Minha médica me receitou a sertralina, e como estou planejando engravidar ela me disse que não traria

5 respostas
Minha médica me receitou a sertralina, e como estou planejando engravidar ela me disse que não traria problemas. Mas fiquei com medo. A sertralina pode na gestação?
Converse com seu médico e tire todas suas duvidas. Se necessário peça uma segunda opinião. Conforme a colega disse acima, lembre-se que passar uma gravidez com depressão maior pode ser mais arriscado para voce e o bebe do que realizar um tratamento adequado. Depressão é uma doença seria que envolve todo o funcionamento do organismo!
Lembrar também que algumas depressões, dependendo da gravidade podem ser tratadas somente com psicoterapia, sem medicações.

tudo de bom

prof david

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode usar desde que sob acompanhamento médico regular. Veja com seu psiquiatra a questão do risco versus benefício.
A sertralina, dentre os antidepressivos é a droga mais segura e indicada para uso na gravidez pois tem o menor risco de má formação congênita. A medicação antidepressiva só deve ser mantida no inicio da gestação se os beneficios suplantarem os riscos e se esta decisão fir de comum acordo entre psiquiatra e paciente. Se está em dúvida ou com medo, onverse melhor com a sua médica para planejar melhor o uso da medicação e seu tempo de tratamento.
A Sertralina pertence a uma categoria de risco chamada categoria C,ou seja,oferece muito pouco ou quase nada de risco para o bebê.
Portanto,pode usar sem esse tipo de preocupação.
A sertralina pode ser usada na gravidez e na amamentação. A depressão tem a tendência de se agravar após o parto e pode permanecer por meses; por isto a importância de tratar o quanto antes até a remissão dos sintomas (e manter a medicação na fase de manutenção para não recair). Importante também lembrar que há dois tipos principais de depressão - unipolar e bipolar - com tratamentos totalmente distintos.

Especialistas

Jorge Wilson Brum

Jorge Wilson Brum

Ginecologista

Uberlândia

Floriza Macieira

Floriza Macieira

Ginecologista

Nova Iguaçu

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Ginecologista

São Paulo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Ginecologista

São Paulo

Paula Deckers

Paula Deckers

Ginecologista

São Paulo

Thais Cunha Biagioli Mira

Thais Cunha Biagioli Mira

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Gravidez de risco
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.