Minha mãe tem 84 anos, estava tratando de Alzheimer, só que através de uma ressonância magnética
3
respostas
Minha mãe tem 84 anos, estava tratando de Alzheimer, só que através de uma ressonância magnética constatou que o problema é hidrocefalia normobárica. Necessita de cirurgia. Quais os riscos nessa idade?
O diagnóstico pode ser suposto pelo exame, mas somente a realização de punções liquoricas seriadas, avaliação e reavaliação dos sintomas, poderá dar o diagnóstico da hidrocefalia de pressão normal! Os três principais sintomas são: perda de urina frequentemente (incontinência urinária), dificuldade para andar (ataxia de marcha) e quadro demencial (deficit cognitivo). O tratamento se confirmado, seria a de colocação de uma válvula para drenar o liquor (derivação ventrículo peritoneal). Converse com um neurocirurgião.
Abraços
Abraços
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Antes de se pensar em cirurgia prmeiramente deve ser realizado o chamado "tap test". Neste teste é feito uma punção lombar com drenagem de líquor para de certa forma simular o efeito da colocação de uma válvula permanente. A cirurgia estaria indicada nesses casos em que há uma melhora mesmo que parcial dos sintomas, principalmente marcha e cognição. Quanto aos riscos são geralmente bastante baixos, já que se trata de uma cirurgia pouco invasiva. Claro que isso também dependerá das comorbidades de cada indivíduo.
Olá internauta, o fato da ressonância ter vindo com essas alterações não quer dizer que sua mãe tenha Hidrocefalia de Pressão Normal (normobárica). É necessário entender se ela tem os sintomas (demência, dificuldade para andar e incontinência urinária), em que ordem eles apareceram e avaliar se há alguma alteração no exame neurológico que seja característica de outras doenças que também dão demência e alteração da marcha. Se houver suspeita é indicado fazer o teste da drenagem do líquor (Tap teste). Após receber o diagnóstico, o neurocirurgião irá avaliar quais os riscos e benefícios de se fazer a cirurgia. Um abraço!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Coquei uma válvula para hidrocefalia e desde então venho tendo gases todos os dias isto é normal?
- Recentemente, aos 21 anos, descobri a presença de um cisto colóide, que devido a sua circunferência e tamanho, acarretou em uma hidrocefalia. Foi realizado um procedimento cirúrgico para a inserção de uma DVP, a cirurgia por si teve resultados excepcionais mas ainda me questiono dos impactos que uma…
- Minha mãe fez uma cirurgia há quase um mês. Mas percebo que ela não tá enxergando , ela tem 74 anos será q foi por causa da válvula?
- o aparelho auditivo pode interferir no funcionamento da válvula?
- Meu bebê tem 4 meses e usa a válvula dvp tem dias que a cabeça no caso as fontanela dele fica mais durinha sendo que normalmente é mais molinha queria saber se é normal
- Se a válvula da cabeça estiver entupido tem algum risco?
- BOA NOITE, EU DESCOBRI A HIDROCEFALIA COM 23 ANOS, POR CAUSA DAS CONSTANTES DORES DE CABEÇA QUE SEMPRE TIVE DESDE CRIANÇA, MAS SOMENTE AOS 23 ANOS O NEUROLOGISTA SOLICITOU UMA TOMOGRAFIA E UMA RESSONÂNCIA ONDE DESCOBRI QUE TINHA UMA HIDROCEFALIA E NÃO TINHA UMA CAUSA, POIS NUNCA SOFRI NENHUM TRAUMA OU…
- Boa noite, pode o pai transmitir hidrocefália para o filho no nascimento?
- Tenho sopro e febre reumática, fiz a primeira cirurgia com 13 anos e agora com 17 fiz outra e coloquei uma prótese mecânica, minha pergunta é se vou poder ter filhos futuramente?
- Pessoa pós operatório valvaria pode dormi em rede?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 701 perguntas sobre Hidrocefalia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.