Minha mãe tem 90 anos,foi indicado handol para crise de esquisofrenia,porém notei depois do uso do

3 respostas
Minha mãe tem 90 anos,foi indicado handol para crise de esquisofrenia,porém notei depois do uso do mesmo,que ela ficou sem locomoção.Esse medicamento poderia ser trocado por exemplo pelo quetiapina?
Somente o médico pode avaliar qual a melhor opção de tratamento medicamentoso. Embora a quetiapina seja bem mais moderna que o haldol, muitos pacientes idosos não toleram suas altas doses para tratar estes sintomas que você descreve, podendo ocorrer quedas, pressão baixa e confusão mental.
Existem outras opções fora o haldol! Recomendo que você retorne no medico que lhe prescreveu o mesmo ou procure uma segunda opinião para melhorar o estado da sua mãe.

tudo de bom!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, Haldol pode causar rigidez muscular, poderia ser trocado por Quetiapina ou Risperidrna, mais seguros em pessoas idosas. Procure o médico dela para debater este assunto e achar qual a melhor medicação para o caso dela.
É muito comum ter esse sintoma de falta de locomoção com o Haldol. Faz parte dos efeitos colaterais extra-piramidais que ele propicia, especialmente em idosos. O efeito extra-piramidal é ficar rígido, lento, desequilibrado e as vezes até com tremor. E estes sintomas pioram muito caso o paciente tenha algum tipo de doença parkinsoniana (como Doença de Parkinson, Doença de Corpúsculo de Lewy ou PSP).
Dificilmente se dá o diagnóstico de Esquizofrenia no idoso. É mais provável que ela tenha alguma doença degenerativa neurológica e que abre com psicose (que é o principal sintoma de esquizofrenia). Uma doença que tem Parkinsonismo e Psicose logo no inicio é a Doença dos corpos de Lewy. E está agravaria muito a rigidez com haldol, diga-se de passagem.
Recomendo uma boa avaliação com neurologista e com exames complementares.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 408 perguntas sobre Haldol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.