Minha mãe vem se queixando de escuridão visual ela já operou de catarata e o oftalmologista disse

8 respostas
Minha mãe vem se queixando de escuridão visual ela já operou de catarata e o oftalmologista disse que não entende ela perdeu a visão do olho direito mais o esquerdo tem 70 por cento.ela sofre de ansiedade. Como explicar será que depressão causa escuridão?
Acredito que a perda da visão dela não pode ser associada com o quadro depressivo. Acho importante consultar um outro profissional de saúde - médico: oftalmologista, endocrinologista e neurologista - para fazer exames mais específicos e conclusivos.

Atenciosamente,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Devido ao fato de está ansiosa está desarmonizando o funcionamento físico. Importante manter um acompanhamento psicológico e buscar encontrar PRAZER em Viver mesmo com as limitações do envelhecimento. Afinal a Vida Vale a Pena e depende de como a encaramos. GRATIDÃO gera gratidão. Precisamos começar o dia agradecendo por termos acordado, ter um café,cama, cobertor e etc.. Termos ao nosso lado quem amamos e etc... Afinal na vida tudo passa.
Boa Sorte!
Psicóloga Cida Santos
Em casos de depressão grave, podem ocorrer sintomas psicóticos (uma alucinação visual ou delírio de estar cego, por exemplo) ou sintomas conversivos (cegueira por "histeria", psicogênica). Neste caso, uma perda visual secundária à depressão, em paciente que já teve problemas oculares detectados, é improvável, porém não é impossível. Independente deste diagnóstico diferencial do sintoma de perda visual, se há um quadro depressivo em curso, ele deve ser investigado e medicado, para que haja recuperação e não cronificação (perpetuação) ou agravamento do mesmo. Da mesma maneira, o quadro de ansiedade deve ser acompanhado por um profissional de saúde mental. Espero ter esclarecido sua questão. Att,
O quadro dela exige uma avaliação minuciosa. Não sei qual idade ela tem, mas entre os profissionais que seu medico indicar, poderia ser interessante procurar também um neuropsicólogo para ajudar na investigação. Caso queira mais informações, pode entrar em contato comigo.
Boa tarde! Apesar do quadro de depressão causar alterações físicas, acredito que a perda da visão não está relacionada com a depressão. Aconselho a procurar outro profissional da saúde, como o neurologista para um diagnóstico mais completo, e até mesmo um outro oftalmologista para uma segunda opinião. Aproveito para ressaltar que psicoterapia trará muitos ganhos nos quadros de ansiedade e depressão. Espero ter ajudado! Caso queira conversar, estou à disposição.
É preciso investigar com o neurologista e fazer exames mais profundos para entender o que está acontecendo. Em função da depressão seria importante acompanhamento psicológico. Tente buscar ajuda pra ela.
Acho que ela deve sim trabalhar a sua ansiedade com psicólogo até mesmo para ter também mais equilíbrio emocional para lidar com sua perda de visão. Mas ela não deve parar de investigar o problema da visão com outros médicos. Tenha várias opiniões, pesquise sobre isso, vá atrás da cura....Boa sorte nesse caminho!!!
Olá! Aconselho buscar outros médicos oftalmologistas para descartar as hipóteses orgânicas. A escuridão na vista pode estar relacionado a fatores emocionais. Diante de um sofrimento, trauma não elaborado e/ou repressão dos sentimentos o corpo pode responder de várias formas, inclusive através do bloqueio da visão. Sugiro buscar acompanhamento psicológico.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1144 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.