Minha mãe tem 84 anos, estava tratando de Alzheimer, só que através de uma ressonância magnética

3 respostas
Minha mãe tem 84 anos, estava tratando de Alzheimer, só que através de uma ressonância magnética constatou que o problema é hidrocefalia normobárica. Necessita de cirurgia. Quais os riscos nessa idade?
O diagnóstico pode ser suposto pelo exame, mas somente a realização de punções liquoricas seriadas, avaliação e reavaliação dos sintomas, poderá dar o diagnóstico da hidrocefalia de pressão normal! Os três principais sintomas são: perda de urina frequentemente (incontinência urinária), dificuldade para andar (ataxia de marcha) e quadro demencial (deficit cognitivo). O tratamento se confirmado, seria a de colocação de uma válvula para drenar o liquor (derivação ventrículo peritoneal). Converse com um neurocirurgião.

Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Antes de se pensar em cirurgia prmeiramente deve ser realizado o chamado "tap test". Neste teste é feito uma punção lombar com drenagem de líquor para de certa forma simular o efeito da colocação de uma válvula permanente. A cirurgia estaria indicada nesses casos em que há uma melhora mesmo que parcial dos sintomas, principalmente marcha e cognição. Quanto aos riscos são geralmente bastante baixos, já que se trata de uma cirurgia pouco invasiva. Claro que isso também dependerá das comorbidades de cada indivíduo.
Olá internauta, o fato da ressonância ter vindo com essas alterações não quer dizer que sua mãe tenha Hidrocefalia de Pressão Normal (normobárica). É necessário entender se ela tem os sintomas (demência, dificuldade para andar e incontinência urinária), em que ordem eles apareceram e avaliar se há alguma alteração no exame neurológico que seja característica de outras doenças que também dão demência e alteração da marcha. Se houver suspeita é indicado fazer o teste da drenagem do líquor (Tap teste). Após receber o diagnóstico, o neurocirurgião irá avaliar quais os riscos e benefícios de se fazer a cirurgia. Um abraço!

Especialistas

Victor Cintra

Victor Cintra

Neurologista

Belo Horizonte

Adalberto Santiago de Souza Junior

Adalberto Santiago de Souza Junior

Neurocirurgião

Campo Grande

Nadja Cappellesso

Nadja Cappellesso

Neurologista

Redenção

Thaís Melo de Paula

Thaís Melo de Paula

Neurocirurgião

Uberlândia

Rairis Barbosa

Rairis Barbosa

Neurologista

São Paulo

Marcello Weynes Barros Silva

Marcello Weynes Barros Silva

Neurocirurgião

Sobral

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 701 perguntas sobre Hidrocefalia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.