Minha mae sempre acha que está sendo perseguida ou que tem alguém querendo prejudica-la. Não sei se

13 respostas
Minha mae sempre acha que está sendo perseguida ou que tem alguém querendo prejudica-la. Não sei se isso é real ou algum transtorno mental. O que eu faço? Qualquer lugar que ela vai ela acha que tem alguém falando algo pra servir pra ela e coisas nesse sentido, Sabe?
Nesse caso é fundamental a procura de um especialista em transtornos mentais para uma avaliação inicial.
Se de fato for um delírio de perseguição é importante que ela tenha um acompanhamento periódico feita por um psicologo para aplicação de psicoterapia e psiquiatra para medicação e adequação da mesma.
Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
Alguns tipos de transtornos mentais podem causar este tipo de pensamento. O ideal é que sua mãe seja consultada por um Psiquiatra e por um Psicólogo. Após avaliações com estes profissionais poderá ser entendido o que ocorre com relação ao comportamento/pensamento da sua mãe.
Espero ter lhe ajudado!
Olá, sua mãe precisa de tratamento. Recomendo que procure por um psicólogo de sua confiança para que ela possa falar sobre essa questão. Certamente, esse profissional saberá conduzir o tratamento e a depender da necessidade, fazer o encaminhamento para um psiquiatra acompanhá-la.
Para compreender melhor se a problemática que envolve mania de perseguição é um delírio persecutório, faz se necessário buscar inicialmente ajuda de um psicólogo e ,se necessário um psiquiatra para prescrição de medicamentos adequado ao quadro.
Boa noite, imagino a ansiedade e a angústia que sua mãe deve sofrer por conta dessas crenças persecutórias (de perseguição). Acredito que é importante levá-la para uma avaliação com um psiquiatra e psicólogo. Pode ser sim um transtorno e como tal deve ser investigado.
Espero ter te ajudado
 Letícia Neves
Psicólogo
Brasília
Boa noite,

Essa suposta linha entre realidade e fantasia é algo tênue, que em todo mundo elas se misturam e fazem parte da constituição humana. Nessa situação da sua mãe, é importante a procura de um psicoterapeuta competente para fazer uma avaliação do caso e as possíveis consequências na vida dela. Assim, ele poderá encaminhá-la para um psiquiatra, se for necessário. Espero ter ajudado
 Patricia Silva
Psicólogo
Jaboatão Dos Guararapes
Esses sintomas que você descreve sobre a sua mãe tem caracteristicas sim de um transtorno mental, ela precisa ser avaliada por um psiquiatra pois ele poderá passar a medicação e um psicólogo que vai trabalhar os pensamentos e comportamentos diante dos sintomas.
 Liliane Lo Bianco
Psicólogo
Rio de Janeiro
Na realidade é importante saber oque são transtornos mentais.Estes se caracterizam como disturbio e doença que combinam-se aos termos mental, psiquico e psiquiátrico, para descrever qualquer anormalidade sofrimento ou comprometimento de ordem psicológica e ou mental.Com isso podemos citar alguns transtornos mais conhecidos, como ;
Ansiedade , depressão, esquisofrenia, transtornos alimentares, transtorno bipolar dentre outros.Em suma acredito que exista grande necessidade de uma avaliação mais criteriosa em relação a sintomatologia de sua mãe por parte de um especialista para a viabildade de um diagnostico e propositura de intervenção.
Olá boa noite. Esses sintomas sugerem um Transtorno de Personalidade Paranóide. Importante procurar ajuda profissional de um psiquiatra e de um psicólogo para que o tratamento seja eficaz. Bom procuar auxílio o quanto antes, para que sua mãe tenha qualidade de vida e não sofra ainda mais com as consequências desse transtorno.Com o tratamento se sentirá melhor e mais adequada à realidade, fique tranquila. Abraços!
Boa noite!! Acho fundamental que vc leve sua mãe para uma avaliação psicológica e psiquiátrica . Existem vários transtornos mentais , para um diagnóstico correto necessita de especialistas.
 Luciene Cremonese Salomé
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá....pode ser sim e também pode ser auto indução. Exemplo, baseado em suas crenças, ela acaba realmente acreditando naquilo. Mas seja qual for o caso ele precisa ser esclarescido. O Psicólogo pode ajuda lá e em seguida se for o caso encaminhado para um psiquiatra. Verifique o conteúdo de sua fala e veja se existe possibilidade de agressão ao próximo. Caso seja...é importante iniciar o trabalho o quanto antes... boa sorte!!! ☺
 Ana Helena Elias Alvim
Psicólogo
Campinas
Nesse momento é importantíssimo procurar um bom psiquiatra + um bom psicólogo, para ser feito um diagnóstico. O psiquiatra poderá ajudar com a medicação para alívio de sintomas (SE necessário) e o psicólogo irá oferecer um espaço para ela dividir essa angústia e entender melhor os motivos de se sentir perseguida.
O trabalho em conjunto desses profissionais traz ótimos resultados!

Espero ter ajudado, e se precisar fico a disposição!
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Sim, é importante e necessário que procure quanto antes uma avaliação psiquiátrica e conjuntamente com um psicólogo. Transtornos mentais são graves, não há dúvida que é, e piorando pode ser realmente preocupante. Procure ajuda.

Especialistas

Gisele Faustino

Gisele Faustino

Psicólogo

Belo Horizonte

Aline de Oliveira e Silva

Aline de Oliveira e Silva

Psicólogo

Aparecida de Goiânia

Sinval Xavier Campos da Silva

Sinval Xavier Campos da Silva

Psicólogo

Contagem

Tamires  Aquino

Tamires Aquino

Psicanalista

Brasília de Minas

Steve Fernandes

Steve Fernandes

Psicólogo

São Paulo

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Transtornos Mentais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.