Minha Mãe realizou uma cirurgia para retirada de câncer de mama, mastectomia com reconstrução dos

4 respostas
Minha Mãe realizou uma cirurgia para retirada de câncer de mama, mastectomia com reconstrução dos dois lados, no lado direito que a cicatriz ficou um pouco mais funda surgiu um caroço duro e dolorido o que pode ser ???
Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico.
Para saber a causa desse caroço, procure seu mastologista. Pela sua descrição é impossível saber o que é.
O mais importante é descartar recidiva local do câncer.. Mas pode ser um infecção local, fibrose, granuloma de corpo estranho.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

Se a cirurgia for recente, muito provavelmente deve-se tratar de algum quadro de cicatrização com fibrose, granuloma devido fio de sutura ou área de hematoma. Se for uma cirurgia mais antiga, é importantíssimo descartar recidiva local. De qualquer forma, por ser um quadro complexo, não há como dar um parecer sem uma avaliação criteriosa da situação atual da doença, exame físico e exames de imagem. Não deixe de procurar o seu mastologista de confiança!!
Após avaliação do profissional médico você deverá ter acompanhamento de fisioterapeuta oncológico para tratar transtornos como fibroses, retrações, linfedemas que possam surgir. A disposição
O surgimento de nódulo próximo a cicatrizes de cirurgia por câncer de mama sempre gera muita apreensão. Deve ser investigado o mais breve possível pelo profissional(ou equipe) que realizou o procedimento. Pode ser uma fibrose ou retração da cicatriz, alterações relacionadas a cicatrização da cirurgia, mas em razão da possibilidade de ser uma RECIDIVA(novo nódulo do câncer) deve ser avaliado criteriosamente.