Minha mãe tem esquizofrenia e tenho bastante medo de desenvolver a doença. Li que a depressão pode

6 respostas
Minha mãe tem esquizofrenia e tenho bastante medo de desenvolver a doença. Li que a depressão pode ser considerada um estágio inicial da doença e tive uma depressão branda há um ano atrás. Posso estar desenvolvendo os primeiros sintomas de esquizofrenia?
A esquizofrenia é uma doença multifatorial, isso quer dizer que existem diversos fatores envolvidos. O fator genético sem dúvida é importante, mas não é o único. Diversos estudos apontam questões ambientais e outros fatores gerais envolvidos no desencadeamento da doença.

O risco de se desenvolver a doença aumenta para 13% quando se tem um parente de primeiro grau com esquizofrenia.

No inicio da doença 80% dos pacientes desenvolvem os sintomas negativos, que se trata principalmente do embotamento afetivo, diminuição da vontade e ressonância com o ambiente, e de sentir alegria ou tristeza com fatos do dia-a-dia.

Portanto respondendo sua pergunta, sim, o que chama de "depressão branda" pode ser um sintoma negativo do inicio da doença.

O ideal é consultar um profissional de sua confiança para uma avaliação mais detalhada.

Minha sugestão é que procure um grupo de apoio multidisciplinar ou um profissional psicólogo para iniciar um suporte a esta possibilidade na sua vida.

Apesar dos fatores geneticos serem importantes na avaliação para qualquer diagnostico, não são determinantes para o desencadeamento de uma patologia; Existem varios acontecimentos ao longo da vida que possibilitam um quadro depressivo e isto é para todos.
Seria importante que voce fosse avaliada por um profissional exp. da area de saude mental (Psicologo) para que possa ter um esclarecimento melhor sobre o que possa estar acontecendo ja que, apesar de sua "depressão branda" ter ocorrido há um ano, ainda é questão para voce.
Apesar do fator genético relevante, a depressão pela qual passou também pode ter sido reativa a questões ambientais difíceis de lidar e elaborar,como a doença de sua mãe.
De qualquer forma vale a pena consultar um especialista psiquiatra ou psicólogo para que todos os aspectos possam ser considerados.
A genética é uma das causas mas não é determinante.
Há quatro coisas no humano que determina a Genética, sua hist´ria de vida a sua sensibilidade pessoal, o modo como reage ao agente estressor, sua sensibilidade espiritual. Logo cuide de sua vida afetiva emocional , de seu entorno. Pois tudo o que acontece na sua mente repercute no seu corpo.
Como os colegas já falaram, existem muitos fatores que desencadeiam a esquizofrenia. Por ora eu te orientaria e passar longe de qualquer substância ilicita (maconha, cocaína, ácido) pois são alguns dos fatores que mais desencadeiam a doença em pessoas que tem histórico familiar. Fora isso, nao há dados para dizer que você possa ter um inicio de esquizofrenia. Pode ser apenas depressão realmente, aliás, cada vez mais comum hoje em dia. Continue tratando com seu médico e observando. E considere a hipotese de fazer psicoterapia, pois conviver com parente esquizofrênico por si só já é bastante desafiador.
Vale aqui ressaltar que em grande parte dos casos de esquizofrenia, sempre houve antes uma mãe "psicotizante", ou seja, uma mãe que provocou, de certa forma, inconscientemente, o desenvolvimento dessa psicose no(a) filho(a). Além disso, a genética tem grande importância no desencadeamento da doença, mesmo não sendo a única razão. Então, para se conhecer melhor, e saber o que realmente está acontecendo, procure ajuda com a psicoterapia. Dessa forma, além de mais informado(a), terá maiores condições de enfrentar o que está acontecendo.