Minha mãe tem 94 anos e há 5 foi diagnosticada com catarata. Hoje não enxerga quase nada(só vulto

3 respostas
Minha mãe tem 94 anos e há 5 foi diagnosticada com catarata. Hoje não enxerga quase nada(só vulto e de perto) Há possibilidade de se fazer a cirurgia?
A idade em si não é uma contra-indicação formal à cirurgia de catarata. É importante avaliar as condições de saúde da paciente, através de exames e avaliação médica. Caso a paciente, apesar da idade, tenha boa saúde geral, a cirurgia poderia ser realizada.
É importante também uma avaliação oftalmológica detalhada com médico especialista para avaliar o potencial de visão de cada olho e afastar a presença de outras doenças oftalmológicas (exemplo: glaucoma, doenças da retina e etc...).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A idade não contra indica a cirurgia.

Porém, a avaliação correta do caso deve ser feita com uma consulta completa, pois devemos procurar outras causas da baixa de visão além da catarata.
Se não forem encontradas outras causas a cirurgia deve lhe trazer boa visão, mas se houver outra doença ocular associada, a cirurgia não terá muito benefícia para ela.
Na avaliação do paciente candidato à cirurgia de catarata, além de ter a catarata e não só porque tenha uma catarata, devemos procurar saber o que a pessoa deixa de fazer porque não enxerga e se a resposta for: " nada, eu faço de tudo", já temos um fato importante, ou seja, esta pessoa não está precisando de uma cirurgia, não está precisando de nossa intervenção. A idade hoje já não impede a cirurgia da catarata(facectomia) como antes(até a década de 80) quando temíamos uma complicação chamada hemorragia expulsiva.
Temos que afastar outras causas de baixa visual, incluindo a degeneração macular relacionada à idade, o glaucoma e a atrofia óptica, dentre outras.
Temos que ter a resposta SIM para pelo menos 3 perguntas: Se houver um NÃO, evitar a cirurgia.
1) Tenho catarata?: SIM -após exame oftalmológico 2) Posso operar?: SIM - risco cirúrgico, convênio, logística, co-morbidades como estado mental, obesidade mórbida 3) Preciso operar?: SIM.

Especialistas

Ligia Cury

Ligia Cury

Oftalmologista

São José Dos Pinhais

Agendar uma visita
Alberto Sumitomo

Alberto Sumitomo

Oftalmologista

Andradina

Agendar uma visita
Amanda Wiviane Pereira

Amanda Wiviane Pereira

Oftalmologista

Navegantes

Rafael Reis Pereira

Rafael Reis Pereira

Oftalmologista

Guaratinguetá

Agendar uma visita
Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 637 perguntas sobre Cirurgia de catarata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.