Minha mãe toma respiridona 2mg por dois anos ser A que prejudica ela tomar mais pq ela babá as vezes

4 respostas
Minha mãe toma respiridona 2mg por dois anos ser A que prejudica ela tomar mais pq ela babá as vezes fica sem coordenação ela tem 62 anos teve dois avcs e teve transtorno bipolar e a vacina da covid ser a que ela pode tomar por causa da imunidade?
A sua pergunta está incompreensível, pelo menos para mim. Peço a gentileza de repeti-la, de modo que seja possível respondê-la. Procure usar pontos e vírgulas, talvez facilite a compreensão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Babar e ficar sem coordenação são efeitos colaterais que podem estar relacionados ao próprio medicamento que ela toma (risperidona), portanto não é correto fazer ou sugerir um ajuste de dose sem que antes um médico a avalie. Em relação à vacina do covid, é importante que sua mãe seja vacinada, pois ela protege contra os casos mais graves da doença e não há interação entre a vacina e a risperidona
Olá, por algum erro sua pergunta ficou sem pontuação e com alguns assentos desconfigurados. Com base no meu entendimento, sua mãe de 62 anos já teve dois Acidente Vascular Cerebral (AVC), é portadora de Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) e toma Risperidona 2mg por 2 anos. Daí você gostaria de saber se prejudica ela esse uso prolongado, principalmente pela salivação excessiva e falta de coordenação motora.
Bem, considerando o diagnóstico de TAB sua mãe deve fazer o tratamento contínuo com estabilizador de humor ou algum antipsicótico que faça essa função. Nesse caso a Risperidona é uma excelente opção e pode ser usada por tempo prolongado desde que tenha avaliação clínica e laboratorial periódica com médico assistente.
Entre os efeitos colaterais mais importantes temos o aumento do apetite, com consequente ganho de peso e risco de desenvolver síndrome metabólica. Esta condição clínica está associada a obesidade, resistência à insulina (alteração de glicemia), dislipidemia (alteração dos níveis de colesterol) e Hipertensão. Dessa forma, é um quadro que traz sérios riscos para um paciente que já teve AVC e é necessário avaliar se estes fatores de risco estão presentes.
Outro ponto que você colocou foi da sua mãe tomar a vacina da COVID-19, a qual pelas informações que você trouxe não apresenta nenhuma alteração grave do sistema imune ou qualquer outra contraindicação.
Em suma, converse com o médico assistente sobre o uso dessa medicação nesse caso em particular, podendo fazer ajustes ou troca caso seja necessário. Um tratamento de excelência depende de uma boa Aliança Terapêutica com o profissional que lhe dê segurança na escolha da medicação.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 350
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Boa noite! Ela pode tomar a vacina sem problema nenhum. Inclusive deve tomar.
Atenciosamente,
Dr Vitor Moreno Chaddad

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 152 perguntas sobre Risperdal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.