minha mãe teve depressão pos parto e minha avó por parte de mãe teve depressão, tenho 16 anos e
9
respostas
minha mãe teve depressão pos parto e minha avó por parte de mãe teve depressão, tenho 16 anos e me sinto mto vazia mas na maior parte do tempo n me sinto triste e tenho problema d ansiedade será q é possível q eu tenha depressão?
Esta sensação de vazio na maior parte do tempo, ansiedade e tristeza são sintomas que não cuidados pode chegar a se desenvolver em uma depressão, seria bom que você procurasse um psicólogo pra começar um processo psicoterapeutico e possa cuidar de você.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Essa idade é um processo de muitas mudanças que podem sim provocar certa ansiedade. Como já há um fator familiar, portanto uma predisposição à depressão, seria importante uma avaliação psicológica e possível acompanhamento psicológico para controlar essa ansiedade.
Não saberia dizer se você tem depressão, mas com certeza é muito importante que você possa falar sobre sua ansiedade e sobre essa sensação de vazio. Me parece que você já consegue localizar sua questão a partir da experiência pós parto de sua mãe e da depressão de sua avó. Recomendo um processo psicoterapêutico para que você possa contar essas histórias, muitas vezes difíceis, e que te constituem de alguma maneira.
Muitas vezes vivemos inconscientemente os dramas das pessoas de nossa família, como se estivéssemos repetindo seus passos como forma de trazer mais consciência para a nossa vida e a deles. Mais importante do que o diagnóstico de uma doença, é importante você considerar o quanto essa sensação de vazio está atrapalhando você. A adolescência é uma fase de muitas mudanças, que podem gerar uma sensação de não pertencer a lugar nenhum. Mais que o tratamento de uma doença, seria importante que você tivesse um espaço de conversa e acolhimento dessas questões tão essenciais.
Olá, o fato de ter histórico familiar de quadros depressivos faz com que você tenha uma predisposição genética que acaba aumentando a chance de desenvolver depressão quando comparada à população geral. Entretanto, isso NÃO garante que você irá ter depressão. A queixa isolada de vazio não é suficiente para este diagnóstico ser firmado, ainda mais com o fato de que você não sente tristeza, um sintoma central. Quanto à ansiedade, melhor marcar uma consulta com um clínico geral para uma avaliação inicial. Caso seja necessário ele fará um encaminhamento para o psiquiatra. Um abraço.
Você tem dezesseis anos, uma idade onde a vida está indefinida, cheia de receios e ansiedade. Não se atenha ao fato de sua mãe ter tido depressão, mas, sim, de que é um momento excelente para procurar se conhecer melhor. Indicaria um psicanalista para você. Será ouvida com muita atenção.
Se quiser que te oriente, entre em contato comigo, posso orientá-la sem nenhum compromisso.
OK? Um abraço.
Se quiser que te oriente, entre em contato comigo, posso orientá-la sem nenhum compromisso.
OK? Um abraço.
A partir do momento que tais sintomas já a incomodam, seria interessante que você procurasse o quanto antes, um atendimento psicoterápico. Um psicologo será capaz de avaliar melhor sua situação e se for necessário até indicar-lhe um atendimento multidisciplinar com a possível ajuda de outros profissionais..
Olá boa noite!
Como todos colegas já citaram, não podemos afirmar que você tenha depressão. Na adolescência ė muito comum sentir um "turbilhão" de emoções ao mesmo tempo. Sugiro que seu primeiro passo seja o de conversar com sua mãe, falar de como sente se e em seguida procurarem um psicólogo clínico que atenda adolescentes em sua cidade. Caso você tenha alguma dúvida, estou inteiramente à disposição. Espero ter contribuído:)
Como todos colegas já citaram, não podemos afirmar que você tenha depressão. Na adolescência ė muito comum sentir um "turbilhão" de emoções ao mesmo tempo. Sugiro que seu primeiro passo seja o de conversar com sua mãe, falar de como sente se e em seguida procurarem um psicólogo clínico que atenda adolescentes em sua cidade. Caso você tenha alguma dúvida, estou inteiramente à disposição. Espero ter contribuído:)
Olá, pense na possibilidade de fazer psicoterapia, como é menor de idade seu responsável precisa te acompanhar na primeira sessão. Espero ter ajudado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como a depressão pós parto pode contribuir para a queda de cabelo?
- É verdade que é fluoxetina tira o libido do homem , e qual remédio pode subistituir ele sem tirar o libido ?
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
- estou tomando zetron 300mg e voextor 10mg todo dia após o almoço, porém sinto um sono absurdo durante o dia e uma indisposição também, é normal?
- Já está fechando um mês que estou tomando 40mg de paroxetina e até agora não melhorei, tenho depressão e ansiedade, será que devo procurar meu psiquiatra para aumentar a dose?
- Estava a 15 dias sem tomar desvenlafaxina, senti os sintomas de retirada todos. Agora consegui renovar minha receita, posso voltar a tomando a mesma dose que estava tomando anteriormente?
- Já faz algumas semanas que tenho problemas para dormir, meu sono só vem às 4 horas da manhã e acabo acordando às 13 horas da tarde. Mesmo dormindo por 9 horas, me sinto cansada e exausta o tempo todo. Eu já conversei com um psicólogo e ele percebeu que é possível que eu tenha depressão. Qual especialista…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.