Minha namorada, além de transtornos alimentares causados na época da escola, tem tido falta de vontade
11
respostas
Minha namorada, além de transtornos alimentares causados na época da escola, tem tido falta de vontade de ir ao trabalho, não consegue expressar como se sente, crises de choro, muito estresse, tristeza. Como devo proceder?
Aconselho acompanhamento psicoterápico, independente da abordagem clínica do profissional pois, o objetivo maior no processo terapêutico é o autoconhecimento. Sua namorada irá compreender melhor essas questões que está vivenciando. Um abraço.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sua namorada, pelo que você descreve, parece estar passando por uma angústia muito grande. Tal questão pode acarretar em sintomas no corpo, nos quais você já descreveu pelo menos um (problemas na alimentação).
Além disso, as outras questões do qual alega parecem ser desdobramentos de algo do qual ela não consegue falar, sendo que a partir do momento que há dificuldade de se expressar, os sintomas normalmente começam a recair sobre o corpo.
Uma escuta analítica poderia aliviar tais questões, pois, ao ter um lugar onde ela poderá se sentir a vontade para falar sobre tais problemas,abre-se uma possibilidade de melhora em um futuro próximo.
Além disso, as outras questões do qual alega parecem ser desdobramentos de algo do qual ela não consegue falar, sendo que a partir do momento que há dificuldade de se expressar, os sintomas normalmente começam a recair sobre o corpo.
Uma escuta analítica poderia aliviar tais questões, pois, ao ter um lugar onde ela poderá se sentir a vontade para falar sobre tais problemas,abre-se uma possibilidade de melhora em um futuro próximo.
Olá, sem dúvida ela deve procurar ajuda profissional, no caso terapia. No tratamento ela conseguirá falar, se abrir e assim trabalhar essas questões que estão angustiando. Na linha psicanalítica, ela poderá trabalhar questões do passado e assim entrar em contato com essas questões que afligem hoje. O profissional precisa descobrir de onde vem essa falta de apetite e falta de ânimo para viver a vida dela.
Seria aconselhável ela procurar um psicólogo, preferencialmente que segue a linha Cognitivo Comportamental para que possa iniciar um processo de auto conhecimento, entendendo como ela pensa, sente e consequentemente se comporta.
Atuando no presente para construir um futuro mais positivo.
Atuando no presente para construir um futuro mais positivo.
Olá. Desanimo ou falta de interesse podem estar associados a possíveis necessidades de mudanças que na maioria das vezes temos dificuldades de assumir ou até mesmo enxergar. Rever os propósitos de vida podem nos assinalar as ações que devemos tomar. Um emprego que não nos agrada, uma profissão que não encanta, são possíveis situações que podem nos trazer este desconforto. Sem contar com outros aspectos que permeiam a nossa vida. Em algumas situações, podemos precisar de apoio para estas conclusões e, se for o caso, busque uma terapia, ela pode ajudar. Tente e seja feliz.
olá! imagino que você esteja bem preocupado com sua namorada e as coisas não estão nada fáceis... ela com certeza precisa de ajuda especializada multidisciplinar (psiquiatra, psicólogo e nutricionista) porque não é fácil lidar com esse tipo de problema. e você pode ajudá-la, apoiando nos momentos difíceis e incentivando-a na busca por tratamento. o apoio de amigos, parentes e companheiros é essencial porque alguém que teve ou tem um transtorno alimentar tende a se isolar; por isso talvez ela não consiga expressar suas angústias e demais sensações. um abraço!
Sua namorada pode estar atravessando um episódio depressivo, ou apresentar transtorno de humor depressivo. Um psicólogo poderá amadurecer o correto diagnóstico, considerando o histórico clínico, bem como, fazer os encaminhamentos necessários, conforme as especificidades do quadro. Imprescindível que você demonstre a ela que existem formas de lidar com tais dificuldades, e que várias pessoas passam pelo mesmo problema, encontrando um suporte com um profissional capacitado.
boa sorte e forte abraço
boa sorte e forte abraço
O ideal é você tentar conversar com ela ou ver se existem outras pessoas próximas com quem ela possa se abrir. Como você disse, possivelmente ela também não compreende os motivos do sofrimento. Um psicólogo que se mantém em constante aperfeiçoamento, em geral, é mais qualificado, independentemente da abordagem teórica que segue. Ajudá-la na escolha desse profissional pode ser um caminho e pode demonstrar a ela apoio e compreensão de sua tristeza, mas, antes de tudo, é ela quem precisa sentir se gostaria de fazer um acompanhamento psicológico. Então, a ajuda que você pode oferecer a sua namorada seria a compreensão de seus sentimentos, amor, carinho e suporte para ela ter segurança para procurar um profissional qualificado. Na psicoterapia, caso aceite, ela irá conversar e ser incentivada a se abrir, por isso é essencial que ela tenha um primeiro contato e veja se sente acolhida. Dra. Nara Helena Lopes
Sua namorada necessita de ajuda profissional. Procure um Psicanalista na sua região para iniciar uma análise para que ela possa ir mais além da superfície desse sintomas apresentados.
Acredito que, num primeiro momento, seja importante que demonstre a ela sua preocupação com como ela está, como demonstra aqui através da busca por ajuda no site. Isso pode ajudá-lo na comunicação com ela para que possa entender um pouco melhor o que está acontecendo e se ela sente que esse é um sofrimento que precisa de cuidado nesse momento. Digo isso pois um dos aspectos importantes para que o tratamento psicológico tenha sucesso é o desejo do paciente em se tratar. Se chegarem a conclusão que sim, sugiro que procurem por um Psicoterapeuta da abordagem que ela se identifique mais (é possível uma ideia das principais abordagens teóricas através de pesquisa rápida no Google).
Olá!
Acredito que sua namorada esteja necessitando de ajuda profissional, procure um psicólogo e se houver necessidade de outras intervenções o psicólogo fara o encaminhamento.
Acredito que sua namorada esteja necessitando de ajuda profissional, procure um psicólogo e se houver necessidade de outras intervenções o psicólogo fara o encaminhamento.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Toda vez que eu me alimento, começo a me sentir mal e enjoado. Percebo, que esses sintomas, ocorrem, porque começo a imaginar o processo do alimento em meu corpo. Desde o ato de mastigar, engolir até o processo de digestão. Muitas vezes, deixo de me alimentar por conta desses pensamentos intrusivos,…
- Olá boa noite a algumas comidas que me causa aversão só de olhar para elas, chegando a causar sintomas físicos como mal estar e estômago inchado e vontade de vomitar
- Tenho 21 anos, mas desde nova tenho muito problema com legumes e verduras. Eu consumo bastante frutas (tangerina, maçã, laranja, banana...), mas sempre que tento comer qualquer salada, legume e verdura, tenho crises de choro intensas e vômito. As vezes as crises de choro acontecem antes mesmo de colocar…
- Tenho uma filha de 7 anos ela descobriu a pouco tempo que a carne vem dos animais e não quer comer, o problema é que ela chora quando faço ou vê o pai ou a mãe comendo e se recusa se alimentar se comermos carne, ela fala que só de ver nos comendo, ela perde a vontade de comer qualquer outra coisa. Paramos…
- Emetofobia faz parte de um transtorno alimentar? As vezes fico com medo de comer certos alimentos que eu gostava muito.
- Fico muito tempo sem comer, aí quando vou comer, faço a ingestão de bastante carboidrato, como arroz por exemplo. Isso é prejudicial?
- Há alguns meses não consigo comer direito, perdi totalmente a vontade de comer, não gosto de comer, nunca me senti bem com minha aparência, não vejo diferença quando olho no espelho mas as pessoas percebem que emagreci, atualmente tenho 1,68 m e peso 42kg, no início passei com nutricionista, fiz academia,…
- As vezes fico horas sem comer e me sinto mal depois de qualquer refeição, pois sinto como se eu estivesse engordando, mesmo não ganhando peso, oque está acontecendo comigo?
- Olá. Faço o jejum intermitente há dois meses, estou me sentindo muito bem e sem problemas, mas passando o periodo do jejum não sinto fome. O que fazer: forçar e comer ou esperar mais tempo e comer somente quando sentir forme? Muito obrigado.
- Deste que operei de uma mastectomia que fiquei longe do trabalho sinto muita vontade de comer arroz cru e como muito o dia todo que mal pode mim causar ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 44 perguntas sobre Distúrbios alimentares
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.