Minha milha nasceu com malformação em ambas as orelhas. A esquerda apresenta canal auditivo, mas a

4 respostas
Minha milha nasceu com malformação em ambas as orelhas. A esquerda apresenta canal auditivo, mas a resposta é muito baixa. A direita esta fechada e não é possível identificar o canal. Qual a melhor abordagem?
É um fato conhecido que as alterações dos condutos dificultam a avaliação auditiva dos seus portadores pela audiometria convencional, embora possa ser tentado alguma coisa por via óssea, o outro exame que permite avaliar se a perda auditiva é consequente de uma lesão do nervo, é o chamado BERA, mas é possivel que as perdas sejam de natureza apenas condutiva, apenas sensorial ou de ambas as vias, no caso de perda apenas condutiva pela obstruçao do conduto auditivo, existe a possibilidade de um implante ósseo na regíão posterior do pavilhão, chamado BAHA.

Num primeiro momento a sugestão é realizar uma consulta médica com otorrino para solicitação e verificação dos exames de imagem e audiológicos. Dependendo da idade da crianças, a avaliação auditiva pode ser feitas com procedimentos comportamentais ou eletrofisiológicos e, nesses casos de alterações do conduto auditivo, é fundamental a sua pesquisa por via aérea e via óssea. Determinado o grau e o tipo de perda, um fonoaudiólogo especialista em Audiologia e com experiência em pacientes pediátricos poderá te orientar e acompanhar no processo de reabilitação que pode incluiu o uso de próteses auditivas (por via óssea ou não, ou implantes) e também para o processo de reabilitação e estimulação da linguagem e da fala.
Importante fazer PEATE e exame de imagem tomografia e ressonância. De acordo com o fechamento do diagnóstico ver a possibilidade de por implante coclear ou BAHA. Procure um otorrino e Fonoaudiologo.
Para um bom desenvolvimento de fala e consequentemente de linguagem é muito importante uma avaliação audiológica o quanto antes! Com diagnostico audiologico!
Sabendo se que a via auditiva é um “ portão de entrada” de informaçoes ,principalmente nos primeiros anos de vida!
No caso do seu filho (a) existe um exame chamado Peate - Bera que poderá ser realizado! Além dos exames de imagens (ressonância e tomografia)
Os profissionais que poderão ajuda lo além do pediatra são: otorrino e fonoaudiologo