Minha mãe tem 62 anos e foi diagnosticada com Alzheimer. Ela não quer tomar o medicamento e fica muito

2 respostas
Minha mãe tem 62 anos e foi diagnosticada com Alzheimer. Ela não quer tomar o medicamento e fica muito agressiva. Essa doença é nova na minha família e não estamos sabendo como agir direito. Agradeço orientações?
É muito importante entender em que fase da doença sua mãe se encontra e quais medicamentos são indicados pra respectiva fase. Existem formulações patch que podem ser aplicadas sobre a pele, por exemplo. Somente a avaliação do médico assistente poderá entender e explicar sobre essas possibilidades. A assistência da equipe multiprofissional é essencial: fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social e psicologia, entre outros; todos auxiliando na melhor forma de cuidar da sua mãe. Ela sente dor? Tem alguma outro problema clínico, social ou familiar presente? A ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer) é muito importante nesse momento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A doença de Alzheimer infelizmente tem poucas opções de medicamentos que possam modificar sua evolução. Conforme o estágio da doença, os medicamentos visam essencialmente melhora na qualidade de vida do paciente. Além disso, o paciente fica gradativamente mais sensível a efeitos colaterais de medicações. Dessa forma, riscos e benefícios das medicações devem ser avaliados com critério pelo médico que a acompanha.
Acima de tudo, é essencial que familiares e cuidadores aprendam sobre a doença e sobre como lidar com situações que ela traz. Isso, muitas vezes, traz maiores benefícios aos pacientes que medicamentos propriamente.

Especialistas

Jessica Wszolek

Jessica Wszolek

Nutricionista

Florianópolis

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Maria Luiza Ferreira

Maria Luiza Ferreira

Fisioterapeuta

Divinópolis

Gabriel de Deus

Gabriel de Deus

Neurologista

Balneário Camboriú

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 195 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.