Minha mãe tem Alzheimer,o médico receitou Eranz 10 mg duas vezes ao dia (20 mg no total) mas na bula

3 respostas
Minha mãe tem Alzheimer,o médico receitou Eranz 10 mg duas vezes ao dia (20 mg no total) mas na bula diz que a dose máxima é 10 mg ao dia...Qual o certo?
Eranz é um dos nomes comerciais do medicamento donepezila. A dose habitual do medicamento realmente é 10 mg ao dia, entretanto, nos últimos anos, doses de até 23 mg ao dia foram estudadas, podendo haver benefício para pacientes com doença de Alzheimer moderada a grave.

No exterior, existe o comprimido de 23 mg, mas no Brasil temos disponibilidade apenas dos comprimidos de 5 e 10 mg.

Olá!

Notei que você é uma pessoa interessada em compreender os tratamentos indicados para sua mãe. Como mencionado pelo Dr. Guilherme, a dosagem pode ser alterada pelo médico, caso este considere mais indicado ao paciente.
Sugiro que entre em contato com o médico que atende sua mãe, para que ele possa orientá-la sobre os motivos da prescrição.
Um abraço
Eliane Mello
Como os dois colegas já explicaram, o médico pode indicar a dosagem que acha mais adequado para cada paciente.
Você pode conversar novamente com este médico, para entender os motivos da dosagem e também se achar necessário buscar opinião de outros médicos.