Minha mãe tem 60 anos e é diabética, vai operar de varizes e está com receio que não ocorra boa

3 respostas
Minha mãe tem 60 anos e é diabética, vai operar de varizes e está com receio que não ocorra boa cicatrização. Ela corre esse risco?
Quando realizamos uma cirurgia temos em mente operar o paciente no melhor preparo possível, por isso são solicitados exames e avaliações pré operatórias estas realizada indicam com o que se preocupar e corrigir antes da cirurgia. Quanto ao diabetes o ideal será o controle rigoroso da glicemia com uso adequado das medicações, sendo assim o risco de complicações cai consideravelmente principalmente quanto a cicatrização.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O maior risco para o diabético é a infecção, que realmente dificultaria a cicatrização. Fora isso, caso a diabetes esteja controlada, a cicatrização ocorre normalmente. Sugiro pesquisar sobre procedimentos alternativos menos invasivos como, por exemplo, a cirurgia de varizes com laser. Menos cruenta, com menos cortes, oferece riscos menores.
A cicatrização é um processo natural do corpo humano. No entanto, para que aconteça de forma eficiente é necessário que haja adequadas condições locais (da região da ferida) e sistêmicas (dos demais órgãos). No paciente diabético, podem ocorrer alterações da cicatrização por vários fatores como:
- redução do funcionamento do sistema imunológico;
- redução da chegada de sangue aos membros devido à vasculopatia diabética;
- aumento da osmolaridade sanguínea, devido a excesso de glicose e de uréia no sangue (no caso de existir nefropatia diabética, reduzindo a função dos rins);
Antes de realizar uma cirurgia eletiva (ou seja, sem urgência, como é o caso da cirurgia de varizes), o paciente deve submeter-se a exames que comprovem um bom estado de saúde, assim como o controle das principais doenças crônicas. No caso do paciente diabético, exames de Glicemia, hemoglobina glicada e uréia devem estar normais. Após a cirurgia, o controle do diabetes também não deve ser negligenciado.

Especialistas

Rafael Alén

Rafael Alén

Angiologista

Vitória

Morena de Souza Maia

Morena de Souza Maia

Especialista em medicina estética

Goiânia

Rafaela Sperandio Faria

Rafaela Sperandio Faria

Cirurgião vascular

Rio Verde

Arthur Barroso Vidal Vilarinho

Arthur Barroso Vidal Vilarinho

Cirurgião vascular

Goiânia

Rodolfo Loureiro Borges de Souza

Rodolfo Loureiro Borges de Souza

Cirurgião vascular

Goiânia

Tassiana Severino

Tassiana Severino

Cirurgião vascular

Uberlândia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 526 perguntas sobre Varizes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.