Minha mãe tem 82 anos e sempre teve personalidade autoritária e deprimida, mas ultimamente vem se apresentando
7
respostas
Minha mãe tem 82 anos e sempre teve personalidade autoritária e deprimida, mas ultimamente vem se apresentando muito esquecida, agressiva e com obsessão por limpeza. Ela tem acompanhamento com psicóloga mas não há diagnóstico da parte dela. Pode ser Alzheimer? Qual especialidade procurar? Obrigada
Esses sintomas por si só não são indícios de Alzheimer não. Muitas coisas podem interferir na memoria, como por exemplo o estresse e a depressão.
Uma avaliação neurológica pode ajudar a fazer um diagnostico mais preciso.
Espero ter ajudado
att
Uma avaliação neurológica pode ajudar a fazer um diagnostico mais preciso.
Espero ter ajudado
att
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A característica principal do Alzheimer são falhas na memória, apresentadas no dia a dia como: esquecer comida no fogo, deixar de tomar o remédio, não lembrar se comeu, esquecer recados ou coisas que foram ditas ou feitas há poucos minutos, horas ou dias, entre outros. Esses problemas de memória vem acompanhados de mudanças de comportamento na maioria das vezes. No entanto, vale lembrar que pessoas deprimidas apresentam dificuldade de memória; a diferença é que, de maneira geral (há exceções!) pessoas deprimidas se queixam de problemas de memória e pessoas com Alzheimer tendem a não admitir ou dizer que está tudo bem quanto aos problemas de esquecimento (negam). Como sua mãe vem apresentando problemas comportamentais (agressividade e obsessão por limpeza), o ideal seria procurar por um um psiquiatra especialista em geriatria. Abraços!
Recomendo que sua mãe consulte um médico Geriatra, ele poderá fazer uma avaliação e o encaminhamento necessário para melhor equilíbrio de sua saúde.
Muito bem... como neuropsicologo indico um profissional da neuropsicologia. O neuropsicologo pode avaliar e orientar melhor como ajudar sua mãe, pois existem doenças senis que podem ser confundidas por outras... a depressão pode resultar em tudo descrito por você.
Olá! Seria recomendado procurar um geriatra e um psicólogo especialista em gerontologia, para melhor diagnosticar os sintomas que você descreve. A disposição!
Olá! O diagnóstico clínico é um direito da pessoa que está em psicoterapia. Se a sua mãe não for responsável por si, vocês teriam de ter direito de saber esse diagnóstico, contudo, se esse não é o caso, depende da sua mãe compartilhar ou não o diagnóstico que ela recebeu.
O conjunto de sintomas que você descreveu podem estar relacionados tanto a processos depressivos, transtornos de humor e mesmo processos neurodegenerativos.
Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
O conjunto de sintomas que você descreveu podem estar relacionados tanto a processos depressivos, transtornos de humor e mesmo processos neurodegenerativos.
Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Acho que uma medida fundamental neste caso é submetê-la a uma avaliação neuropsicológica, realizada por um neuropsicólogo especializado em idosos, neste procedimento que leva em média 5 sessões, avalio o funcionamento cognitivo, a personalidade e capacidade de aprendizagem de novas informações. Com o laudo em mãos vocês devem ir a um Neurologista que fechará o diagnóstico e provavelmente peça exames de imagem do cérebro, alem de exames laboratoriais.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu pai tem 80 anos a três demência frontal e tem muitos espasmos e fica com dificuldade de se comunicar de madrugada que sempre dá isso e depois de uns 40 e 50 minutos o que fazer
- Estafa mental ansiedade, estresse crônico ou depressão podem causar problemas de linguagem, como nomear um objeto errado, falar sofá invés de guarda roupa, já escrevi a palavra "indecivo" invés de indeciso, entre outros erros, devo me preocupar em isso ser alguma demência, alzheimer?
- Minha mãe tem Alzhaimer e não toma remédio para essa doença .Eperigoso tem 87 anos
- Boa tarde tenho minha mãe com Alzheimer como posso ajuda la ela so ta se alimentando com suco leite mingau ta perdendo peso e com franqueza... obrigado!
- Ola. Meu pai, 92 anos teve um AVC hemorragico ( cerebelo) afetou inicialmente o equilíbrio, onde caiu algumas vezes até o diagnóstico. Cerca de 1mes e meio depois apareceu com idas mais frequentes ao banheiro com demora de 40 minutos. Já fez vários exames ( sangue e urina) que estão normais, porém…
- microangiopatia moderada é indicativo de alzheimer?
- Vou precisar ficar 9 dias sem meu medicamento de cloridrato de memantina 10mg por está sem a receita,e meu especialista só teve agenda pra essa data, posso?
- Bom dia tem uma vo que eu cuido e edta dando miitoespasmos ela tem Alzheimer amuito anos o rem que consultar neuro?
- Posso levar o paciente ao hospital pra tomar alguma vitamina no soro. Ela fala que está se sentindo fraca. Além disso está gripada.
- É possível quadros psicóticos (como delírios) em estágios iniciais de demência como o Alzheimer?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 195 perguntas sobre Doença de Alzheimer
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.