Minha mãe tem 83anos está tendo prisão de ventre,o que ela pode comer e que não pode comer pra norma

5 respostas
Minha mãe tem 83anos está tendo prisão de ventre,o que ela pode comer e que não pode comer pra normalizar.
A constipação (prisão de ventre) pode ter diversas causas, desde hábitos cotidianos como baixo consumo de água, baixa ingestão de fibras, sedentarismo e alterações no sono e/ou rotina (mudança de casa/trabalho, viagens, estresse etc), até questões de saúde mais complexas como intolerâncias alimentares, uso de medicamentos que possam causar constipação e doenças intestinais. Caso esse sintoma se mantenha por muitos dias, é importante que vocês busquem atendimento para uma avaliação individual mais completa.
Sempre que possível tente incluir na rotina alimentar dela frutas, vegetais, aveia, chia, linhaça ou psyllium. Também é importante garantir um bom consumo diário de água (pelo menos 2 litros ao longo do dia) e incentivar que, respeitando as limitações dela, ela se movimente - caminhadas leves e curtas dentro de casa, no pátio ou para ir e voltar de algum local próximo ou alongamentos leves na cama mesmo.
Espero ter ajudado e fico à disposição para qualquer outra dúvida. Abraço!

A constipação tem muitas causas que precisam ser avaliadas.
Vou dar algumas sugestões:
Alimentar-se em horários regulares, fazendo no mínimo 4 refeições por dia.
Mastigar lentamente os alimentos, pois a boa mastigação ajuda na boa digestão.
Beber bastante líquido nos intervalos das refeições.
Evitar os alimentos industrializados; dar preferência aos naturais.
Evitar o uso de remédios laxantes, pois eles podem prejudicar o impulso natural da evacuação e causar dependência.
Acostumar o organismo a evacuar sempre no mesmo horário.
Respeitar a vontade de evacuar, sempre que possível.
Fazer exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana por 50 minutos, no mínimo.
Consumir alimentos ricos em fibras. É importante lembrar que o cozimento diminui a ação das fibras. Portanto, frutas e vegetais devem ser consumidos de preferência crus.

Olá. Segue algumas orientações:
Inclua: Fibras: Frutas, vegetais, grãos integrais, leguminosas
Hidratação: Água e chás de ervas.
Probióticos: Iogurte natural, kefir é uma boa opção.

Para evitar:
Alimentos processados: Fast food, industrializados.
Laticínios: Leite e queijos gordurosos.
Carnes vermelhas: Carnes gordurosas.
Doces e açúcar refinado: Bolos, balas.
Alimentos com baixo teor de fibras.
Dicas:
Exercícios leves: Caminhadas diárias.
Rotina de refeições: Manter horários regulares.
Movimentação: Evitar longos períodos sentada.

Caso persista por muitos dias, é importante que você busque atendimento para uma avaliação individualizada.
A constipação pode ter como causa ausência de hidratação e de consumo de fibras. Muitas medicações de uso contínuo também podem causar prisão de ventre, especialmente analgésicos, antidepressivos e medicamentos para pressão arterial. A falta de atividade física pode afetar o movimento intestinal.
Doenças crônicas como diabetes, hipotireoidismo e distúrbios neurológicos também podem afetar a função intestinal.
O médico poderá rever a prescrição dos medicamentos, se necessário. É importante consultar um Nutricionista para orientação quanto a alimentação adequada e a necessidade de suplementação de fibras.
Para ajudar sua mãe com prisão de ventre (constipação), ela deve aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como aveia, frutas como mamão, ameixa, e laranja (com bagaço), além de vegetais cozidos como abobrinha e cenoura. Também é importante beber bastante água ao longo do dia, é comum idosos consumirem pouco líquido.

Alguns alimentos tendem a piorar a constipação, como arroz branco, pão branco, e alimentos processados, desta forma eles devem ser consumidos com moderação. Incorporar pequenas porções de azeite de oliva nas refeições também pode ajudar a melhorar o trânsito intestinal.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!