Minha mãe tem 90 anos, tem catarata mas já rígida, tem visão de 5% olho direito e 20% olho esquerdo,

2 respostas
Minha mãe tem 90 anos, tem catarata mas já rígida, tem visão de 5% olho direito e 20% olho esquerdo, fazendo cirurgia pode ter algum tipo de complicação?
Olá boa tarde. Cataratas mais duras implicam em maior risco cirúrgico, mas uma avaliação criteriosa será importante para programar a cirurgia e minimizar os riscos.

A decisão de realizar a cirurgia de catarata em uma pessoa idosa, especialmente com outras condições oculares pré-existentes e visão limitada, requer uma avaliação cuidadosa pelo oftalmologista. Aqui estão alguns pontos a considerar:

Estado geral de saúde: A idade avançada por si só não é uma contraindicação para a cirurgia de catarata, desde que a pessoa esteja em boa saúde geral para tolerar o procedimento anestésico e cirúrgico.

Catarata rígida: Cataratas mais densas ou rígidas podem tornar a cirurgia mais desafiadora e aumentar o risco de complicações, como inflamação ocular pós-operatória ou dificuldades na remoção do cristalino opacificado.

Condições oculares pré-existentes: Como sua mãe já tem visão muito reduzida devido à catarata, pode haver outras condições oculares coexistentes, como degeneração macular ou glaucoma, que também precisam ser consideradas no planejamento cirúrgico.

Expectativas de visão: É importante discutir realisticamente as expectativas de melhora visual com o oftalmologista. Em alguns casos, mesmo após a cirurgia bem-sucedida, a visão pode não retornar completamente devido a outras condições oculares ou limitações na saúde ocular.

Riscos e benefícios: O oftalmologista avaliará os riscos potenciais da cirurgia versus os benefícios esperados para a qualidade de vida da sua mãe. Isso inclui discutir possíveis complicações como infecção, edema macular ou glaucoma secundário.

É fundamental que sua mãe passe por uma avaliação oftalmológica completa para determinar se ela é uma candidata adequada para a cirurgia de catarata, levando em consideração todos esses aspectos. O oftalmologista poderá fornecer recomendações personalizadas com base na saúde ocular atual dela.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!