Minha mãe sofreu um trauma muito grave na infância, desde então ela passa por médicos, ela é diagnosticada

3 respostas

Minha mãe sofreu um trauma muito grave na infância, desde então ela passa por médicos, ela é diagnosticada com esquizofrenia.
Gostaria de saber como eu posso ajudar, eu não fui criada por ela porque ela era agressiva. As vezes falo com ela da impressão que ela não processa a informação.
A melhor maneira de você ajudar a sua mãe é participar do tratamento da sua mãe, comparecendo a consulta com ela, buscando informações sobre a doença para diminuir o preconceito, aproximar-se dela de maneira afetiva, sair com ela para passear, participar das terapias com sua mãe, reconstruir laços afetivos mãe e filha, dedicar um tempo para conversar com ela de temas diversos e sobre sua própria vida, realizar saídas para lazer juntas. Acredito que isso te ajudará a melhorar e se aproximar mais da sua mãe.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, existem várias maneiras que você pode ajudá-la. Com o tratamento correto da esquizofrenia, sabendo que hoje existem novas medicações com menores efeitos colaterais e mais controle dos sintomas, podemos dar a ela maior qualidade de vida. É importante que você seja próximo e ela se acostume com você, será mais fácil pra ela se aproximar mais e você a conhecerá melhor, dentro da limitação dela. Devido a característica da própria doença, com o passar do tempo pode ser que a inteligência fique comprometida, por isso ele deve ser avaliada por um psiquiatra para decidir o que melhor pode ser feito para ela. Até mais
Olá!!! Várias situações podem funcionar como gatilho para o desenvolvimento da esquizofrenia. No caso da sua mãe foi este trauma. A agressividade e outros sintomas, inclusive esse distanciamento que vc percebe, como se ela não processasse as informações e o isolamento ou embotamento social, são sintomas cognitivos da doença e podem ser controlados com as ótimas medicações que existem hoje no mercado. Vc deve procurar psiquiatras que tratem esses sintomas da forma correta. Apesar de não ter cura, a doença pode ser bem controlada! Não desista! O apoio da família é muito importante! Espero ter ajudado.

Especialistas

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.