Minha mãe tem 75 anos e de uns 02 anos pra cá está perdendo ou perdeu a memória recente. Lembra-se

6 respostas
Minha mãe tem 75 anos e de uns 02 anos pra cá está perdendo ou perdeu a memória recente. Lembra-se de tudo de antes, da infância, mas se você contar algo pra ela em 05 minutos ou menos ela já esqueceu. Não lembra datas de aniversário, se comeu, se tomou banho, essas coisas. É demência ou Alzheimer?
Prezado(a) paciente, o diagnostico diferencial de perda de memoria é uma avaliação que deve ser criteriosa e necessita de historia medica completa, alem de exame neurológico , exame mental e se necessário testagem psicológica. Uma bateria de exames sangüíneos e de imagem também devem ser solicitados. Somente assim ha como diferenciar as demencial reversíveis das irreversíveis. Não é possível e também não é o objetivo deste fórum realizar este tipo de abordagem. Solicito que leve sua mãe num profissional medico geriatra ou psiquiatra para começar esta avaliação.

um abraço
prof david

Olá. Somente para facilitar a compreensão, há causas de perda memória que obrigatoriamente devem ser afastadas para que possamos diagnosticar Dca Alzheimer. O motivo disso é que essas causas possuem tratamento diferente e muitas vezes podem ser reversíveis, ao contrário da Dca Alzheimer. Hipotireoidismo, deficiência vitamina B12, neurosífilis, hematoma subdural, hidrocefalia de pressão normal, álcool, HIV, hipoparatireoidismo, sem contar as causas vasculares. Para tanto, de fato é fundamental uma avaliação complementar com exames de
Sangue, Ressonância Magnética de crânio, eletroencefalograma e idealmente realizar um PET CT ( tomografia com emissão de positrons). O déficit de memória é um sintoma cardinal, mas é necessário também outros déficits ( pelo menos um) como alteração humor, desorientação temporo espacial, dificuldade execução tarefas rotineiras, dentre outros.
É necessário portanto procurar um bom medico para orientar cada passo da investigação e ,ao final, tratar.
Sua mãe de fato apresenta um diagnóstico clínico de demência, que é uma situação na qual a pessoa perde algumas de suas funções cognitivas, como memória, linguagem, atenção, função executiva, entre outras, por um período superior a 6 meses. Considerando a idade de sua mãe, e a maneira como o quadro se apresentou, ou seja, afetando principalmente a memória para fatos recentes, muito provavelmente trata-se de Alzheimer, que é a principal causa de demência nesse cenário clinico. Além da avaliação de um neurologista ela deve realizar exames de sangue e imagem para descartar outras situações que possam estar prejudicando a memória. Importante destacar que atualmente existem diversos tratamentos evitar o avanço da perda cognitiva, estabilizando assim a doença, e inclusive outras estratégias para recuperar a função cognitiva.
Doença de Alzheimer é um tipo de demência. A perda de memória recente é um dos sintomas mas é necessária uma avaliação médica para certeza do diagnóstico e tratamento.
Abraços
Concordo como os médicos acima e complemento com uma investigação precisa, realizando a Avaliação Neuropsicologica para a confirmação do diagnóstico no rastreamento de todas as funções cognitivas para a DA.
Atenciosamente!!!
Neuropsicologa!
Pelo que vc descreveu sua mãe de fato apresenta uma SÍNDROME DEMENCIAL, q pode ser neurológica(Alzheimer eh a mais comum, mas pode ser vascular e outras tantas), pode se tratar de uma "pseudo-demência", quadro muito comum em pacientes idosos gravemente deprimidos, que apresentam alterações cognitivas que são confundidas com o Alzheimer, por exemplo.
Até deficiência de Vit B 12, de Tiamina, podem causar quadros de alterações cognitivas.
Vc descreveu somente o "sintoma" cognitivo-"-esquecimento" / prejuízo memória recente , grosseiramente falando.
Esse sintoma pode ter causas diferentes, e diagnosticar eh fundamental pois nos dá uma real dimensão do que está acontecendo e a possibilidade de tratamento, para controle dos sintomas,e consequentemente maior qualidade de vida para a Pcte e sua família