Minha mãe teve toxosplamose na minha gestação, que afetou a visão de um olho meu, se eu engravidar t

2 respostas
Minha mãe teve toxosplamose na minha gestação, que afetou a visão de um olho meu, se eu engravidar tem risco de passar para o bebê? Ou não esta mais no meu sangue?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da historia clinica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
Deseja engravidar? Faça os seus exames de rotina e use o ácido fólico.
Você não irá transmitir a toxoplasmose para o seu futuro filho. O seu exame de sangue possivelmente sempre será positivo.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Olá espero poder ajudar.
A transmissão da mãe para o bebe ocorre principalmente na fase aguda da doença, com o parasita no sangue da mãe. Os parasitas infectam e se multiplicam na placenta, chegando a circulação fetal. Outra forma de transmissão seria a reativação da doença em gestantes com infecção crônica pelo toxoplasma e imunossuprimidas.
O risco de infecção fetal e a gravidade do acometimento estão relacionados a idade gestacional na infecção aguda materna. No início da gravidez a infecção é menos freqüente, mas pode levar ao abortamento ou seqüelas graves. O período entre 10 e 24 semanas é considerado de maior risco.

As principais alterações fetais são: ventriculomegalia, microcefalia, calcificações intracranianas, hepatoesplenomegalia, ascite, catarata, hidropsia e intestino ecogênico. O quadro clínico é encontrado em um terço dos casos e a ausência de alterações ultrassonográficas não exclui a doença.
Em relação aos recém-nascidos, a maioria não apresenta sintomas ao nascimento. Em grande parte das crianças afetadas as seqüelas são tardias, sendo a mais comum retinocoroidite que acomete até 70% dos infectados.
Assim é importante você acompanhar com seu obstetra com exames de rotina devido ao risco de reativação da doença em gestantes com infecção crônica.