode ajudá-los a encontrar maneiras de reduzir o estresse, como atividades físicas, relaxamento ou meditação.

Por fim, é importante lembrar que cada pessoa é única e a forma como cada um lida com a condição pode variar. Certifique-se de que seu filho e a nora estejam recebendo o apoio necessário e busque aconselhamento de profissionais de saúde especializados em epilepsia para obter orientações mais específicas sobre como lidar com a condição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
A melhor pessoa para responder como ajudá-lo é seu filho. Penso que quando queremos ajudar alguém é importante ter em mente que não temos como resolver a questão pela pessoa, somente, justamente, ajudá-la. Penso que você pode ser rede apoio para ele, mantendo um canal de comunicação, acolhimento e informação. Abraço.
Olá, eu aconselho que o seu filho, tenha um apoio psicológico, onde o mesmo possa até mesmo fortalecer emocionalmente para administrar melhor os momentos de crises de sua esposa. Abraços
Olá! Importante que sua nora consiga os cuidados adequados à questão de saúde dela, isso trará mais segurança a todos os que estão envolvidos. Seu filho é o apoio para a esposa dele, e você pode ser o apoio dele, em contrapartida. Se dispor a escutá-lo e fortalecê-lo sempre que for possível é importante. Uma forma de ajudá-lo é, também, incentivá-lo a procurar um acompanhamento profissional, pois assim ele pode desenvolver suas próprias estratégias e lidar com seu contexto de uma forma mais tranquila. Hoje temos vários psicólogos que atendem brasileiros residindo no exterior. Estou à disposição!
Ola! A epilepsia é uma doença neurológica e pode na maioria das vezes ser hereditária. Os cuidados são a base de medicamentos anticonvulsivos. A psicoterapia é indicada para obter o conhecimento e controle de "gatilhos" que possam ser os motivos. Com o controle adequado medicamentoso e psicoterapia surtem bons resultados. Obs sou epileptica tenho 62 anos e levo minha vida normal, tive muito conhecimento do problema. Sou psicóloga e neuropsicóloga.