Minha mãe tem esquizofrenia, mas não aceita que tem. Já nos mudamos de inúmeras casas ao longo de 7

3 respostas
Minha mãe tem esquizofrenia, mas não aceita que tem. Já nos mudamos de inúmeras casas ao longo de 7 anos por ela achar que estão filmando, rindo e zombando dela. Já a levamos no psiquiatra, já tentamos medicar com comprimidos e em gotas mas como não conseguimos fazer ela tomar, não mudou nada. Minha mãe não aceita ir ao psiquiatra, não aceita tomar remédios, não aceita mudar de postura e nem parar de brigar com os vizinhos o que podemos fazer para conseguir tratar ela???? Levar ela a força até o psiquiatra? Internação? Eu e meu pai não sabemos mais o que fazer.
Certamente, com base na sua descrição, ela deve fazer uma avaliação psiquiátrica. O ideal, nestas circunstâncias, é um psiquiatra atendê-la a domicílio. Mas, se isto não for possível, leve-a à força, mesmo, se não conseguirem convencê-la. Além do sofrimento para ela mesma e para os outros, se for uma paciente psicótica com delírios persecutórios e/ou alucinações, oferece perigo para si mesma e para os outros. Se o delírio piorar, pode mesmo haver violência física. Quando a pessoa não aceita tomar medicação convencional, é possível administrar injeções de antipsicóticos que só precisam ser repetidas a uma ou duas vezes (depende da substância) por mês. Muitas vezes, a pessoa aceita este tipo de tratamento melhor que o remédio. Internar é uma possibilidade, principalmente se houver algum risco de suicídio, homicídio, violência grave ou definitivamente não for possível fazer a pessoa psicótica se tratar, enquanto estiver em surto. Para tanto, há necessidade de avaliação psiquiátrica. Em muitas clínicas,também, há psiquiatras de plantão, que podem avaliar e decidir se é caso de internação ou não. Caso haja necessidade de levar à força, se a família não conseguir, pode tentar ambulâncias do serviço público ou ambulâncias particulares especializadas, cujos contatos podem ser encontrados na internet.

Bom dia..

Realmente está situação é muito delicada... Que ela necessita e tratamento é claro, mas como inicia lo... muitas vezes usa -los medicação injetável de depósito para pacientes que não aceitam a medicação.. mas ela precisa passar pelo psiquiatra.. para casos graves que nao aderem usamos a internação.. mas novamente precisa ser vista pelo psiquiatra ou pelo menos pelo emergencialists do pronto socorro para poder interna lá em hospital psiquiátrico se for o caso.

Grande abraco
Sem dúvida, é uma situação extremamente delicada, pois sua mãe parece precisar de tratamento psiquiátrico e recusa-se a aceitar ajuda pela própria condição clínica dela. Destaco que, se os remédios via oral são recusados, o psiquiatra pode tentar as medicações injetáveis (geralmente mensais). Nesse processo, há algumas estratégias, que podem ser tomadas na seguinte hierarquia (da menos para a mais invasiva): 1) tentar convencer sua mãe a procurar um psiquiatra pelo argumento do sofrimento dela (emoções, angústia e/ou insônia) em vez de pelos delírios dela; 2) tentar fazer uma "consulta familiar", afirmando que você está angustiado com a situação familiar, que a consulta é para você, mas que é necessária a participação dela (assim, o psiquiatra tem condições de avaliá-la indiretamente); 3) solicitar ambulância do SUS ou de uma clínica psiquiátrica particular para internação involuntária; 4) entrar em contato com um escritório de advocacia na área cível, solicitando interdição judicial, com internação (ou apenas tratamento) de forma compulsória. Nesse último caso, o SAMU é obrigado a internar sua mãe pela decisão do juiz. De todo modo, é uma situação muito sofrida para todos. Se preferir, você pode também marcar uma consulta (mesmo online), a fim de discutirmos mais a fundo cada etapa. Fique tranquilo que, embora seja uma situação muito difícil, existe solução. Permaneço à disposição. Cordialmente