Minha namorada é border, e estamos morando juntos a 1 ano e 8 meses. Ela quer se casar, contudo não

5 respostas
Minha namorada é border, e estamos morando juntos a 1 ano e 8 meses. Ela quer se casar, contudo não tenho certeza se é o momento certo, até pelo pouco tempo só que quando falo isso, geram diversas brigas, ataques de fúria e pertences destruídos. Como agir nesta situação?
Olá! Realmente pode ser bem difícil se relacionar com o Transtorno de Personalidade Borderline, tanto para você, como para ela. É importante que você tente não tomar como pessoal as reações intensas que ela tem nesse momento. Seria importante que você também pudesse fazer terapia para aprender a lidar com tudo isso.

E apesar de não existir uma maneira correta para lidar com essa situação, algumas coisas costumam funcionar melhor. Ouça com atenção o que ela tem a dizer, tentando entender a emoção que ela está sentindo, mas evite ser categórico ao afirmar coisas como "eu sei como você está se sentindo" porque isso pode aumentar as respostas emocionais dela. Por último, tente ajudá-la a econtrar uma solução para o que ela está buscando, provavelmente o casamento é uma maneira dela se sentir mais segura e amada na relação com você. Existem outras formas que podem ajudá-la a sentir que você gosta e está com ela? Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entre as características do transtorno de personalidade borderline podemos encontrar: medo do abandono (real ou imaginado), raiva intensa e um baixo limiar às frustrações. Essas características podem dificultar conversas delicadas com a sua namorada, pex. sobre casar. Ao dizer que acha melhor esperar um pouco, ela pode sentir que você na verdade irá abandoná-la, e frustando um desejo dela podem surgir os ataques de fúria que você cita acima.
Não existe jeito certo de agir nessas situações mas sugiro que ao conversar com ela tente estar em um momento mais sereno, tente comunicar o que você quer de maneira clara para evitar interpretações equivocadas e se certifique que ela está entendendo (na maioria das vezes que o falamos não é a mesma coisa que o outro escuta e vice-versa, uma dica!).
É importante que fique claro que talvez você sozinho não consiga fazê-la enxergar que seu intuito não é abandonado-la, sendo fundamental que ela tenha um acompanhamento psicológico que a dê suporte.
Acredito que se ela não faz acompanhamento vai dificultar ela trabalhar essa situaçao.
Se vai continuar o namoro, seria interessante se consultar com um psicoterapeuta, pois não é fácil conviver com quem vive nas polaridades das emoções. Pode se sentir minado, cansado, confuso.
A convivência com pessoas com transtorno de personalidade é muito dificil, voce ja esta tendo sinais com apenas um anone pouco de namoro, é importante que ela faça terapia e acompanhamento com psiquiatra para tratar os sintomas da doença . É implrtante que voce também procure ummprofissional para saber lidar e entender este relacionamento e suas consequencias !!

Especialistas

Bruna da Silva Moreira

Bruna da Silva Moreira

Generalista

Rio do Campo

Isabella Silveira de Almeida

Isabella Silveira de Almeida

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Roberta Muniz

Roberta Muniz

Generalista

Belo Horizonte

João Octávio Celante Da Silva

João Octávio Celante Da Silva

Generalista

Pelotas

Grasiely Sales

Grasiely Sales

Psicólogo

Formiga

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 261 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.