Minha mãe tem 63 anos e há 9 meses atrás, sentia muita fadiga, falta de apetite e náuseas. Fez o che

3 respostas
Minha mãe tem 63 anos e há 9 meses atrás, sentia muita fadiga, falta de apetite e náuseas. Fez o check up e no exame de 25-hidroxivitamina D deu 15 ng/mL. Nos outros exames(coração, urina, hemograma, etc) estavam tudo normais.
Desde então ela toma suplemento de vitamina D 50.000 UI diariamente, longe das refeições recomendado pelo seu médico, dizendo que teria que tomar pro resto da vida e que não precisava mais refazer esse exame.

Nos três primeiros meses, ela melhorou muito! Porém, hoje, após 9 meses tomando esse mesmo suplemento (5.000 UI) diariamente, os sintomas terríveis, voltaram!
Será que ela está com hipervitaminose? Após 9 meses tomando vitamina D 5.000 UI diariamente, não deveria se exigir um novo exame pra reavaliar a posologia?
Boa tarde,
a reposição de vitamina D em idosos é especialmente benéfica em pacientes com osteoporose e alto risco de quedas.

Na ocasião do seu diagnóstico, isto é, menor que 20 ng/ml, habitualmente procede-se sua suplementação em doses mais elevadas por curto período e, após, faz-se necessário a repetição do exame para aferir os níveis séricos de vitamina D.

De acordo com o resultado, reduz-se a dose (para manutenção dos níveis) ou prolonga-se o tratamento (se manutenção da deficiência).

No caso de suplementação excessiva de vitamina D, pode ocorrer hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue) que pode desencadear fraqueza, náuseas, vômitos, constipação e perda do apetite.
Espero ter esclarecido.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No caso de sintomas adversos é importante procurar o médico para que ele possa fazer novos exames, conforme sua prescrição, e estabelecer a conduta adequada.
Seri interessante dosar novamente a vitamina D. Níveis ótimos estão em torno de 40 a 60. Um dos efeitos do excesso de vitamina D é a hipercalcemia, como já dito pelo colega acima.

Especialistas

Ully Alla

Ully Alla

Médico clínico geral

São Paulo

Luana Terrazzan

Luana Terrazzan

Médico acupunturista

São Paulo

Fernanda de Luca

Fernanda de Luca

Nutrólogo, Pediatra

Rio de Janeiro

Regina Zeitune

Regina Zeitune

Médico clínico geral

Blumenau

Giovanna Mainardi

Giovanna Mainardi

Nutrólogo, Generalista

Barueri

Carlos Alberto Nogueira de Almeida

Carlos Alberto Nogueira de Almeida

Nutrólogo

Ribeirão Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 192 perguntas sobre Deficiência De Vitamina D
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.