minha mãe teve depressão pos parto e minha avó por parte de mãe teve depressão, tenho 16 anos e

9 respostas
minha mãe teve depressão pos parto e minha avó por parte de mãe teve depressão, tenho 16 anos e me sinto mto vazia mas na maior parte do tempo n me sinto triste e tenho problema d ansiedade será q é possível q eu tenha depressão?
Esta sensação de vazio na maior parte do tempo, ansiedade e tristeza são sintomas que não cuidados pode chegar a se desenvolver em uma depressão, seria bom que você procurasse um psicólogo pra começar um processo psicoterapeutico e possa cuidar de você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Essa idade é um processo de muitas mudanças que podem sim provocar certa ansiedade. Como já há um fator familiar, portanto uma predisposição à depressão, seria importante uma avaliação psicológica e possível acompanhamento psicológico para controlar essa ansiedade.
Não saberia dizer se você tem depressão, mas com certeza é muito importante que você possa falar sobre sua ansiedade e sobre essa sensação de vazio. Me parece que você já consegue localizar sua questão a partir da experiência pós parto de sua mãe e da depressão de sua avó. Recomendo um processo psicoterapêutico para que você possa contar essas histórias, muitas vezes difíceis, e que te constituem de alguma maneira.
Muitas vezes vivemos inconscientemente os dramas das pessoas de nossa família, como se estivéssemos repetindo seus passos como forma de trazer mais consciência para a nossa vida e a deles. Mais importante do que o diagnóstico de uma doença, é importante você considerar o quanto essa sensação de vazio está atrapalhando você. A adolescência é uma fase de muitas mudanças, que podem gerar uma sensação de não pertencer a lugar nenhum. Mais que o tratamento de uma doença, seria importante que você tivesse um espaço de conversa e acolhimento dessas questões tão essenciais.
Olá, o fato de ter histórico familiar de quadros depressivos faz com que você tenha uma predisposição genética que acaba aumentando a chance de desenvolver depressão quando comparada à população geral. Entretanto, isso NÃO garante que você irá ter depressão. A queixa isolada de vazio não é suficiente para este diagnóstico ser firmado, ainda mais com o fato de que você não sente tristeza, um sintoma central. Quanto à ansiedade, melhor marcar uma consulta com um clínico geral para uma avaliação inicial. Caso seja necessário ele fará um encaminhamento para o psiquiatra. Um abraço.
Você tem dezesseis anos, uma idade onde a vida está indefinida, cheia de receios e ansiedade. Não se atenha ao fato de sua mãe ter tido depressão, mas, sim, de que é um momento excelente para procurar se conhecer melhor. Indicaria um psicanalista para você. Será ouvida com muita atenção.
Se quiser que te oriente, entre em contato comigo, posso orientá-la sem nenhum compromisso.
OK? Um abraço.
A partir do momento que tais sintomas já a incomodam, seria interessante que você procurasse o quanto antes, um atendimento psicoterápico. Um psicologo será capaz de avaliar melhor sua situação e se for necessário até indicar-lhe um atendimento multidisciplinar com a possível ajuda de outros profissionais..
Olá boa noite!
Como todos colegas já citaram, não podemos afirmar que você tenha depressão. Na adolescência ė muito comum sentir um "turbilhão" de emoções ao mesmo tempo. Sugiro que seu primeiro passo seja o de conversar com sua mãe, falar de como sente se e em seguida procurarem um psicólogo clínico que atenda adolescentes em sua cidade. Caso você tenha alguma dúvida, estou inteiramente à disposição. Espero ter contribuído:)
Olá, pense na possibilidade de fazer psicoterapia, como é menor de idade seu responsável precisa te acompanhar na primeira sessão. Espero ter ajudado.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.