Minha mulher, com quem sou casado há 25 anos e não temos filho, nunca demonstrou sentir amor por mim

18 respostas
Minha mulher, com quem sou casado há 25 anos e não temos filho, nunca demonstrou sentir amor por mim e tem aversão pelos meus filhos, do meu casamento anterior, e demais parentes meus. Por outro lado, demonstra um carinho e preocupação excessivos pelos parentes dela. Ocorre que sempre que tentei me divorciar, ela se faz de vítima, me ameaça, coloca todos contra mim, inclusive meus próprios filhos, e eu acabo desistindo da ideia. Tem saída para este caso? O que devo fazer?
Penso que para definir o que você deve fazer, primeiramente, é importante compreender o que você quer fazer.
Se você não conseguiu se separar até hoje é porque não está bem certo que essa é a melhor opção para você. Encerrar um casamento de 25 anos não é uma tarefa simples. Pois, nesse tempo, provavelmente, vocês foram construindo afinidades, assim como também as divergências. Ou seja nesses 25 anos juntos, pode ser que exista um patrimônio emocional muito grande que está difícil separar-se dele ou dividi-lo.
Então, nesse sentido, é importante que você consiga compreender o que quer fazer com esse patrimônio emocional. Se você quer dividi-lo ou se você quer dar continuidade a ele e/ou melhorar esse patrimônio.
Casais pensam diferente, tem divergência, sobre determinados temas e situações que estão vivendo juntos inclusive.
Nesse sentido, cabe avaliar o quanto é possível suportar e lidar com essas divergências que vão surgindo.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 250

Olá, vc relatou sua mulher como alguém que sabe o que quer e quem quer. E talvez seja esse o motivo que te prende a ela. O seu relato mostrou sua dependência e desamparo emocional. Vc não acha que o mais importante é vc entender o porquê permaneceu tanto tempo insatisfeito? Tudo o que vc relatou é sobre vc e apenas sobre vc. Procure tratar-se com um profissional da psicologia.
Ela não demonstra amor por você nem por nada que faz parte do seu mundo, como sua família. O que faz você permanecer nesta relação? Um processo psicanalítico será um espaço que vai lhe ajudar a entender seu lugar nessa história e também possibilitar que você se escute, quanto a seus desejos, anseios e expectativas. Busque ajuda de um profissional.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 180
Difícil falar em uma situação dessas, eu pensaria em uma terapia fe casal para tentar junto as partes compreender o que ocorre.
Att.Eduardo
Olá! Há muitas questões levantadas no seu relato, como por exemplo, o que é amor para cada um de vocês? Acredito que esse relacionamento possuí alguns desafios que precisam de ajuda para ser superados, se for do interesse penso que terapia de casal seria o caminho. Contudo, através do seu relato, pondero que a separação entra como uma possibilidade, assim acredito que uma psicoterapia individual também seja importante, visando que nesse ambiente você conseguirá entender seus desejos, seus comportamentos, elaborar essas questões e fortalecer-se como indivíduo. Espero ter ajudado!
Olá, boa tarde. Tudo bem?
Que difícil sua situação, deve gerar muitos sentimentos confusos não é? Não existe uma resposta certa ou errada aqui, independente do que eu te disser (sim ou não) ou do que meus colegas aqui disserem... Você pergunta para desconhecidos o que deve fazer, como se nós pudéssemos te dar essa resposta. A verdade é que a única pessoa capaz de encontrar essa resolução é você, mas se você quiser ajuda nesse processo de esclarecimento, eu fico a sua disposição.
Olá
Reintero que por mais difícil que a separação possa ser, parece que tu também não quer se separar, mesmo descrevendo as situações que vive com sua esposa. Na verdade, as pessoas ficam casadas por muitos motivos. O amor não é o a única solda em uma relação. Seria importante você procurar averiguar além do aparentemente óbvio e buscar um tratamento psicanalítico!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
A situação é delicada e tem muitos sentimentos envolvidos. O mais importante agora é observar como você se percebe neste cenário e o que você quer. Uma consulta psicológica individual ajudaria muito a analisar e compreender sobre outro ponto de vista. Sugiro que busque ajuda profissional, você não precisa passar por isso sozinho.
Olá, pelo seu relato percebe-se que você de certa forma já tomou uma decisão (divórcio), mas ao mesmo tempo há um entrave que impede essa separação que você coloca como responsabilidade do outro. Acredito que um acompanhamento profissional com psicólogo/psicanalista poderá contribuir para que você possa descobrir quais entraves seus estão impedindo este divórcio, assim como pode estar impedindo novas vivências em sua vida. Espero que meu comentário tenha sido de alguma valia. Boa sorte no teu processo.
Saúde e paz,

você provavelmente mantem um forte vínculo afetivo em relação a ela - uma espécie de dependência ou gancho emocional. Apesar da vitimização e da manipulação praticada por sua parceira, você consentiu em preservar uma relação tóxica como esta. Por que? 1º) Não é fácil terminar uma relação longeva como a sua - mesmo quando se está infeliz; é preciso muita coragem; ademais, é necessário (re)aprender a ter uma vida dissociada do/a parceiro/a; 2º) há um gozo, ainda que mórbido, na manutenção de um relacionamento em que não se é amado/a pelo companheiro/a. Você precisa de terapia urgentemente para tentar compreender os motivos mais profundos para ter desenvolvido tal gancho emocional em relação a sua esposa. Além disso, se for realmente este seu desejo, a análise lhe oferecerá subsídios para que angarie força psíquica para romper este relacionamento, de modo a ter o menor dano possível. Evidentemente, as hipóteses apresentadas aqui não podem ser ampliadas, pois não acompanho seu caso a partir de um setting analítico. De qualquer maneira, espero que elas façam sentido para você. Boa sorte!
Puxa, que situação. Acredito, pelo seu relato, de que você está se sentindo aprisionado, enjaulado. Mas podemos pensar que a porta da jaula está aberta? Falta apenas você sair? Muitas vezes, em situações como essa, não percebemos que a porta da jaula está aberta porque é uma situação que consome muito da pessoa que se encontra nela. Talvez fosse bom fazer terapia de casal, pois o trabalho ajudaria no processo de separação, mas caso não haja essa possibilidade, que pelo menos você possa fazer terapia para encontrar os caminhos até a porta da jaula. ;)
O seu relacionamento com sua esposa parece estar passando por dificuldades graves, especialmente no que diz respeito à sua aversão aos seus filhos e parentes e ao seu comportamento agressivo quando você tenta se divorciar. É importante que você considere cuidadosamente as suas opções e tome uma decisão informada sobre o seu futuro.

Uma das opções é tentar trabalhar com um terapeuta conjugal para tentar melhorar a sua relação e resolver os problemas que vocês estão enfrentando. No entanto, se esses esforços não tiverem sucesso, é importante considerar a possibilidade de se divorciar.

É importante lembrar que, em casos de violência doméstica ou ameaças, é necessário tomar medidas de segurança imediatamente, e procurar ajuda de um profissional e/ou autoridades. É importante que você tenha o apoio de amigos e familiares, e busque orientação de um advogado especializado em direito de família para entender seus direitos e as opções disponíveis para você durante o processo de divórcio. É importante lembrar também que, independentemente da decisão que você tomar, é importante se cuidar e cuidar de sua saúde emocional. Ajuda de um profissional da saúde mental pode ser muito útil para lidar com as emoções e desafios que podem surgir ao longo do processo.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Você precisa compreender o que te faz continuar essa relação e quais são seus desejos perante à ela e outros desejos seus. Precisa compreender também suas angústias e compreender tudo que é da ordem do inconsciente. Isso trabalhamos em sessões de psicoterapia psicanalítica. Estou à disposição!
Sinto muito que esteja passando por uma situação tão difícil em seu casamento. É importante lembrar que ninguém deve se sentir preso em um relacionamento em que não é feliz ou não é saudável.

Antes de tomar qualquer decisão, é recomendável que você busque ajuda profissional. Um terapeuta pode ajudá-lo a avaliar sua situação, entender seus sentimentos e tomar decisões informadas sobre o que é melhor para você.

Se você decidir que deseja se divorciar, é importante que você esteja preparado para enfrentar as dificuldades que podem surgir. Tente manter a calma e o respeito em suas interações com sua esposa e família, e esteja aberto a buscar ajuda de advogados e profissionais de apoio caso necessário.

É importante lembrar que você tem direitos legais e que pode buscar orientação e ajuda para se proteger. Não hesite em procurar aconselhamento legal e apoio emocional caso decida seguir em frente com o divórcio.

Lembre-se de que é possível superar essa situação e encontrar a felicidade novamente, mesmo que pareça difícil agora. Com o tempo e o apoio adequados, você pode superar essa fase difícil e construir um futuro mais feliz e satisfatório para si mesmo.
Entendo que você está passando por uma situação difícil e complexa em seu casamento. É doloroso quando existe uma falta de amor e aceitação em um relacionamento de longa data, e a situação com os filhos e parentes torna a situação ainda mais complicada.
A primeira coisa a considerar é que você tem o direito de buscar felicidade e satisfação em seus relacionamentos. Se você está infeliz em seu casamento e acredita que a relação não é saudável, é importante considerar suas próprias necessidades e bem-estar.
Nesses casos, é altamente recomendável buscar o apoio de um profissional, como um terapeuta ou psicólogo especializado em terapia de casal. Um terapeuta pode ajudar a você e sua esposa a explorar os problemas subjacentes em seu relacionamento, bem como desenvolver estratégias para uma comunicação mais eficaz e saudável.
Além disso, é essencial que você consulte um advogado para entender seus direitos legais em relação a um possível divórcio. Um advogado pode orientá-lo sobre como proceder legalmente, especialmente se você se sente ameaçado ou manipulado.
Lembre-se de que a decisão de se divorciar ou permanecer no casamento é pessoal e deve ser baseada em seus próprios sentimentos e necessidades. É importante cuidar de sua própria saúde emocional e bem-estar.
Este é um momento desafiador, e você não precisa enfrentá-lo sozinho. Buscar ajuda profissional e apoio de amigos e familiares de confiança pode ser fundamental para encontrar uma solução que seja melhor para você e para o seu futuro. Estou aqui para apoiá-lo ao longo desse processo, e lembre-se de que você merece ser feliz e saudável em seus relacionamentos.
Lamento ouvir sobre os desafios no seu relacionamento. A situação que você descreve é complexa e emocionalmente exigente. Se você sentir que sua esposa não demonstra amor e tem aversão aos seus filhos e parentes, isso pode criar uma dinâmica difícil.

A comunicação aberta é fundamental. Tente conversar com sua esposa de maneira honesta e calma sobre seus sentimentos e preocupações. Expresse como as atitudes dela afetam você e o relacionamento. No entanto, se as tentativas de diálogo não levarem a uma resolução ou se a situação se tornar prejudicial para sua saúde mental, pode ser útil buscar a orientação de um profissional de saúde mental.

Consultar um terapeuta ou conselheiro conjugal pode oferecer um espaço neutro para explorar os desafios e buscar maneiras de melhorar a comunicação e a compreensão mútua. Eles podem ajudar a mediar conversas difíceis e oferecer estratégias para lidar com os problemas do relacionamento.

Se a ideia de divórcio surgir novamente, é importante entender seus direitos e opções legais. Consultar um advogado pode fornecer informações específicas sobre a situação jurídica e ajudar a tomar decisões informadas.

Além disso, não subestime o valor de manter uma rede de apoio. Conversar com amigos de confiança ou familiares pode proporcionar conforto emocional e perspectivas adicionais.

Lembre-se de que cada situação é única, e estas são apenas sugestões gerais. Buscar ajuda profissional personalizada pode ser a chave para encontrar soluções específicas para a sua situação.
Olá esta é uma situação complexa a ser trabalhada.
Acredito que inicialmente deve-se entender qual o seu papel neste relacionamento e o que este relacionamento significa para você, para em seguida você decidir que a separação é o melhor caminho ou não.
A terapia pode contribuir direcionando a sua reflexão, escolha do caminho a seguir e te fortalecer emocionalmente neste processo.
Acho que é importante refletir sobre os motivos que fazem com que você continue nessa relação que parece te trazer sofrimento. É realmente pelas ameaças que ela faz quando você tenta terminar ou tem outras razões? Quais são os seus desejos e os seus medos? Se o seu desejo realmente é se separar, por qual motivo é tão difícil pra você bancar esse desejo, independentemente do que os outros vão pensar de você? Você ainda busca alguma coisa dessa nela e nessa relação? Acho que conversar com algum/a profissional pode te ajudar a desembaraçar seus pensamentos e entender melhor seus sentimentos, essa relação e o que você realmente deseja. Qualquer coisa, fico à disposição.